Como foi o acidente que matou Leonardo na versão original de 'Vale Tudo'?

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Nos capítulos recentes de Vale Tudo, o mistério em torno de Leonardo (Guilherme Magon), filho de Odete Roitman (Débora Bloch), voltou a chamar atenção. Na releitura da trama, assinada por Manuela Dias, o personagem sobreviveu a um grave acidente, mas ficou com sequelas severas e precisa de acompanhamento constante para atividades básicas, como se comunicar e se alimentar.

A versão contrasta com a novela exibida originalmente em 1988, quando o destino de Leonardo foi diferente.

Na história original, Leonardo também era irmão gêmeo de Heleninha (Renata Sorrah), no entanto, o personagem nunca apareceu na novela. Os dois se envolveram em um acidente de carro após uma sequência de conflitos familiares. Na ocasião, o personagem não resistiu e morreu, sendo lembrado apenas como parte do passado sombrio da família Roitman.

A narrativa revelou que a tragédia não foi um acaso. Ruth (Zilka Salaberry), empregada da casa, sabia que Odete (Beatriz Segall) havia planejado a sabotagem do carro, que tinha como alvo Marco Aurélio (Reginaldo Faria).

O escândalo que antecedeu o acidente

Segundo a trama original, Heleninha desconfiava de uma traição do marido, Marco Aurélio, e decidiu segui-lo. Acompanhada por Ruth, acabou pedindo ajuda ao irmão Leonardo, que morava no mesmo prédio onde acreditava encontrar o casal. Ao entrar no apartamento, a surpresa foi imediata: quem estava lá era Odete, em companhia de um amante.

A cena gerou revolta em Leonardo e desespero em Heleninha, que acreditava estar sendo traída. Em seguida, os três - Odete, Leonardo e Heleninha - saíram de carro. Pouco depois, sofreram o acidente que resultou na morte do jovem.

Culpa transferida e segredo mantido

Odete levou o corpo do filho para casa e, diante do choque da filha, permitiu que Heleninha acreditasse ter sido a responsável pelo desastre. Um incêndio iniciado por um cigarro da própria Odete reforçou ainda mais a confusão sobre os fatos.

A vilã pagou Ruth para manter o silêncio, enquanto a filha assumiu o peso da culpa. O segredo destruiu a vida de Heleninha, que mergulhou no alcoolismo e perdeu a guarda do filho. No entanto, a verdadeira responsável pelo acidente era a própria Odete Roitman.

Em outra categoria

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse nessa segunda-feira, 6, que o problema de contaminação com metanol tem afetado bebidas destiladas caras, como uísques de marca (esses produtos que costumam rendem mais lucros para os criminosos). Por não ser adepto de bebidas alcoólicas, o governador fez uma brincadeira disse que iria se preocupar quando adulterassem refrigerantes.

"(...) Jack Daniel's, Johnnie Walker (marcas de uísque), enfim, todas essas bebidas que são objeto de falsificação. Não vou me aventurar aqui nessa área, que não é a minha praia, está certo? No dia em que falsificarem Coca-Cola, eu vou me preocupar", disse ele em coletiva de imprensa, ao relatar uma conversa do governo com fabricantes de bebidas destiladas.

"Ainda bem que não chegaram nesse ponto. Coca-Cola, até aqui, não... E a minha é a normal", continuou.

De acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados nesta segunda, o Brasil tem 17 casos de intoxicação por metanol confirmados - 15 deles em São Paulo - e outros 200 em investigação.

Na noite dessa segunda-feira, a prefeitura de São Bernardo do Campo, na região metropolitana da capital paulista, confirmou a morte cerebral de uma mulher de 30 anos que estava internada desde o fim de setembro. Os exames constataram a intoxicação por metanol.

O óbito de Bruna Araújo ainda não entrou no balanço da pasta, divulgado antes da confirmação da morte por parte da administração municipal.

Também nesta segunda, Tarcísio e o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, anunciaram que a Polícia Civil identificou a presença de metanol em bebidas alcoólicas apreendidas em duas distribuidoras do Estado.

Elas estão na lista de 11 estabelecimentos - que também inclui bares, adegas e mercados - interditados sob a suspeita de comercializar bebida adulterada. Ao todo, 20 suspeitos de envolvimento na manipulação de bebidas foram presos esta semana, conforme o governo. Os detidos não teriam relação entre si e não se configuraram uma mesma quadrilha.

Tarcísio afirmou ainda que pretende ampliar o controle sobre o comércio de bebidas e as fiscalizações nos locais onde os produtos são distribuídos e vendidos. Ele destacou a criação de um programa de qualidade, com distribuições de selos de qualidade aos comerciantes, com o objetivo de dar maior segurança aos consumidores no momento da compra.

O governador destacou também que o Estado de São Paulo adquiriu 2,5 mil ampolas do antídoto utilizado no tratamento contra a contaminação e disse que os medicamentos já estão disponíveis para uso.

O Prêmio Nobel de Física de 2025 foi concedido para três pesquisadores que atuam nos Estados Unidos - John Clarke, Michel Devoret e John Martinis -, anunciou a Academia Sueca na manhã desta terça-feira, 7. Os trabalhos desse trio pavimentaram caminhos para revolucionar a tecnologia quântica, incluindo computadores e sensores quânticos.

Conforme a organização do prêmio, eles foram homenageados pela descoberta do "tunelamento mecânico quântico macroscópico e da quantização de energia em um circuito elétrico".

Isso foi possível graças a experimentos feitos na Universidade da Califórnia, Berkeley (EUA), em meados dos anos 1980, com um circuito eletrônico construído com supercondutores, componentes que podem conduzir uma corrente sem resistência elétrica.

A mecânica quântica permite que uma partícula se mova diretamente através de uma barreira, em processo chamado tunelamento. Os experimentos dos ganhadores do Nobel demonstraram as propriedades da mecânica quântica em uma escala macroscópica.

"É maravilhoso celebrar o modo como a mecânica quântica centenária oferece continuamente novas surpresas. É também extremamente útil, pois ela é o fundamento de toda a tecnologia digital", afirma Olle Eriksson, Presidente do Comitê Nobel de Física.

Transistores em microchips de computador são um exemplo da tecnologia quântica. A evolução dos celulares também tem origem nos fundamentos estabelecidos por esses cientistas.

A física quântica, junto da Teoria da Relatividade, é a base da Física moderna, e vem sendo explorada pelos pesquisadores no último século.

Nessa segunda-feira, 6, um trio de cientistas - dois americanos e um japonês - conquistou o prêmio na categoria de Medicina por seus trabalhos sobre o sistema imunológico. Essas descobertas ajudaram no desenvolvimento de terapias mais seguras contra o câncer e remédios mais assertivos contra doenças imunológicas.

A programação segue:

- Quarta-feira, dia 8: Química

- Quinta-feira, dia 9,: Literatura

- Sexta-feira, dia 10: Paz

- Segunda-feira, dia 13: Economia

Além da medalha e do diploma, cada laureado leva para casa uma quantia substancial em dinheiro, 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,2 milhões).

A cerimônia de entrega dos prêmios está marcada para 10 de dezembro, como ocorre todos os anos, aniversário da morte do químico sueco Alfred Nobel (1833-1896).

O Brasil nunca recebeu um Nobel, embora alguns nomes já tenham figurado nas listas de apostas.

No ano passado, o prêmio de Física ficou com o americano John Hopfield e o britânico Geoffrey Hinton por descobertas que permitiram o desenvolvimento das redes neuronais artificiais e "machine learning".

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para perigo de declínio de temperatura em São Paulo e outros Estados do País nesta terça-feira, 7. É esperado declínio acima de 5ºC.

Antes da chegada de frente fria, que traz chuva e frio, a cidade de São Paulo registrou a tarde mais quente do ano na segunda-feira, 6.

Os termômetros da estação Mirante de Santana, na zona norte da cidade - usada como referência para as medições na capital -, registraram 35,1°C de máxima, por volta da 13h.

Veja os Estados afetados:

- São Paulo

- Paraná

- Santa Catarina

- Mato Grosso do Sul

- Mato Grosso

- Trechos de Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul