'Não tenho direito sobre minhas imagens', reclama Caio Blat sobre 'Beleza Fatal' na TV aberta

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No ar em Beleza Fatal, novela de Raphael Montes original da Max, Caio Blat é o convidado desta terça-feira, 11, do programa DR com Demori, da TV Brasil. O ator e diretor falou amplamente sobre a repercussão da novela, que está disponível no streaming e começou a ser exibida na TV aberta nesta segunda, 10.

Produzida diretamente para a Max, Beleza Fatal foi rapidamente adquirida pela Band para a transmissão na TV aberta, e Blat ressaltou que, apesar de a novidade ser boa para a democratização do acesso, os atores não têm direitos ou ganhos adicionais sobre a negociação.

"Beleza Fatal é uma das primeiras novelas nesse novo formato mais dinâmico do streaming. Faz um sucesso gigantesco. São 40 episódios, dirigi algumas cenas (...) Fizemos a novela para a Max para abrir um novo campo de mercado. Imediatamente a novela foi vendida para uma emissora de TV aberta. A gente ficou feliz porque quer que ela chegue ao maior público possível, mas a gente não tem nenhum direito, nenhuma participação sobre isso. Trabalhamos para o streaming por um valor, para aqueles assinantes. Agora eles negociam, os direitos todos são deles. Podem revender e reprisar." O trecho foi adiantado pelo jornal Extra e confirmado pelo Estadão.

Durante o papo, Blat defendeu que é necessário revisar as legislações atuais e garantir que haja remuneração em casos como este. Segundo o modelo vigente, os direitos são cedidos inteiramente às plataformas. "Eu fui até o Congresso Nacional, quando estava se discutindo a lei de regulamentação da internet, e os deputados ficaram chocados em saber que as nossas novelas, séries e filmes podem ser vendidos para as plataformas e reprisados ad infinitum sem a gente ter direito a nada. Tem atores desempregados vendo suas novelas passando na TV a cabo ou no streaming", lamentou.

Segundo ele, os atores estão entre os que ficam desprotegidos nesta equação. "Nós não temos direitos garantidos, não temos uma lei sobre os direitos conexos", reforçou. "Não tenho direito sobre minhas imagens. Qualquer novela ou filme que já fiz pode ser colocado no streaming sem me comunicar, nem me pagar (...) Só existe direito autoral para o autor da novela e para o diretor."

Beleza Fatal conta a história de vingança de Sofia (Camila Queiroz) contra Lola (Camila Pitanga), uma socialite que não mede esforços para ter fama e dinheiro. A trama explora uma sociedade na qual intervenções estéticas extremas se tornaram rotineiras, mas cujas consequências são devastadoras. Quando a jovem Sofia e a família Paixão são prejudicados pelos impulsos de poder de Lola e da poderosa família Argento, eles se unem para tentar fazer justiça. O elenco conta ainda com Giovanna Antonelli, Herson Capri, Murilo Rosa, Marcelo Serrado e Julia Stockler. Os últimos cinco capítulos serão disponibilizados no streaming na próxima segunda, 17.

O programa DR com Demori vai ao ar na TV Brasil nesta terça às 23h, com transmissão simultânea no YouTube. Na Band, Beleza Fatal é exibida de segunda a sexta, às 20h30.

Em outra categoria

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu neste domingo, 19, um alerta de frio intenso. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) do órgão estadual, nos próximos dias, as temperaturas terão queda acentuada, com previsão de mínimas de 8°C para a Região Metropolitana, 5°C para a Serra da Mantiqueira, 9°C no Vale do Ribeira e regiões de São José dos Campos e Itapeva, e 10°C nas regiões de Sorocaba e Campinas.

O CGE prevê ainda mínimas de 11°C nas regiões de Bauru e Araraquara, 12°C nas regiões de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, e 14°C na Baixada Santista e Litoral Norte.

Para a capital paulista, o dia mais frio será na terça-feira, 21, com mínima prevista de 10°C, 6,5°C abaixo da mínima média do período. A máxima não deve passar de 19°C.

Com a temperatura abaixo da média, o governo paulista ativou o Abrigo Solidário na Estação Pedro II, da Linha 3-Vermelha do Metrô, na noite deste domingo. A medida visa oferecer acolhimento emergencial à população em situação de rua durante os dias mais frios.

A ação deve ocorrer até a manhã da quarta-feira, 22. Durante todos os dias de funcionamento, o abrigo disponibilizará alimentação, colchões, cobertores e acolhimento a pessoas em situação de rua.

A Polícia Federal (PF), em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), deflagrou uma operação para desarticular fraudes em provas de residência médica no País. A informação foi divulgada pela PF neste domingo, 19.

A operação foi batizada de R1, em referência ao primeiro ano em que os médicos atuam como residentes.

As investigações apontaram que o grupo se preparava para fraudar o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), aplicado neste domingo.

O esquema operaria de duas formas: transferindo as respostas corretas aos candidatos por meio de dispositivos eletrônicos e utilizando indivíduos para realizar o exame no lugar dos candidatos, mediante o uso de documentos falsos.

"Após as provas, cada candidato pagaria R$ 140 mil em caso de aprovação", diz a nota da PF.

Prisões

A equipe policial cumpriu mandado de busca e apreensão na casa de um dos suspeitos, na cidade do Rio de Janeiro, de forma simultânea à busca pessoal realizada ao término da prova.

No total, quatro homens e uma mulher que participavam do exame foram presos. Além disso, em um hotel na cidade de Juiz de Fora (MG), a PF prendeu três homens que seriam responsáveis por transmitir as respostas por meio de pontos eletrônicos, totalizando oito prisões.

Os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Federal de Juiz de Fora para depoimento, e os dispositivos apreendidos serão submetidos à perícia.

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) confirmou neste domingo, 19, que realizará dois simulados antes da prova oficial do vestibular em 2026. Os testes ocorrerão em 26 de abril e em 26 de julho do ano que vem, de acordo com a assessoria da instituição.

O anúncio veio após a aplicação de um simulado organizado pela entidade neste domingo, 19.

Segundo comunicado divulgado pela Fuvest, 7.926 candidatos participaram da prova, com uma taxa de abstenção de 12,8%.

Os participantes responderam 90 questões, mesmo número de perguntas da prova oficial, considerada a principal forma de ingresso nos cursos de graduação na Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com Gustavo Monaco, diretor executivo da fundação, a prova refletiu mudanças anunciadas recentemente, com maior interdisciplinaridade e exigência direta de conteúdos de Filosofia, Sociologia, Artes e Educação Física.

A prova do simulado e seu respectivo gabarito podem ser acessados no seguinte endereço na internet: https://www.fuvest.br/fuvest-2026-primeira-edicao-do-simulado-da-fuvest-refletiu-as-mudancas-no-programa-do-vestibular/