Xuxa celebra 62 anos no 'Mais Você', revisita aniversários e revela detalhes de cirurgia

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Xuxa Meneghel completou 62 anos nesta quinta-feira, 27, e escolheu celebrar a data ao lado de Ana Maria Braga no programa Mais Você. A apresentadora foi recebida com emoção pela anfitriã, que não conteve as lágrimas ao reencontrar a amiga de longa data.

"Essa noite eu até sonhei com você. Pensei 'que bom poder viver e receber amigos'", revelou Ana Maria, contando que mal conseguiu dormir de ansiedade para a visita.

A chegada de Xuxa também foi marcada pelo carinho do público. Fãs se aglomeraram na porta dos estúdios da Globo, segurando cartazes e presentes para a Rainha dos Baixinhos.

O enfrentamento da alopecia e o transplante capilar

Durante a conversa, Xuxa abordou um tema delicado: seu diagnóstico de alopecia androgenética, uma condição que provoca a calvície.

A apresentadora contou que decidiu se submeter a um transplante capilar e compartilhou detalhes sobre o procedimento. "Mulher tem medo, ou tem vergonha de falar, ou acha que não deveria... Eu queria falar pra muitas mulheres terem coragem, porque a alopecia existe", afirmou.

Ela explicou que a doença tem origem genética e que sua mãe também enfrentou o problema. Após tentar diversos tratamentos sem sucesso, optou pelo transplante. "Fui 4h da manhã para o hospital e a cirurgia durou cerca de 12 horas. Hoje estou no 32º dia do procedimento. Esses cabelinhos vão cair e depois vão nascer. A partir de agosto ou setembro, volto a usar minha xuquinha", contou.

Xuxa também revelou que, antes do transplante, decidiu raspar completamente o cabelo. Com ajuda da filha, Sasha, passou a máquina na cabeça e registrou o momento em vídeo. "Sempre tive pouco cabelo e fios finos, mas nunca cogitei ficar totalmente careca. Quando comecei a perder mais cabelo, resolvi passar logo a máquina", relatou.

A apresentadora contou que, apesar da preocupação com trabalhos fotográficos, tomou a decisão sem arrependimentos. "Ainda tinha cabelinhos na frente, mas depois eles começaram a cair atrás. Aí começou a ficar buraco, e eu já não estava gostando", disse.

Reflexões sobre aniversários e carreira

Durante o bate-papo, Xuxa relembrou como costumava passar seus aniversários nos tempos em que trabalhava com Marlene Mattos. "Quando trabalhava com a Marlene, eu fazia aniversário nos dias 26, 27 e 28. Dia 26 era com minha família, 27 para gravar e 28 era para os fãs. Comecei a não curtir muito aniversário por causa disso", contou.

Ela também revelou que, ao longo dos anos, passou a dar menos importância para a data. "Já trabalhei em Natal e Ano Novo. Data pra mim é um dia a mais."

Em tom descontraído, brincou que tem o hábito de aumentar sua idade por engano. "Semana passada falei em um programa que estava fazendo 63 anos, mas estou fazendo 62!", riu.

Ao olhar para o passado, Xuxa admitiu que faria algumas coisas diferentes. "Eu namoraria mais. Seguia muito o que as pessoas falavam e acabei não namorando tanto. Eu era uma pessoa muito presa", refletiu.

Apresentadora recebeu homenagens

Xuxa ainda ganhou homenagens de Angélica, de seu marido, Junno Andrade, e da filha Sasha Meneghel.

"Quero desejar todas as coisas boas que eu desejo todos os dias pra ela: saúde, muita paz, muito amor, muitas alegrias, que ela receba tudo pra gente continuar sendo feliz, jogando nosso buraco aí que a gente gosta", disse Angélica.

"Feliz aniversário, sinta-se abraçada, muito abraçada por mim, pela Doralice que tá aí agarradinha em você, né? E eu quero dizer que é cada dia mais gostoso amar você. Te amo", disse o marido. "Te amo e te admiro. Você é a minha melhor amiga e o exemplo de mulher. Mãe, eu te desejo as coisas mais lindas desse mundo", desejou Sasha.

Em outra categoria

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta terça-feira, 7, que uma das hipóteses investigadas pela Polícia Federal é de que o metanol utilizado para adulterar bebidas tenha origem em caminhões e tanques abandonados pelo crime organizado após Operação Tank.

Lewandowski disse que uma das principais vias para solucionar o caso será a identificação do tipo de metanol utilizado para adulterar bebidas: se a substância teria origem vegetal, gerada pela própria fermentação das substâncias utilizadas na produção de bebidas, ou mineral. Neste último caso, pode haver ligação com a operação. O ministro se reuniu nesta terça-feira, 7, com associações do ramo de bebidas.

"Todos sabem que recentemente tivemos enorme ação de combate à infiltração de crime organizado na área de combustíveis. Muitos caminhões e tanques de metanol foram abandonados depois da operação. Essa é uma hipótese que está sendo estudada, trilhada, acalentada pela Polícia Federal", explicou o ministro.

Até o momento, o Brasil reúne 217 notificações de possível intoxicação por metanol após consumo de bebida. Dessas, 17 casos foram confirmados e 200 estão em investigação. Até o momento, 13 Estados notificaram casos: São Paulo (que concentra cerca de 80% das notificações), Acre, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Rio Grande do Sul. Bahia, Distrito Federal e Mato Grosso descartaram os casos que estavam sob análise.

"As investigações estão no início, estão muito embrionárias ainda. Não podemos avançar em nenhuma conclusão, seria até temerário", pontuou Lewandowski.

O ministro explicou ainda que os responsáveis pela adulteração não necessariamente pertencem a organizações amplamente conhecidas, com o PCC. "Não estamos nos referindo necessariamente àquelas conhecidas facções. Pode ser que haja uma organização criminosa especializada em distribuir metanol para adulterar bebidas. Não deixa de ser uma organização criminosa", disse.

Segundo Lewandowski, outro alvo que será atacado pelas investigações será a comercialização de selos, tampas e rótulos pela internet.

"Hoje a venda de rótulos, lacres e tampas que podem servir para adulteração das bebidas é praticamente livre, não tem um controle maior, essa é uma área que precisa ser atacada, porque é aí que temos grande parte da origem das bebidas adulteradas com metanol", afirmou o ministro.

Até o momento, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) já notificou 15 estabelecimentos que comercializam bebidas. Nesta terça-feira, outros 15 serão notificados.

Na semana passada, a Polícia Federal abriu uma investigação a pedido de Lewandowski para apurar os casos. Na ocasião, São Paulo era o único Estado com registros, mas havia indícios de que o problema poderia atingir outros Estados.

Participaram da reunião no MJSP a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), a Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD), a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Fórum Nacional contra a Pirataria e Ilegalidade (FNCP) e a Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF).

"Nós não queremos paralisar um setor importante da economia nacional, que é o setor de bebidas. Precisamos separar o joio do trigo. Então vamos com muita clareza atacar aqueles comerciantes que estão adulterando as bebidas de forma intencional e preservar aqueles comerciantes que estão atuando dentro da legalidade", disse Lewandowski.

O ministério criou um comitê para lidar com a crise, que inclui a participação do setor privado. A pasta vai criar um site que ficará hospedado na página da Senacon para informar sobre as medidas tomadas para responder à crise.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo divulgou nesta terça-feira, 7, o calendário do ano letivo de 2026. No próximo ano, as aulas na rede estadual terão início em 2 de fevereiro, com término previsto para 18 de dezembro.

A resolução divulgada no Diário Oficial do Estado em 26 de setembro estabelece que o primeiro semestre será encerrado em 6 de julho.

"Já as férias do meio do ano dos estudantes estão agendadas para o período entre 7 e 23 de julho. A partir de 24 de julho, os alunos voltam às aulas para o segundo semestre", informou o governo estadual.

Todas as unidades escolares devem garantir, no mínimo, os 200 dias letivos previstos na Lei de Diretrizes e Bases (LDB).

Caso haja mudanças no calendário, atividades canceladas podem ser reagendadas para sábados, recesso ou férias, após decisão ser discutida pelo conselho escolar e homologada pela direção e diretoria de ensino. Cada escola decide quando fazer a reposição.

Veja o calendário abaixo:

- Início das aulas - 2 de fevereiro

- Fim do 2º bimestre - 6 de julho

- Férias do meio do ano - 7 a 23 de julho

- Retorno às aulas - 24 de julho

- Fim do ano letivo - 18 de dezembro

Um prédio comercial na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, bairro da zona oeste de São Paulo, foi alvo de um arrastão na manhã desta terça-feira, 7. De acordo com a Polícia Militar (PM), ao menos quatro criminosos invadiram o 21° andar do prédio. Não há registro de feridos.

A policia foi acionada, mas ao chegar no local os ladrões já tinham fugido. A ocorrência foi registrada por volta das 10h. A reportagem entrou com contato com a Secretaria da Segurança Pública que informou que a ocorrência está em andamento.