Mostra Grande Otelo começa hoje com exibição gratuita em salas de cinemas de 20 cidades

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Mostra Grande Otelo 2025 começa nesta terça-feira, 1º, e conta com a exibição dos principais filmes nacionais do último ano em 20 cidades por todo o Brasil. Os longas indicados para o Prêmio Grande Otelo 2025 compõem a Mostra, mas somente os 15 indicados nas categorias de Júri Popular serão exibidos gratuitamente.

O evento, realizado pela Academia Brasileira de Cinema, vai até o dia 29 de julho e conta com filmes como Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, O Auto da Compadecida 2, de Flávia Lacerda e Guel Arraes, Kasa Branca, de Luciano Vidigal, Malu, de Pedro Freire, e Motel Destino, de Karim Aïnouz.

A programação completa do evento está disponível no site da Academia Brasileira de Cinema. Ao todo, oito estados recebem a Mostra: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

As cidades que vão receber a mostra são: Niterói (RJ), Areal (RJ), Casimiro de Abreu (RJ), Itaocara (RJ), Paraty (RJ), Guapimirim (RJ), Maricá (RJ), São Pedro da Aldeia (RJ), Miracema (RJ), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Catu (BA), João Pessoa (PB), Sousa (PB), Recife (PE), Fortaleza (CE), Itapipoca (CE), Novo Hamburgo (RS), Porto Alegre (RS) e Natal (RN).

Além das cidades citadas, o município do Rio de Janeiro também receberá a Mostra. Os ingressos para os longas, no entanto, só serão gratuitos para sócios da Academia. Para as demais pessoas, os ingressos serão vendidos a preços populares.

O final da Mostra será corada com a cerimônia do Prêmio Grande Otelo 2025, que ocorre no dia 30 de julho, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro. A 24ª edição da maior premiação do setor audiovisual nacional conta com a entrega de troféus aos vencedores de 30 categorias e celebra "o cinema brasileiro no mundo".

Onde assistir à Mostra Grande Otelo 2025

Rio de Janeiro

Quando: De 24 a 29 de julho

Onde: Estação NET Rio - Rua Voluntários da Pátria, 35 - Botafogo; Estação NET Gávea - Shopping da Gávea - Rua Marquês de São Vicente, 52 - Gávea

Niterói

Quando: De 3 a 9 de julho

Onde: Cineart UFF - Rua Miguel de Frias, 9 - Icaraí

Areal

Quando: De 3 a 27 de julho

Onde: CINE+ Areal - Rua Nicanor Garcia da Rosa 197

Casimiro de Abreu

Quando: De 3 a 27 de julho

Onde: CINE+ Casimiro de Abreu - Rua Alcebiadina Demer Brust Loteamento Jardim Aparecida

Itaocara

Quando: De 3 a 27 de julho

Onde: CINE+ Itaocara - Rua Coronel Roque Teixeira Alves, 83

Paraty

Quando: De 3 a 27 de julho

Onde: CINE+ Paraty - Avenida Roberto Silveira 687, Centro Paraty

Guapimirim

Quando: De 3 a 27 de julho

Onde: CINE+ Guapimirim - Rua Lozita Julião Fernandes, Parada Modelo Guapimirim

Maricá

Quando: De 3 a 26 de julho

Onde: Cine Henfil - Rua Alferes Gomes 390, Centro

São Pedro da Aldeia

Quando: De 3 a 29 de julho

Onde: Cine São Pedro da Aldeia - Rua Francisco dos Santos Silva, s/n - Centro

Miracema

Quando: De 3 a 29 de julho

Onde: Cine Miracema - Rua Cel Armando Ribeiro, 18 - Santa Teresa

Minas Gerais

Belo Horizonte

Quando: De 1º a 6 de julho

Onde: Cine Humberto Mauro - Av. Afonso Pena, 1537 - Centro

Bahia

Salvador

Quando: De 16 a 23 de julho

Onde: Sala Walter da Silveira - R. Gen. Labatut, 27 - Barris

Catu

Quando: De 16 a 23 de julho

Onde: Centro Multicultural de Catu - Av. Geonísio Barroso, 291 - Aruanha

Paraíba

João Pessoa

Quando: De 18 a 29 de julho

Onde: Cine Aruanda - Campus I - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - Castelo Branco

Sousa

Quando: De 2 a 29 de julho

Onde: Ensilveirado Cine - Rua Cel. José Gomes de Sá, 07, Centro

Pernambuco

Recife

Quando: De 15 a 22 de julho

Onde: Cinema Fundação / Cinema do Museu - Av. Dezessete de Agosto, 2187 - Casa Forte

Ceará

Fortaleza

Quando: De 8 a 19 de julho

Onde: Cineteatro São Luiz - R. Major Facundo, 500 - Centro

Itapipoca

Quando: De 3 a 27 de julho

Onde: CINE+ Itapipoca - Rua Dom Aureliano Matos 220 Centro

Rio Grande do Sul

Novo Hamburgo

Quando: De 1º a 29 de julho

Onde: Casa das Artes - R. Primeiro de Março, 59 - Centro

Porto Alegre

Quando: De 3 a 23 de julho

Onde: Cinemateca Capitólio - Rua Demétrio Ribeiro 1085 - Centro Histórico

Rio Grande do Norte

Natal

Quando: De 7 a 10 de julho

Onde: Instituto Ágora - R. do Ágora, S/N - UFRN- Lagoa Nova

Em outra categoria

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) anunciou na tarde desta quarta-feira, 15, que "adotará as medidas jurídicas cabíveis" contra a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de anular a condenação de Francisco Mairlon Barros Aguiar, sentenciado a 47 anos de prisão por homicídio qualificado e furto qualificado no caso conhecido como Crime da 113 Sul.

O MPDFT questiona os argumentos dos ministros da Corte de que Mairlon teria sido coagido em depoimento a assumir participação no crime na fase de investigação do caso. De acordo com o ministério público, "não foi constatada qualquer violação à integridade física ou psicológica do investigado pelos agentes públicos responsáveis pela condução do procedimento".

"A confissão extrajudicial do acusado Francisco Mairlon foi integralmente registrada em áudio e vídeo, com acompanhamento de profissional regularmente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), garantindo o pleno exercício do direito à ampla defesa", diz o MPDFT.

O MPDFT diz que aguardará a publicação do acórdão referente à decisão para adotar as medidas cabíveis. De acordo com o órgão, a decisão do STJ não trata do mérito da acusação e a análise meritória, "de fato, ocorreu em um julgamento solene em que acusação e defesa tiveram igualdade de oportunidades para apresentar suas razões".

"Ao final desse rito legal e após aprofundada análise das provas, a decisão soberana dos jurados, em todas as oportunidades, foi pela condenação dos réus, em plena conformidade com a Constituição Federal", diz.

Entenda o caso

Francisco Mairlon Barros Aguiar deixou o presídio da Papuda na madrugada desta quarta-feira, após ficar 15 anos preso. Em 2013, ele foi condenado pelo Tribunal do Júri a 55 anos de prisão por participação no crime que ficou conhecido como 113 da Sul. A pena foi reduzida para 47 anos na segunda instância. A soltura ocorreu por determinação do STJ, que na terça-feira, 14, anulou a condenação por conta de irregularidades no processo.

O STJ classificou a condenação de Mairlon como um "erro judiciário gravíssimo". Para o relator do recurso, ministro Sebastião Reis Júnior, a decisão que levou Mairlon a ser julgado pelo Tribunal do Júri em 2013 revela que o acusado foi julgado apenas com base na confissão apresentada pela polícia e no relato dos corréus, sem que o juízo tenha aliado a esses elementos qualquer outro decorrente da ampla investigação instaurada para apurar os crimes.

Na avaliação de Reis Junior, houve violação dos princípios da presunção de inocência e do devido processo legal, o que justifica a aplicação de entendimento firmado pelo STJ em 2022, segundo o qual não é possível submeter o acusado a julgamento pelo júri com base apenas em elementos de convicção da fase extrajudicial.

Morreu aos 62 anos nesta quarta-feira, 15, Sérgio Mattos, fundador da agência de modelos 40 Graus. A informação foi confirmada nas redes sociais pela própria empresa. Segundo o jornal O Globo, ele estava internado por complicações renais.

"Com profundo pesar, informamos o falecimento do nosso amado, Sérgio Mattos. Infelizmente, poucos minutos após a publicação da nota de esclarecimento sobre as informações inverídicas que circulavam, recebemos a triste confirmação de sua partida. É com imensa dor que compartilhamos esta notícia. Agradecemos sinceramente por todas as mensagens de carinho, solidariedade e apoio neste momento tão difícil."

Em sua aparição pública mais recente, Mattos gravou uma participação em Vale Tudo, como um dos convidados do casamento de Odete Roitman e César Ribeiro. O empresário é considerado responsável por alavancar carreiras como de Gisele Bündchen, Cauã Reymond e Isabelli Fontana. Também trabalhou com Maria Fernanda Cândido, Rodrigo Hilbert, Paulo Zulu, Agatha Moreira, Rômulo Arantes, Mariana Rios e outros.

Nascido na Bahia e criado no Rio de Janeiro, Sérgio Mattos começou a carreira de booker em 1988, gerenciando a carreira e a agenda de modelos e artistas. Rapidamente começou a se destacar e se tornou responsável por dar mais visibilidade a personalidades que ficaram famosas no mundo da moda e da TV. Montou sua própria agência, a 40 Graus, em 2004.

Em entrevista concedida em 2019 ao portal Fashion United, ele falou sobre a carreira e o sucesso que conquistou ao longo da trajetória profissional.

"Penso que é porque amo o que faço, sempre amei. Também sempre me dediquei ao máximo em tudo que me propus fazer, seja descobrindo modelos, seja 'bookando' para os trabalhos ou mandando modelos para o exterior", afirmou.

Uma mulher arriscou a vida ao se pendurar no suporte do ar-condicionado do 12º andar de um prédio para salvar a mãe, de 51 anos, e uma criança de 4 anos de um incêndio no apartamento que fica no 13º andar do edifício, em Cascavel (PR).

O incêndio começou por volta das 6h45 desta quarta-feira, 15. As mulheres e o menino foram internados em estado grave.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a advogada Juliane Suellem Vieira dos Reis, de 28 anos, pendurada do lado de fora do edifício fazendo o resgate da mãe e da criança, com a ajuda de vizinhos do andar de baixo.

Após resgatá-los, a advogada voltou ao apartamento em chamas no último andar e foi retirada do local pelo Corpo de Bombeiros. Segundo a corporação, ela teve de 80% a 90% do corpo queimado. Juliane está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital de Cascavel.

A mãe dela, Sueli Vieira dos Reis, teve queimaduras na face, vias aéreas, braços e pernas. Já a criança sofreu queimaduras na pelve, pernas e mãos. Os dois também estão internados na UTI.

Durante o trabalho de resgate, dois bombeiros militares ficaram feridos e precisaram de atendimento médico, informou a corporação. Um deles também está internado.

De acordo com os bombeiros, as chamas foram controladas pelas equipes e não se espalharam para outros apartamentos. Após o rescaldo, o apartamento foi isolado para perícia. As causas do incêndio estão sendo investigadas.