Maria Gladys: Relembre as novelas que tiveram a participação da atriz

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No último sábado, 1º, a atriz Maria Gladys, de 85 anos, voltou aos noticiários. Ela foi fotografada enquanto almoçava em um bar no Catete, na zona sul do Rio de Janeiro. É a primeira aparição pública da atriz desde abril, quando uma de suas filhas disse que ela estaria "na rua, confusa e sem dinheiro".

A atriz construiu uma carreira, participando de diversas novelas, séries e filmes. A sua estreia foi no fim dos anos 1950, como dançarina no programa Clube do Rock, comandado por Carlos Imperial, na TV Tupi.

Nos primeiros anos da década de 1960, ela participou de produções teatrais, ao lado de nomes como Fernanda Montenegro, Fernando Torres, Sérgio Britto e Ítalo Rossi, chegando a protagonizar o espetáculo Sétimo Céu, dirigido por Domingos de Oliveira. Ainda na década de 1960, atuou ainda no cinema, participando dos filmes Bonitinha, Mas Ordinária, de JP Carvalho, e Os Fuzis, de Rui Guerra.

A sua estreia como atriz na televisão foi em 1979, em um episódio da série Plantão de Notícia. A primeira novela veio em 1981: Brilhante, de Gilberto Braga, com colaboração de Euclydes Marinho e Leonor Bassères. Ainda nos anos 1980, Maria Gladys participou das novelas Brega & Chique (1987), Vale Tudo (1988) e Top Model (1989) e das minisséries Bandidos da Falange (1983), Padre Cícero (1984), Grande Sertão: Veredas (1985) e Chapadão do Bugre (1988).

Nos anos 1990, Maria Gladys esteve no elenco de 14 produções na TV Globo, entre novelas e minisséries: Meu Bem, Meu Mal (1990), Delegacia de Mulheres (1990), Tereza Batista (1992), As Noivas de Copacabana (1992), Fera Ferida (1993), Salsa e Merengue (1996), Corpo Dourado (1998), Hilda Furacão (1998), Mulher (1998), A Turma do Pererê (1998) e quatro episódios de Você Decide (1995, 1996, 1998 e 1999).

A atriz seguiu sua carreira nos primeiros anos deste século, atuando em Um Anjo Caiu do Céu (2001), O Beijo do Vampiro (2002), Senhora do Destino (2004), A Lua Me Disse (2005), A Diarista (2006), Sítio do Picapau Amarelo (2006), Prova de Amor (2006), Guerra e Paz (2008), Negócio da China (2008), Beleza Pura (2008), Toma Lá, Dá Cá (2009), Caminho das Índias (2009), A Vida Alheia (2010), Aquele Beijo (2011), As Canalhas (2014), Sexo e as Negas (2014) e Pé na Cova (2016), seu último trabalho na televisão.

Questões familiares

Gladys se envolveu em uma polêmica no início do ano, quando a filha Maria Thereza Mello Maron relatou seu desaparecimento. Depois, Gladys concedeu uma entrevista ao programa Domingo Espetacular, da Record, e esclareceu a sua situação. Ela falou que "gasta mais do que tem para viver bem", e que não economizou dinheiro durante a vida.

Maria Gladys é avó materna da atriz britânica Mia Goth, que chegou a declarar que estava enviando dinheiro para ajudar a avó, o que Gladys negou.

Em outra categoria

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, disse que o estado está á disposição do governo do Paraná para prestar apoio às vítimas do tornado que assolou a cidade de Rio Bonito de Iguaçu.

"Minha solidariedade ao povo do Paraná e ao governador Ratinho Júnior diante do tornado que atingiu o estado na última noite, com ventos que chegaram a 250 km/h", disse Tarcísio em publicação no X.

"O Governo de São Paulo está à disposição para ajudar no que for preciso e prestar todo o apoio às vítimas dessa tragédia. Contem com nossas orações e com nossa solidariedade. Vocês não estão sozinhos", disse o governador paulista.

O governo do Paraná suspendeu a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, a mais afetada pelo tornado que já deixou seis mortos e mais de 430 feridos. A prova que estava prevista para ocorrer neste domingo, 9, deve ser realizada em uma outra data, ainda não agendada.

A informação foi anunciada pelo governador Ratinho Júnior (PSD) no X. Na mesma publicação, o chefe do Executivo paranaense anunciou uma força-tarefa para ajudar as famílias do município "a se reerguerem".

O Metrô rebateu as críticas da Prologis sobre a desapropriação do terreno da antiga fábrica da Ford, em São Bernardo do Campo, onde seria construído um mega parque logístico. Com a desapropriação, essa área agora será ocupada pelo pátio de trens da futura Linha 20-Rosa, o que, segundo a Prologis, inviabilizará o empreendimento imobiliário.

Em nota à Broadcast, o Metrô disse que usará apenas 24% da área total do terreno da Prologis. Segundo o Metrô, o terreno é necessário para o funcionamento da nova linha, que tem previsão de atender 1,4 milhão de passageiros por dia. Além disso, o uso deste terreno evitará a desapropriação de, no mínimo 10 mil m? de imóveis nos arredores, inclusive residenciais.

"O Metrô de São Paulo estudou exaustivamente todas as alternativas técnicas para implantação do pátio da futura Linha 20-Rosa", afirmou. "O terreno mostrou-se como o mais viável, por atender a requisitos fundamentais para a logística da linha, em razão de sua proximidade do traçado, que vai possibilitar a redução de construção de estacionamentos intermediários de trens e servir como ponto estratégico para a partida de duas tuneladoras (tatuzões)".

O Metrô informou ainda que dialogou com a Prologis demonstrando que a área oferecida por ela não atenderia aos requisitos necessários para as futuras instalações ferroviárias, podendo inviabilizar a implantação do pátio e dificultar a construção da linha, além de prejudicar o funcionamento do próprio empreendimento imobiliário pela necessidade de circulação de 600 caminhões diários pelo terreno, para a remoção de terra das escavações.

Para minimizar os impactos, o Metrô se comprometeu a utilizar apenas 24% do terreno (224 mil m? de um total de quase 1 milhão de m?). Para se ter uma ideia, o pátio Jabaquara tem cerca de 400 mil m?.

Vale destacar que a área a ser desapropriada será indenizada com valor de mercado, segundo o Metrô. As partes não citaram valores, mas segundo fontes que acompanharam a aquisição do terreno pela Prologis, em 2024, o negócio saiu por R$ 850 milhões (considerando a área total de quase 1 milhão de m?).