A Feira do Livro 2025 tem Mario Prata e Raphael Montes entre novos confirmados; veja lista

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Feira do Livro 2025 confirma 65 presenças, entre autores e mediadores, para o evento que ocorre entre 14 e 22 de junho, na praça Charles Miller, Pacaembu, São Paulo. A quarta edição tem realização da Associação Quatro Cinco Um e da Maré Produções e inaugurará também um novo espaço dedicado ao público infantil, o Espaço Rebentos.

A Feira do Livro afirma que o número de convidados para o evento pode chegar na casa dos 200. O evento foi criado em 2022 a partir de contribuições de editores e livreiros, em apoio com a Lei Rouanet.

Ao longo dos nove dias, mais de 150 expositores ocuparão o espaço, que é gratuito ao público. Entre os novos autores confirmados, destacam-se nomes como Mario Prata, escritor de Pelo Buraco da Fechadura Eu Vi um Baile de Debutantes que também é dramaturgo, e Raphael Montes, de Bom Dia Verônica e Jantar Secreto.

Jochen Volz, curador e diretor artístico da Pinacoteca de São Paulo, e o cineasta Ugo Giorgetti também marcarão presença.

Entre os destaques internacionais, foram confirmados o matemático e pesquisador britânico Alex Bellos, o escritor espanhol Jorge Carrión e a escritora colombiana María Ospina Pizano.

Outros nomes anteriormente confirmados são: Drauzio Varella, Lázaro Ramos, Marcelo Rubens Paiva, Marilena Chaui, Ignácio de Loyola Brandão, Lavínia Rocha e Ruth Wilson Gilmore.

Veja a lista completa de nomes confirmados até o momento para a Feira do Livro:

Adriana Lisboa

Afonso Cruz

Alex Bellos

Alexandra Lucas Coelho

Aline Bei

Aline Midlej

Amara Moira

Ana Silva Rosa

Bia Bracher

Bruna Dantas Lobato

Cecilia Arbolave

Cidinha da Silva

Cuti

Drauzio Varella

Edu Lyra

Eduardo Giannetti

Edyr Augusto

Elisama Santos

Fabrício Corsaletti

Fernando Rosas

Glauco Mattoso

Hélio de Seixas Guimarães

Ignácio de Loyola Brandão

Jochen Volz

Jorge Carrión

Josoaldo Lima Rêgo

Juliana Borges

Laura Liuzzi

Lavínia Rocha

Lázaro Ramos

Leonardo Fróes

Lídia Jorge

Lina Meruane

Lola Aronovich

Luciana Silva Reis

Luciana Temer

Luís Henrique Pellanda

Marcelo Rubens Paiva

Marcelo Viana

María Ospina Pizano

Mariana Almeida

Mariana Celano Amaral

Marilena Chaui

Mario Prata

Martha Nowill

Mayra Cotta

Neide Rigo

Oscar Nakasato

Paloma Vidal

Panayotis Pascot

Paulo Henriques Britto

Pedro Doria

Pedro Fernando Nery

Pedro Mairal

Raphael Montes

Ricardo Cardim

Ricardo Terto

Ronilso Pacheco

Ruth Wilson Gilmore

Sofia Mariutti

Tati Bernardi

Ugo Giorgetti

Veronica Stigger

Vinícius Portella

Yamaluí Kuikuro Mehinaku

Em outra categoria

Os tornados estão entre os fenômenos naturais mais impressionantes — e também mais temidos — da atmosfera. Embora sejam mais comuns nos Estados Unidos, também ocorrem no Brasil, especialmente nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Com ventos que podem ultrapassar os 320 km/h, essas colunas giratórias de ar e poeira podem causar estragos severos em questão de minutos.

Como eles se formam

O ponto de partida de um tornado é o encontro de massas de ar com características opostas: uma quente e úmida, vinda geralmente das regiões tropicais, e outra fria e seca, vinda de áreas de maior altitude ou de frentes frias. Quando essas massas se chocam, o resultado é uma tempestade violenta.
Durante o processo, ventos em diferentes níveis da atmosfera começam a soprar em direções e velocidades distintas, criando um movimento em espiral. Essa rotação dá origem a um funil de ar, que se estende das nuvens até o solo — o chamado funil do tornado.

A força do redemoinho

O tornado se forma de maneira extremamente rápida e afeta uma área relativamente estreita, mas sua intensidade pode ser devastadora. O funil, ao tocar o solo, suga tudo ao redor — desde partículas de poeira até veículos e estruturas inteiras —, deixando um rastro visível de destruição.
A duração costuma ser curta, variando de poucos segundos a alguns minutos, mas o suficiente para alterar completamente uma paisagem. Após a passagem, os objetos deslocados costumam indicar o sentido do redemoinho.

Por que o Brasil também registra tornados

No território brasileiro, as condições climáticas do Sul e Sudeste favorecem o surgimento desses fenômenos, principalmente durante a primavera e o verão, quando há maior contraste entre massas de ar quente e frio. Estados como Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul são os mais afetados, embora eventos já tenham sido registrados em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
Nos últimos anos, a intensificação das mudanças climáticas tem aumentado a frequência de tempestades severas, criando um ambiente mais propício para formações desse tipo.

A importância da prevenção

Mesmo que os tornados brasileiros sejam, em geral, de menor escala que os norte-americanos, ainda assim representam risco real à população. A ampliação dos sistemas de alerta, o monitoramento meteorológico e a educação ambiental são essenciais para reduzir danos.
Saber reconhecer sinais — como nuvens em rotação, ventos fortes repentinos e ruídos intensos — pode ser decisivo para salvar vidas. Afinal, quando o céu escurece e a natureza começa a girar, cada segundo faz diferença.

A Convenção-Quadro da ONU sobre a Mudança do Clima (Unfccc) divulgou na segunda-feira, 10, dia de abertura da Conferência das Nações Unidas Sobre Mudança Climática (COP30), que a conferência teve 47.459 inscritos, de 194 países. Destes, 13.499 são funcionários do evento, da ONU, seguranças e voluntários.

Dados das Nações Unidas sobre a participação em COPs anteriores mostram que a participação mais alta registrada até agora foi na COP-28, realizada em 2023 em Dubai (Emirados Árabes). Na ocasião, o quórum foi de 70 mil, entre delegações dos países, observadores (ONGs, jovens, entidades empresariais, sindicais, agrícolas, ambientalistas e científicas), imprensa e representantes da ONU.

O número de participantes da COP no Brasil é o segundo maior nos 30 anos das conferências. Os números por categoria de participante na COP-30 ainda não foram divulgados. Durante os preparativos, os preços altos de hospedagem em Belém fizeram com que países demorassem a confirmar sua participação na conferência. Alguns reduziram o tamanho de delegações, levantando preocupações sobre um possível esvaziamento que prejudicaria a legitimidade da conferência.

A Polícia Federal cumpriu nesta terça-feira, 11, mandados de busca e apreensão nas cidades de Jardinópolis e Igaraçu do Tietê, em São Paulo, em uma operação para desarticular um esquema de tráfico internacional de drogas com envio de substâncias controladas pelos Correios.

De acordo com a PF, duas mulheres são investigadas por receber encomendas internacionais da Suécia contendo substâncias utilizadas como adulterantes da cocaína. Durante a ação, foram apreendidos equipamentos eletrônicos que serão submetidos à perícia técnica da PF.

A investigação teve início em julho de 2022, após a apreensão, pela Receita Federal em Curitiba (PR), de uma encomenda internacional contendo substâncias controladas pela PF utilizadas como diluentes ou adulterantes da cocaína. A remessa da Suécia estava endereçada a uma destinatária em Jardinópolis.

No decorrer das apurações, segundo a PF, surgiram novos elementos que apontaram para a participação de uma segunda investigada, que também recebeu encomenda internacional vinda da Suécia no mesmo endereço.

Uma das investigadas possui empresa de transportes registrada no endereço utilizado para o recebimento das encomendas, o que, segundo as investigações, "levanta suspeitas sobre o possível uso do empreendimento como fachada para atividades ilícitas".