Choro, discussão de casal e descoberta na Central do Líder movimentam madrugada do 'BBB 25'

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A madrugada desta quarta-feira, 9, no BBB 25 teve a eliminação de João Gabriel e a formação de um novo Paredão, entre Maike, Renata e Vinícius. Durante a noite, Diego Hypolito e Vitória Strada comemoraram a permanência, Guilherme venceu a nova Prova do Líder e os emparedados discutiram as possibilidades de permanência no jogo.

Eliminação de João Gabriel e celebração de Diego e Vitória

No Quarto Anos 50, Diego Hypolito e Vitória Strada comemoraram a permanência no reality. "Diego, eu estou em choque. Estou fraca", disse a atriz, deitada na cama. O ginasta pegou a colega no colo e a rodopiou pelo quarto. "Eu estava de sandália, Diego!", exclamou Vitória.

Os dois relembraram a promessa feita antes da berlinda. "Você sabe o que vai ter amanhã, né? Eu vou fazer no seu cabelo e você no meu", disse a atriz. Diego concordou e refletiu: "Muito grato. É inimaginável pensar que as pessoas estão deixando a gente ficar aqui por sermos nós mesmos". Vitória completou: "Na minha vida eu sempre ficava: 'Não sou boa o suficiente'. E aqui, eu ser eu estar sendo suficiente é bizarro".

Ainda no quarto, Diego avaliou a trajetória da dupla no programa: "Você passou por quatro Paredões. Nós, juntos, temos nove Paredões. Tem noção disso?".

Novo líder, descoberta no quarto e estratégias para reta final

Na sequência, Guilherme venceu a prova de sorte e se tornou o novo líder da semana. Já no Quarto do Líder, o fisioterapeuta descobriu uma funcionalidade da Central ao acessar a câmera externa da casa.

"Acabei de tirar uma dúvida que a gente tinha. Mostra aqui fora. Sem querer, eu apertei no 'Espia' e foi direto para uma conversa ali deles dois", contou aos aliados Delma, Diego e Vitória. Apesar da descoberta, minimizou o conteúdo: "Não foi nada demais".

Durante a madrugada, Guilherme conversou com Delma sobre a reta final do programa. "Acho que não vai ter um dia até o final desse programa que não esteja nervoso. Sempre vai ou ser um dos nossos ou a gente", afirmou. A sogra comentou: "Seus sonhos estão tão perto e tão longe". O líder refletiu: "Dias de nervosismo até o último dia. Se ficar só o nosso grupo, a gente vai ter que tentar cada vez mais acalmar o coração."

Novo Paredão e desabafos de Renata, Maike e Vinícius

Com a vitória de Guilherme, a formação do 15º Paredão colocou Maike como indicado do líder, Renata como a mais votada da casa e Vinícius no contragolpe. Após a formação da berlinda, Renata desabafou com Maike sobre sua participação anterior na Vitrine do Seu Fifi: "A Vitrine pode ter sido péssima para mim, eu não sei". Maike tentou acalmá-la: "Saiu quem o Brasil quis, não tem nada a ver isso aí."

Enquanto isso, Vinícius chorava na área externa, consolado por Delma. "O jogo só acaba quando o juiz apita, e o juiz é Deus na vida da gente. Tenha fé. Quer chorar, chore", aconselhou a sister.

Mais tarde, Vinícius desabafou com João Pedro: "São duas pessoas, né. Ainda mais agora que eles estão juntos, fica mais difícil". João Pedro, que também lamentava a eliminação do irmão, afirmou: "A Renata chorando de lá, e você chorando de cá. Realmente, nós achamos você muito forte."

Ainda emocionado, Vinícius comentou: "É dolorido quando, em alguns momentos, invalidam o que você sente."

Renata e Maike trocam carícias e discutem relação

Durante a madrugada, Renata e Maike passaram momentos de intimidade no Quarto Nordeste. Deitados juntos na cama de casal, o nadador perguntou: "Quer trocar de cama?" Renata recusou. Em seguida, ela sugeriu: "Quer ir lá para fora?", mas Maike também negou. O casal permaneceu abraçado e trocou beijos durante a noite.

Mais tarde, em uma conversa descontraída com João Pedro, Renata perguntou: "E tu, João, não namora? Não tem ninguém?" O paulistano respondeu que apenas mantinha "uns contatos" e brincou: "Quem não tem, né."

Maike, no entanto, negou ter contatos, o que arrancou risadas de Renata: "Mulher, tu se passa, não pode mentir não." João Pedro emendou: "Agora você não tem mais", referindo-se ao relacionamento do nadador com Renata. Em resposta, Maike disse: "Eu sou homem de casar, Pedro."

Beijo de João Gabriel e Thamiris vira assunto

Já no final da madrugada, João Pedro, Renata e Maike relembraram o beijo entre João Gabriel e Thamiris, que ocorreu ainda nas primeiras semanas do programa.

"Com certeza o Gil vai perguntar da Thamiris", comentou Maike sobre o Bate-Papo BBB. Maike opinou: "Ela era muito a fim do João Gabriel", e Renata se surpreendeu: "Eu pensei que ela era a fim do João Pedro." João Pedro encerrou a especulação: "Não vem [aí]."

Em outra categoria

Um homem vestido com camisa e bermuda da seleção brasileira de futebol foi encontrado morto na manhã deste sábado, 26, no Lago Paranoá, próximo à Ponte das Garças, no Deck Sul, em Brasília.

O 11º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado às 10h02 e enviou duas viaturas e uma lancha de resgate. No local, testemunhas relataram ter visto o corpo boiando no lago.

Os bombeiros localizaram a vítima, ainda sem identificação e sem idade estimada, já às margens do lago. Segundo a corporação, as Polícias Militar e Civil foram chamadas para acompanhar a ocorrência.

A Polícia Civil do Distrito Federal informou que o caso foi registrado pela 1ª Delegacia de Polícia. A perícia esteve no local e as investigações ficarão a cargo da seção responsável. As circunstâncias da morte ainda não foram esclarecidas.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu temporariamente o uso, a distribuição e a venda no Brasil do remédio Elevidys, terapia genética da farmacêutica Sarepta Therapeutics para distrofia muscular de Duchenne, uma doença rara. O preço do produto pode chegar a R$ 20 milhões.

A decisão foi tomada após a Administração de Alimentos e Medicamentos americana (FDA, equivalente à Anvisa) divulgar dados sobre três mortes associadas a terapias genéticas dessa tecnologia. Um dos óbitos, de um criança, foi reportado no Brasil.

A Roche, responsável pela comercialização do produto no Brasil, afirma que o médico avaliou que o caso não teve elo com o uso do remédio.

A farmacêutica ainda diz não houve mortes ligadas ao tratamento entre os cerca de 760 pacientes deambuladores (que conseguem andar) que já receberam a terapia e que, com base nos dados atuais, o benefício-risco segue positivo. Diz ainda dialogar com a Anvisa e autoridades globais.

A Anvisa, por sua vez, destaca que todas mortes estavam ligadas a indicações não autorizadas por aqui.

No País, o remédio foi autorizado em dezembro de 2024, em caráter excepcional, exclusivamente para pacientes pediátricos que conseguem caminhar, na faixa etária de 4 a 7 anos, com mutação confirmada no gene DMD.

Ainda assim, a suspensão foi tomada "de forma prudente e preventiva", enquanto novas análises de segurança são conduzidas em parceria com reguladores internacionais.

Segundo o comunicado do FDA na sexta-feira, 25, a investigação mais recente envolve a morte de uma criança de oito anos, ocorrida no dia 7 de junho. O órgão pediu a suspensão voluntária da distribuição do produto enquanto investiga se há problemas com segurança do produto. Houve outras duas mortes - de um adulto e de uma criança.

Conforme o FDA, os três relatos de falência hepática aguda com morte envolvendo terapias genéticas da Sarepta baseadas no vetor AAVrh74 são em dois meninos não deambuladores (não caminham) com Duchenne e tratados com Elevidys e de um adulto com Distrofia Muscular de Cinturas que participava de ensaio clínico com terapia experimental.

Em nota, a farmacêutica Sarepta Therapeutics, desenvolvedora do produto, ressalta que a segurança dos pacientes é sua prioridade e disse colaborar com a agência reguladora, reforçando a importância da Elevidys como a única terapia gênica aprovada para a distrofia muscular de Duchenne.

A Elevidys é uma terapia genética administrada em dose única intravenosa. A distrofia muscular de Duchenne é uma condição genética rara caracterizada por fraqueza muscular progressiva e ocorre devido a um gene defeituoso.

Em outro desdobramento, o Comitê de Medicamentos para Uso Humano (CHMP), ligado à Agência Europeia de Medicamentos (EMA), recomendou não conceder autorização de comercialização para a Elevidys, segundo comunicado divulgado nesta sexta-feira. A Roche lamentou a decisão. A substância foi aprovada pelo FDA em junho de 2023.

Uma frente fria chega nesta segunda-feira, 28, com ventos fortes e ressaca e todo o litoral paulista. O alerta de ventania da Defesa Civil Estadual se estende para outras regiões, como a cidade de São Paulo, a região metropolitana, Itapeva, Sorocaba e Campinas.

A Faixa Leste do Estado será a mais afetada, segundo o alerta divulgado no último final de semana. Pode chover, mas a previsão dos meteorologistas aponta pancadas isoladas com volumes pouco expressivos.

A Defesa Civil aponta risco para queda de árvores, destelhamentos e prováveis danos a estruturas por conta dos ventos intensos. A orientação é para que as pessoas não se abriguem sob estruturas metálicas frágeis, como tendas e coberturas improvisadas.

São indicadas ainda medidas preventivas, como reforçar o fechamento de janelas e remoção de objetos soltos em áreas externas, como vasos, bicicletas, lonas e mobiliário e jardim.

A Defesa Civil recomenda ainda evitar deixar veículos próximos a postes ou árvores e manter distância de fiações elétricas caídas.

Em casos de emergência, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199).

As ondas no litoral paulista podem atingir até 3 metros de altura, segundo o comunicado de alerta à população. E recomenda atenção especial aos condutores de embarcações de pequeno porte, pescadores, praticantes de esportes aquáticos e turistas nas praias.

A frente fria se afasta do Estado na terça-feira, 29, dando lugar a uma massa de ar polar que provoca queda nas temperaturas.