Economista Luiz Galina é o novo diretor do Sesc em São Paulo

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Sesc São Paulo comunicou na quinta-feira, 9, que o sociólogo e economista Luiz Galina será nomeado o novo diretor regional da instituição, em substituição a Danilo Santos de Miranda, que morreu no final de outubro.

Com especialização em Administração de Empresas, ele é também educador em saúde pública. Ingressou no Sesc como orientador social e, em 55 anos de atuação na entidade, exerceu os cargos de gerente de finanças, superintendente da área administrativa e consultor técnico da diretoria.

CONTEMPORÂNEOS

Galina estava atuando como diretor regional em exercício do Sesc São Paulo há alguns meses, por conta do agravamento do estado de saúde de Danilo Santos de Miranda. No posto, ele participou, por exemplo, das inaugurações recentes das unidades 14 Bis, no centro, e Casa Verde, na zona norte.

Galina e Santos de Miranda ingressaram no Sesc na mesma época. Ambos trabalharam nas chamadas Unidades Móveis, em que equipes viajavam por cerca de um mês para um município paulista com peruas munidas de projetor, bolas, vitrola e outros equipamentos, para a realização de uma programação diversa.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em outra categoria

O carnaval deve ser marcado por forte calor na cidade de São Paulo. Também há possibilidade para registro de pancadas de chuva na capital paulista. Conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, nesta sexta-feira, 28, haverá predomínio de sol e precipitações no período da tarde.

"Nos próximos dias, o ar quente segue predominando em boa parte do País, garantindo desta forma, dias ensolarados e com temperaturas máximas acima da média para o mês de fevereiro e o início de março", afirma o CGE.

Segundo a Meteoblue, a temperatura máxima deve permanecer na casa dos 30ºC ao longo da próxima semana na cidade de São Paulo. Não há previsão de passagens de frente frias e sistemas meteorológicos que possam causar chuvas generalizadas na capital paulista e região metropolitana nos próximos dias.

"As precipitações ocorrem de forma pontual, mal distribuídas e normalmente provocadas pela combinação do calor e da infiltração da brisa marítima no final das tardes", acrescenta o órgão municipal.

Na quinta-feira, 27, a Defesa Civil estadual emitiu um alerta para altas temperaturas em todas as regiões do Estado de São Paulo durante o carnaval. A previsão para o calor intenso de se estende até Quarta-feira de Cinzas, 5.

"O destaque fica para as regiões de Presidente Prudente e Marília, com os termômetros que podem chegar na casa dos 37°C. Na capital paulista, a previsão pode atingir 33ºC", disse o órgão estadual.

Para as regiões de Bauru, Araraquara, São José do Rio Preto, Araçatuba, Sorocaba e Campinas, as temperaturas podem atingir 35°C, segundo a defesa civil.

"Mesmo com o cenário de muito calor e abafado, não está descartada a possibilidade de pancadas de chuva isoladas, que podem vir acompanhadas por queda de raios, granizo e rajadas de vento", reforça a órgão estadual.

Com relação a chuva em outras partes do País, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para chuvas intensas em Estados do Norte, Centro-Oeste, Nordeste e trechos do Rio Grande do Sul. Os avisos são válidos ao longo da manhã e ampliados até a noite. Todos podem sofrer alterações de prazos ao longo desta sexta-feira.

O monumento do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, recebeu na noite desta quinta-feira, 27, uma projeção de fotos do papa Francisco e mensagens de apoio a ele, em várias línguas.

Aos 88 anos, o pontífice está internado há 14 dias, vítima de uma pneumonia bilateral. O Vaticano informou nesta quinta-feira que a saúde de Francisco segue melhorando, mas ainda depende de tratamentos como oxigenoterapia de alto fluxo e uso de máscara de oxigênio.

A projeção no Cristo Redentor foi uma iniciativa conjunta da Arquidiocese do Rio de Janeiro, por meio do Santuário do Cristo Redentor, com o aplicativo católico Hallow.

"Nesse local emblemático, o Santuário Cristo Redentor, um sinal da oração e intercessão a Deus pela saúde do papa Francisco, assim como em todo nosso País. Toda a Igreja do Brasil unida em oração pela saúde do papa Francisco. Unidos nós rezamos pedindo ao Senhor para que, cada vez mais, ele vá se recuperando. Precisamos estar muito unidos a este momento tão difícil que ele passa. Nossas orações e nossa unidade", pediu o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani Tempesta.

A diretora geral do Hallow no Brasil, Stephany Fitch, celebrou o início da parceria e destacou a importância deste momento de oração: "Estamos muito felizes com essa união com o Santuário Cristo Redentor, um símbolo de fé para os brasileiros e para o mundo. Neste momento desafiador para o papa, nossa comunidade se fortalece na oração, e essa parceria torna a experiência ainda mais especial. Esperamos que essa corrente de fé traga conforto e esperança a todos que se unem a nós".

A Polícia Civil de Minas Gerais concluiu que o caminhão carregado com pedras causou o acidente que resultou na morte de 39 passageiros de um ônibus, em dezembro do ano passado, na BR-116, em Teófilo Otoni, no interior de Minas Gerais. Além do motorista, que está preso desde a tragédia, o relatório concluiu pelo indiciamento do proprietário da empresa detentora do veículo de carga. Os dois vão responder por homicídio e lesão corporal, além de outros crimes. A defesa do motorista rebate o indiciamento; a reportagem não conseguiu contato com os advogados do proprietário do caminhão.

As conclusões foram apresentadas na quarta-feira, 26, pelo chefe do 15.º Departamento de Polícia Civil, Amaury Tenório de Albuquerque. "É um conjunto de provas que apontam que foi um crime doloso", diz. Segundo ele, houve uma mudança estrutural na suspensão do caminhão para suportar mais peso que, no entanto, facilitou o deslocamento da carga que atingiu o ônibus. Havia ainda sobrepeso de 77% no carregamento.

O relatório aponta também a responsabilidade do motorista, devido à presença de substâncias proibidas - cocaína, álcool e ecstasy - no organismo, segundo o laudo pericial, além do não respeito ao limite de velocidade no trecho. "No momento do acidente, o semirreboque estava a 97 km/h. A perícia apontou que, no trecho, qualquer velocidade acima de 62 km/h de um conjunto veicular que pesava 103 toneladas, provavelmente tombaria, como aconteceu", observa.

Já a defesa do motorista rebate e diz que a decisão da Polícia Civil de MG deixou de "considerar provas objetivas e irrefutáveis, tais como que o motorista estava plenamente apto a dirigir, não estava em alta velocidade, tomou todas as cautelas para evitar a colisão". Ainda segundo os defensores, o exame toxicológico deu resultado negativo para todos os tipos de drogas e não foi levado em conta depoimento de testemunhas que ouviram o pneu do ônibus estourando e invadindo a pista contrária.

A carreta transportava duas grandes rochas de granito. Uma delas teria se deslocado, atingindo a lateral do ônibus. Segundo o policial, foi apurado que as notas fiscais e o documento de transporte da carga foram preenchidos com dados falsos. "Ele (proprietário) insere a pesagem falsa daquelas pedras, provavelmente para se furtar à fiscalização, caso ela acontecesse nas rodovias."

Os dois investigados foram indiciados por homicídio (das 39 vítimas fatais) e lesão corporal (pessoas que ficaram feridas). O motorista, Airton Bastos Alves, de 49 anos, está preso preventivamente por ter deixado o local do acidente sem prestar socorro às vítimas. Já o proprietário da empresa foi indiciado também por falsidade ideológica.

Como foi o acidente

A tragédia aconteceu em 21 de dezembro de 2024, envolvendo um ônibus que seguia de São Paulo para a Bahia com 54 ocupantes, uma carreta e um carro. Ao ser atingido pela pedra que se deslocou da carreta, o ônibus pegou fogo e se incendiou. Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Rodoviária Federal e de prefeituras vizinhas foram mobilizadas no socorro às vítimas.

Os corpos foram identificados por meio da análise de impressões digitais, das arcadas dentárias e exames de DNA. As vítimas do acidente, com idades entre 1 ano e dois meses e 64 anos, eram naturais principalmente da Bahia e de São Paulo, constando ainda um morador de Minas Gerais e outro da Paraíba. Durante a investigação, a polícia empregou um laser scanner 3D, tecnologia que permite simular o acidente.

Em nota, a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) diz que a conclusão do inquérito policial atesta que não houve responsabilidade da Emtram, empresa responsável pelo ônibus, que atuava de forma regular e em conformidade com as normas de segurança. "É fundamental que haja uma fiscalização eficiente, coibindo práticas ilegais, como a fraude em documentação e o excesso de peso, que colocam em risco a vida dos usuários das rodovias", disse a conselheira Letícia Pineschi.