Fãs reclamam de preços e problemas para comprar ingressos para shows de Maria Bethânia

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Nesta segunda-feira, 30, no primeiro dia de venda de ingressos para os shows comemorativos de 60 anos de carreira da cantora Maria Bethânia, fãs reclamaram nas redes sociais sobre problemas para adquirir as entradas para as apresentações. Ao todo, serão nove apresentações, sendo quatro em cada cidade, Rio de Janeiro e São Paulo, e uma em Salvador.

As reclamações se referem sobretudo à impossibilidade de escolher os assentos para as apresentações em São Paulo, que ocorrerão em outubro.

"Estamos pagando e não podemos escolher o lugar que queremos? É o mínimo poder escolher o assento!", reclamou uma fã em uma postagem no perfil oficial de Bethânia. Ela marcou a casa de show Tokio Marine Hall e a bilheteira Ticketmaster, responsável pela venda de ingressos.

"A gente não pode escolher os assentos?", questionou outra. "Eu me programei para comprar na pré-venda, assim que abrisse, e não pude escolher o lugar que vou sentar! Pra que pagarmos uma taxa abusiva de 20% para o site se é uma experiência ruim?", escreveu uma terceira pessoa.

Em uma das reclamações, a Ticketmaster respondeu, por meio de sua conta oficial: "No caso do show de Maria Bethânia, a seleção (de assentos) é automática: você seleciona a quantidade de ingressos desejada e o sistema escolhe os melhores assentos disponíveis no setor".

A explicação não convenceu os clientes, que reagiram: "Péssimo isso! Horroroso! Horrível!". "Absurdo mesmo!". "É para ficar menos transparente ainda". "Como diz a Bethânia: é de uma deselegância". "Desanimada de ir".

As queixas também se estendiam aos preços dos ingressos para São Paulo, que chegam a R$ 980. "Eu sei que Bethânia é a maior cantora do Brasil, mas isso é muito fora da realidade", escreveu uma fã.

Em nota enviada ao Estadão, a Ticketmaster diz que, para eventos de alta demanda, ela utiliza a atribuição automática de assentos para garantir uma experiência de compra justa e eficiente.

"Esse sistema evita conflitos causados pela seleção simultânea de lugares e assegura os melhores assentos disponíveis na seção escolhida. Após o período de pico de atividade dos fãs, a seleção manual de assentos é reativada automaticamente."

A empresa afirma também que essa é "uma prática comum no setor que ajuda a preservar a integridade da abertura de vendas e garante uma experiência fluida para todos os fãs."

Como comprar ingressos para a turnê de 60 anos de Maria Bethânia em São Paulo

A venda de ingressos para o público geral ocorre a partir do dia 3 de julho no site da Ticketmaster, às 10h. Haverá ainda uma pré-venda para clientes da seguradora Tokio Marine, que batiza a casa de shows, em 2 de julho, a partir das 10h no site da Ticketmaster e das 11h às 17h na bilheteria física, sem taxa de serviço.

E também uma pré-venda para clientes do cartão Elo nos dias 30 de junho e 1º de julho, a partir das 10h, no site da Ticketmaster.

O site da Ticketmaster (www.ticketmaster.com.br) é o canal oficial e o único de vendas online para os shows da turnê de 60 anos de Maria Bethânia.

Para os shows em São Paulo, também é possível adquirir ingressos sem taxa de serviço na bilheteria física do Tokio Marine Hall, que fica na Rua Bragança Paulista, 1281 - Várzea de Baixo, das 11h às 17h.

Em outra categoria

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou nesta quinta-feira, 16, a segunda versão do pacote anti-imigração que altera a chamada "Lei dos Estrangeiros" e afeta brasileiros que pretendem morar no país.

Ele justificou que o projeto "revisto e aprovado por 70% dos deputados corresponde minimamente ao essencial das dúvidas de inconstitucionalidade suscitadas pelo presidente da República e confirmadas pelo Tribunal Constitucional". As alterações entram em vigor assim que publicadas no Diário da República.

A "Lei dos Estrangeiros" é um conjunto de normas que regula entrada, permanência, saída e direitos dos cidadãos não europeus em Portugal. Ela estabelece os tipos de vistos, autorizações de residência, requisitos para regularização e critérios para a concessão de cidadania.

A primeira versão do pacote anti-imigração foi aprovada pela Assembleia da República em julho, mas foi devolvida por Sousa ao Parlamento após o Tribunal Constitucional - órgão máximo da Justiça de Portugal - considerar cinco trechos inconstitucionais.

Um dos pontos considerados ilegais pelo tribunal foi a possibilidade de separar casais de estrangeiros se um cônjuge estiver legal e o outro ilegal no país. Para o órgão, essa norma "é incompatível com a proteção constitucionalmente devida à família, em particular à convivência dos cônjuges, ou equiparados, entre si".

Já no fim de setembro, a Assembleia da República aprovou uma segunda versão com medidas mais brandas, mas que vão impactar a vida de estrangeiros. A partir da publicação da nova lei, procedimentos para adquirir vistos de residência, trabalho ou estudo vão se tornar mais rigorosos.

Para solicitar residência, será preciso comprovar vínculos reais com o país, como ter um contrato de trabalho, estar matriculado em uma escola ou possuir laços familiares. O tempo mínimo para solicitar cidadania será variado e incluirá exigências de integração cultural e domínio do português.

Um relatório publicado pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) no ano passado mostrou que 368.449 brasileiros residiam em Portugal em 2023. O levantamento também aponta que o grupo corresponde a 45% do total de beneficiários de novas autorizações de residência emitidas no país em 2023 e é a principal comunidade estrangeira residente.

Como esses dados não incluem brasileiros com processos pendentes e cidadãos com dupla nacionalidade, a comunidade brasileira em Portugal é estimada em 700 mil pessoas, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores.

Um lote de água mineral da marca Mineratta foi recolhido pela prefeitura de Garça, no interior de São Paulo, após suspeita de intoxicação. Veja abaixo o que se sabe sobre o assunto:

O que ocorreu?

De acordo com o secretário de saúde de Garça, Pedro Scartezini, um morador da cidade procurou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com sintomas de intoxicação. Ele relatou que começou a passar mal após consumir a água mineral da marca Mineratta.

"Ele foi prontamente atendido, foi medicado e realmente constatou que essa água foi contaminada com algum tipo de produto", disse o secretário em vídeo postado no perfil da prefeitura.

Qual é o lote e a recomendação?

Lote 253.1, com fabricação em 10/09/2025 e validade até 10/09/2026. A prefeitura orienta a população a não consumir essa água até seja confirmado se a contaminação ocorreu em apenas uma garrafa.

O que foi feito?

A Vigilância Sanitária e a Polícia Militar foram acionadas e foi feita a apreensão do lote.

"O paciente recebeu todo o suporte necessário e passa bem. A Secretaria continua acompanhando o caso e tomando todas as medidas para garantir a segurança da população", diz o comunicado da Prefeitura de Garça.

O que diz a empresa?

Em nota, a DBG Distribuidora de Bebidas Garça informou que teve conhecimento, por meio das redes sociais, de uma possível ocorrência de intoxicação relacionada a uma embalagem de água mineral da marca Mineratta, que está acompanhando o caso e reforçou que a empresa cumpre padrões de controle de qualidade.

"Desde o primeiro momento, estamos tomando todas as providências cabíveis, tanto no acompanhamento do caso do consumidor envolvido quanto na verificação do lote mencionado, em conjunto com o fabricante. Reforçamos que a empresa envasadora responsável segue rigorosos padrões de controle de qualidade, cumprindo integralmente as normas e protocolos exigidos pela legislação vigente", diz a empresa.

O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Polícia Civil do Estado de São Paulo, realiza na manhã desta quinta-feira, 16, operação contra uma quadrilha de roubos de celulares, alianças e motos nas zonas central e sul da capital paulista e em Brasília (DF).

Os alvos são suspeitos de envolvimento em casos de latrocínio. Ao menos 43 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos, além de mandados de prisão. Não há informações sobre detidos até o momento.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), durante o cumprimento dos mandados, um suspeito reagiu à abordagem dos policiais na comunidade de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo. Ele foi atingido e morreu no local. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) foi acionado para o local.

Ainda de acordo com a polícia, Guilherme Heisenberg da Silva Nogueira, conhecido como Bronx, integrava o esquema de receptação e fornecimento de armas de Suedna Barbosa Carneiro, a "Mainha do crime".

Ainda durante a ação, um policial civil foi atingido no colete por um disparo.

Segundo o Deic, a operação é uma ofensiva contra a estrutura da quadrilha especializada em roubo e receptação de celulares, alianças e motos. Ela é realizada após um ano e meio de investigações e levantamentos, com informações que surgiram a partir de prisões de envolvidos no esquema.

Ao todo, participam mais 170 policiais, com o apoio do Grupo Especial de Reação (GER) e do helicóptero do Serviço Aerotático (SAT).