Padre Júlio Lancelotti elogia 'Conclave': 'Belo filme'

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Bastante ativo nas redes sociais, o padre Júlio Lancelotti aprovou o filme Conclave, vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. O sacerdote publicou uma imagem em seu perfil no Instagram com uma citação do longa, e elogiou: "Belo texto num belo filme!"

O trecho em questão é uma fala do Cardeal Thomas Lawrence, interpretado por Ralph Fiennes, e diz: "A certeza é a inimiga mortal da tolerância. A nossa fé é viva precisamente porque ela anda de mãos dadas com a dúvida. Se houvesse apenas certeza e nenhuma dúvida, não haveria mistério e, portanto, nenhuma necessidade de fé."

O que é o filme 'conclave'?

Inspirado no livro homônimo de Robert Harris (Conclave, publicado pela Alfaguara), o filme mostra o que acontece a portas fechadas no Vaticano durante um Conclave após a morte inesperada do antigo Sumo Pontífice.

Na trama, o Cardeal Lawrence (Fiennes), braço direito do antigo Papa, se vê a contragosto com a missão de liderar a nova eleição, e precisa equilibrar o próprio luto com a preocupação com a integridade do processo e as indagações sobre sua própria fé. Aos poucos, ele percebe que está no meio de uma teia de segredos perigosos que podem abalar todo o alicerce da igreja católica. O longa segue em cartaz nos cinemas brasileiros.

Em outra categoria

Um ato em homenagem às vítimas do acidente de balão do último sábado, 21, em Praia Grande, Santa Catarina, no qual morreram oito pessoas, ocorreu neste sábado, 28, no campo de decolagem Três Irmãos, localizado na cidade.

O evento foi organizado pela Associação de Pilotos e Empresas de Balonismo (Avibaq), com apoio da secretaria de turismo da prefeitura local. Houve a presença de um pastor chamado Giovani, que disse palavras de conforto para os presentes. Os participantes, de mãos dadas, soltaram oito balões brancos, cada um com o nome de uma das vítimas fatais.

Segundo informações da Prefeitura de Praia Grande, participaram do ato "balonistas, empresários do setor e representantes do trade turístico".

O acidente

Um balão de ar quente com 21 pessoas a bordo pegou fogo durante um voo turístico. Segundo o depoimento feito pelo piloto à Polícia Civil, ao perceber o início das chamas, houve uma descida de emergência, com passageiros sendo ordenados a pular para se salvar.

Além do piloto, outras 12 pessoas conseguiram saltar quando o balão ainda estava próximo ao solo. Com menos peso, ele passou a ganhar altitude e depois se incendiou, e os oito ocupantes restantes morreram.

Cinco homens foram presos em flagrante nessa sexta-feira, 26, por tráfico de drogas e venda de cigarros eletrônicos na Praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. Além da venda de entorpecentes e contrabando, os criminosos aplicavam golpes em turistas com maquininhas de cartão de crédito adulteradas.

As prisões foram feitas no âmbito da Operação Praia Limpa, ação integrada da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) e da Polícia Militar para combater estelionato praticado por falsos ambulantes a turistas, especialmente estrangeiros, nas orlas cariocas.

Em ação distinta realizada na Praia de Ipanema, também na zona sul, no dia 18, o DEAT identificou 13 suspeitos desse tipo de fraude. Os criminosos adulteram máquinas de cartões, colocando valores extorsivos sem que a vítima perceba. Por exemplo: em vez de R$ 50, cobravam R$ 5 mil na compra de cigarros, bebidas alcoólicas e alimentos.

"A operação seguirá com a identificação das demais vítimas e dos demais envolvidos nas práticas delituosas contra turistas no Rio de Janeiro", comunicou a Polícia Civil do Rio de Janeiro, na época.

O Ministério da Educação (MEC) abriu consulta às 211 mil bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) disponíveis para o segundo semestre deste ano. As inscrições podem ser feitas a partir de segunda-feira, 30, e se estendem até a sexta-feira, dia 4. Do total de bolsas ofertadas, 118 mil são integrais, sem custo, e outras 93 mil parciais, custeando a metade da mensalidade, informou o MEC, em nota. As bolsas disponibilizadas para o segundo semestre deste ano atendem a mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior em todo o País.