Oscar: veja os possíveis horários para anúncio das categorias disputadas por 'ainda Estou aqui'

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A espera pelo anúncio dos vencedores do Oscar 2025 está chegando ao fim. Prevista para iniciar às 22h (horário de Brasília) deste domingo, 2, a premiação, que ocorre no Dolby Theatre, em Los Angeles (EUA), não segue uma ordem exata de apresentação das categorias, mas algumas previsões já podem ser feitas.

O filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, tem mobilizado milhares de brasileiros, cinéfilos ou não, a acompanhar a premiação antes mesmo de ser oficializado como concorrente. Agora, o longa disputa três categorias de grande importância: Melhor Filme, Melhor Atriz (Fernanda Torres) e Melhor Filme Internacional.

Como essas são categorias que tradicionalmente recebem grande atenção do público e da crítica, elas devem ser anunciadas na parte final da cerimônia, que costuma durar cerca de quatro horas, ou seja, na última parte da premiação, que deve ocorrer entre 1h e 2h. No entanto, outros fatores influenciam essa regra, como a repercussão de cada filme.

Horário do anúncio do prêmio de Melhor Atriz

Nesta 97ª edição do Oscar, a categoria de Melhor Atriz promete fortes emoções. Fernanda Torres está entre as indicadas, competindo com nomes como Karla Sofía Gascón (Emilia Perez) e Demi Moore (A Substância). O papel de Demi Moore tem chamado atenção por trazer uma crítica aos padrões de beleza impostos pela indústria cinematográfica, algo que ressoa com sua própria trajetória em Hollywood.

Por outro lado, uma certa rivalidade cresceu entre os nomes de Fernanda Torres e Karla Sofía Gascón, após a atriz espanhola alegar que a equipe da brasileira estaria por trás de comentários negativos sobre o filme Emilia Perez nas redes sociais. Esse embate pode aumentar o interesse do público nessa categoria, o que é bom para a audiência do Oscar, tornando sua apresentação uma das últimas da noite, junto ao prêmio de Melhor Filme, considerado o principal da cerimônia.

Horário do anúncio do prêmio de Melhor Filme

Na categoria de Melhor Filme, Ainda Estou Aqui concorre com Emilia Perez, A Substância, Conclave, Duna 2, Wicked, O Brutalista, O Reformatório Nickel, Anora e Um Completo Desconhecido. O vencedor desta é, tradicionalmente, o último a ser anunciado.

Horário do anúncio do prêmio de Melhor Filme Internacional

Já a disputa pelo prêmio de Melhor Filme Internacional está especialmente acirrada entre Ainda Estou Aqui (Brasil), Emilia Perez (França), A Garota da Agulha (Dinamarca), A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha) e Flow - À Deriva (Letônia). A repercussão do filme brasileiro, com números expressivos nas redes sociais e vitórias em outras premiações, somada à notoriedade do francês, que conta com críticas positivas e importantes prêmios, mas também envolto em polêmicas relacionadas à produção e à protagonista, pode levar essa categoria a ser anunciada próximo à de Melhor Atriz e Melhor Filme.

Transmissão do evento e do tapete vermelho

Além da premiação, um dos grandes atrativos do evento é o tapete vermelho, onde as estrelas desfilam seus looks de gala. Para quem deseja acompanhar tudo, neste ano a transmissão do red carpet começa às 19h30 (horário de Brasília) e será exibida pela TNT e pelo streaming Max. Já a cerimônia principal terá início às 21h (horário de Brasília), sendo transmitida pelo Globoplay e, a partir das 21h55, na Rede Globo.

A cerimônia será apresentada por Conan O'Brien, assumindo o posto após Jimmy Kimmel ter sido o anfitrião nas edições de 2017, 2018, 2023 e 2024. Nomes consagrados de Hollywood estão confirmados para subir ao palco e apresentar os prêmios da noite, como Selena Gomez, Oprah Winfrey, Penélope Cruz, Scarlett Johansson, Halle Berry e Ben Stiller.

Em outra categoria

Depois de um tornado devastar o município de Rio Bonito do Iguaçu (PR) na noite de sexta-feira, 7, equipes da Defesa Civil, da prefeitura e outros órgãos estaduais e federais seguem tentando definir um plano de reconstrução da cidade a partir de estudos técnicos. Embora ainda não exista uma estimativa sobre o prejuízo total, o governo estadual calcula que apenas a reconstrução de uma nova escola e de um ginásio de esportes deverá custar cerca de R$ 15 milhões. Além disso, segundo a prefeitura, as edificações públicas destruídas somam mais de 10 mil metros quadrados.

O cenário é descrito como de destruição quase completa: o município estima que 90% da área urbana foi afetada e que cerca de 700 casas foram danificadas. Em entrevista ao Estadão neste domingo, 9, a capitã Luisiana Guimarães Cavalca, que representa o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, informou que equipes ainda percorrem as áreas atingidas e georreferenciam imóveis danificados pelo tornado, que gerou ventos acima de 250 km/h, matou seis pessoas e feriu mais de 800 moradores.

"O Crea está com mais de 200 engenheiros voluntários, de diversas especialidades, que vão avaliar as estruturas e definir o destino dos escombros e riscos de novas quedas. Esse levantamento deve durar de sete a dez dias", afirmou.

O porta-voz da prefeitura, Alex Garcia, reforçou que ainda não há levantamento financeiro consolidado, mas afirmou que a prioridade agora é por doações de materiais de construção e de mão de obra: "Nesse momento, a população de Rio Bonito do Iguaçu está precisando de mão de obra qualificada e também de materiais de construção. A gente disponibilizou uma chave Pix (CNPJ: 95.587.770-0001-99) para quem não puder fazer doação de materiais de construção ou de mão de obra."

O governo do Paraná anunciou que mais de 30 equipamentos, entre escavadeiras, caminhões e tratores, estão sendo usados para desobstruir vias, remover destroços e reorganizar os espaços públicos. "Hoje o foco é começar a limpar a cidade, retirar os entulhos e, principalmente, fazer o levantamento dos danos e prejuízos para que possamos, da maneira mais breve possível, fazer chegar recursos financeiros a essas pessoas, aos comerciantes e permitir o retorno à normalidade", afirmou o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Shunig.

A expectativa, diz Shunig, é que em dois ou três dias a cidade esteja "limpa". O decreto de calamidade pública assinado pelo governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), deverá facilitar o acesso da população a recursos financeiros que possibilitem a reconstrução dos imóveis.

Na prática, a medida reconhece oficialmente a gravidade da situação e permite que o governo do Estado adote ações emergenciais, como a dispensa de licitações, a mobilização imediata de recursos e o pedido de apoio federal. O município também pode solicitar recursos da União e do Fundo Estadual de Calamidade Pública (FECAP), além de firmar convênios emergenciais para reconstrução.

No sábado, 8, o governo do Paraná encaminhou à Assembleia Legislativa, em regime de urgência, um projeto de lei que altera a lei do Fecap. Até então, a lei permitia apenas repasse a fundo com municípios. Se aprovada, a mudança vai permitir o envio direto de recursos financeiros às famílias que tiveram as casas destruídas. Os critérios serão estabelecidos por decreto, mas a ideia é liberar até R$ 50 mil por família.

O governador Ratinho Junior (PSD) também autorizou a liberação imediata de recursos para os municípios atingidos. As verbas serão aplicadas em obras emergenciais como reconstrução de estradas, pontes, escolas, creches e unidades de saúde que foram destruídas. "Além do que já temos, essa nova lei vai possibilitar auxiliar na recuperação de maneira muito mais célere", disse.

No âmbito federal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu o estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, o que garante acesso imediato a recursos para socorro e reconstrução. A ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann, informou ao Estadão que pediu ao presidente da Caixa Econômica Federal a liberação dos recursos do FGTS para os atingidos. Em nota, disse que uma equipe do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) foi mobilizada para o Paraná e que técnicos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) foram acionados para auxiliar nas ações de resposta e assistência humanitária.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, desembarcou neste domingo, 9, em Rio Bonito do Iguaçu para acompanhar a situação e se reunir com autoridades locais e estaduais. "A equipe está autorizada a solicitar tudo o que for necessário da parte do governo federal para empregar na operação, seja força humanitária, equipamentos ou apoio logístico. O governo do presidente Lula trabalha de forma integrada, mobilizando todos os ministérios", afirmou Waldez antes da viagem.

Os fenômenos meteorológicos que atingiram o Paraná também afetaram cidades do estado vizinho Santa Catarina.

Segundo a Defesa Civil do Estado, três tornados causaram danos às cidades de Dionísio Cerqueira, Xanxerê e Faxinal dos Guedes, entre sexta-feira e sábado, com ventos de pelo menos 105 km/h.

Os tornados são resultado da passagem de uma frente fria e de um ciclone extratropical sobre o Oceano Atlântico, que criou um ambiente instável de descargas elétricas, granizo e ventos intensos na região.

O órgão informou que os tornados tiveram duração de poucos minutos, mas causaram danos intensos: casas foram parcialmente destruídas, especialmente destelhadas, pessoas estão desalojadas.

As três cidades também registraram inúmeras quedas de árvores, escolas interditadas, importantes vias fechadas e interrupção no fornecimento de energia elétrica - mais de 40 mil endereços ficaram sem luz durante o final de semana.

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 é "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira", segundo informou o Ministério da Educação (MEC). Mais de 4,8 milhões alunos estão inscritos para fazer a prova neste domingo, 9, e no próximo, dia 16.

Neste domingo, os estudantes resolverão questões de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; além da redação.

Relembre os temas de edições anteriores

O texto deve ser desenvolvido a partir da situação-problema proposta na prova e dos materiais de apoio, que auxiliam na reflexão sobre o tema.

Nos últimos anos, os temas de redação do Enem abordaram desde o papel da mulher e a valorização dos povos tradicionais até questões como doenças mentais e o comportamento do usuário na internet.

No ano passado, o tema foi "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil". O debate sobre a valorização da herança africana tem crescido no Brasil nos últimos anos, assim como as discussões sobre estratégias para superar o racismo e as desigualdades.

Em 2023, o tema foi "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil". A temática foi considerada inesperada pelos professores de cursinho, mas extremamente relevante.

O tema abordado em 2022 foi "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil", que promoveu discussões sobre o direito à cidadania e a importância de zelar pela preservação da história no País.

Em 2021, o assunto foi "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil", a respeito da participação do Estado em prover visibilidade a pessoas sem documentos essenciais, como certidão de nascimento.

Em 2020, o tema foi "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira" e, em 2019, a redação tratou da "Democratização do cinema no Brasil"

Em 2018, foi escolhido o assunto "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet", com discussões sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), e, em 2017, o tema foi "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil", abordando a inclusão social.