Comentaristas da Globo News discordam e discutem ao vivo

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Comentaristas da Globo News discutiram ao vivo durante o programa Em Pauta na sexta-feira, 15. Eles debatiam o protocolo de segurança que Javier Milei, novo presidente da Argentina, anunciou para impedir bloqueios de ruas, vias e pontes em manifestações em Buenos Aires.

Tudo começou quando o correspondente Ariel Palacios comentou a decisão de Milei. "O pessoal vai ter que protestar na Praça de Maio, nas calçadas, sem interromper as ruas. Se é que isso será aplicado assim mesmo", disse ele.

O jornalista Guga Chacra criticou a medida, chamando-a de "tremenda hipocrisia". "Restringir o direito das pessoas se manifestarem contra: onde está a liberdade que ele tanto prega ou pregava quando era candidato?", questionou.

Em seguida, Demétrio Magnoli discordou dos jornalistas e afirmou que Milei faz um programa de choque econômico. Em seguida, disse que o presidente não restringiu manifestações.

"O que queria me referir é nessa questão da restrição das manifestações, porque não é verdade que Milei proibiu manifestações de protesto. Isso não aconteceu. Todo mundo pode se manifestar nas praças, nas calçadas, nas ruas etc. O que foi proibido foram os piquetes, que na Argentina são um tipo de manifestação que visa a barrar as cidades", começou Magnoli.

Ele continuou e disse que, na verdade, os piquetes foram proibidos. "Usa-se, inclusive, queima de pneus no meio das ruas. Nas democracias do mundo desenvolvido, não se pode fazer piquetes. O que está proibido [na Argentina] são métodos violentos de se interromper a circulação na cidade", completou.

Chacra pediu a palavra novamente e rebateu Magnoli. Como jornalistas, ele disse ser necessário "tomar cuidado" na hora de informar a população. "O Demétrio está como jornalista no programa nesse momento, embora muitas vezes diga que não seja. Ninguém falou em proibição de manifestação, nem eu, nem o Ariel, a gente falou em restrição, e isso que aconteceu é restrição sim. Você pode não concordar, mas há restrição à liberdade [de manifestação] sim."

Magnoli fez sua tréplica ao dizer que estava no programa como sociólogo. "Não me digo jornalista. Em segundo lugar, não disse que alguém disse aqui que foram proibidas as manifestações. O que eu disse é que foi restringido um tipo específico de manifestação, proibido em todas as democracias avançadas".

O sociólogo continuou. "Experimenta fazer uma linha de pneus queimando em Nova York, Washington, Londres, Berlim, Paris. A manifestação livre não implica no direito de interromper no funcionamento da cidade."

Antes de passar a palavra, a apresentadora Leilane Neubarth também questionou Magnoli. "Em Paris, eles podem não queimar o pneu, mas eles queimam o carro inteiro. Eu lembro que quando teve toda aquela discussão da presidência na França, era carro queimado o tempo todo e impedia todo mundo de andar."

O comentarista Mauro Paulino também criticou a fala de Magnoli. "No meio da discussão, o Demétrio falou que está aqui como sociólogo e não como jornalista. Eu também sou sociólogo, mas estou num programa jornalístico, em uma emissora jornalística, e preciso ter compromisso sempre com a verdade jornalística. Só queria fazer essa observação."

Em outra categoria

Um homem, de 21 anos, foi morto após tentar assaltar uma mulher, de 30, na Avenida Leomil, no Guarujá, litoral de São Paulo, na manhã de segunda-feira, 24. Conforme a Secretaria da Segurança Pública do Estado, um policial civil que presenciou a ação, reagiu e realizou dois disparos ao perceber que o suspeito ameaçava atirar contra a vítima.

Conforme a investigação, o indivíduo tentou fugir na garupa de uma motocicleta, mas caiu momentos depois. O condutor da moto, porém, conseguiu escapar.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas o óbito foi constatado no local. "A perícia foi requisitada, e a arma do policial foi apreendida", disse a SSP.

Com o suspeito, conforme a secretaria, foram encontrados R$ 1.470, além de uma corrente, que foi devolvida à vítima.

O caso foi registrado na Delegacia do Guarujá como roubo, morte decorrente de intervenção policial e legítima defesa. O indivíduo era procurado pela Justiça.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para perigo potencial de onda de calor para o Rio Grande do Sul pelo menos até esta quarta-feira, dia 26. O aviso indica risco de temperatura 5ºC acima da média por período de dois a três dias.

Em outras partes do País, permanece o alerta para chuvas intensas, além de temperaturas altas. Na região Norte, Centro-Oeste, Sudeste e trechos do Nordeste e do Sul incide aviso amarelo para a incidência de precipitações até a manhã desta quarta, podendo a informação ser atualizada a qualquer momento. Também há alerta laranja, com mesma validade, para áreas do Centro-Oeste e Norte do Brasil.

Temperatura acima de 30ºC

A capital paulista deve ser marcada por mais um dia de forte calor e possibilidade de pancadas rápidas de chuva no decorrer da tarde, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas.

- São Paulo: 33ºC

- Belém: 33°C

- Boa Vista: 34°C

- Campo Grande: 31°C

- Cuiabá: 34ºC

- Florianópolis: 32ºC

- Goiânia: 31ºC

- João Pessoa: 32ºC

- Macapá: 31ºC

- Maceió: 31ºC

- Manaus: 32ºC

- Natal: 31ºC

- Porto Alegre: 38ºC

- Recife: 31ºC

- Rio Branco: 31ºC

- Rio de Janeiro: 37ºC

- Salvador: 31ºC

- São Luís: 31ºC

- Teresina: 31ºC

- Vitória: 32ºC

Um voo da companhia aérea Gol que partiu do Rio de Janeiro com destino ao aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, precisou desviar sua rota e pousar no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na região metropolitana da capital. A mudança aconteceu após a aeronave ativar um plano de emergência.

"O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, informa que em decorrência da necessidade de um pouso de emergência, foi ativado o plano de emergência, com acompanhamento da chegada da aeronave. Nenhuma ação extraordinária foi necessária. Para mais informações, procurar a companhia aérea", disse a GRU Airport

Em nota, a Gol informou que "durante o trajeto do voo G3 1033, entre o (aeroporto) Santos Dumont (SDU) e Congonhas (CGH), na tarde desta segunda-feira, a aeronave apresentou problemas técnicos e o voo foi alternado para Guarulhos (GRU), onde pousou normalmente, sem qualquer intercorrência".

O tipo de problema técnico enfrentado pela aeronave não foi informado pela companhia aérea. "Todos os clientes desembarcaram no aeroporto da grande São Paulo e receberam as facilidades previstas pela Resolução 400 da ANAC. A GOL reforça que todos os procedimentos foram realizados com foco na Segurança, valor número 1 da Companhia", diz a nota.

No site de monitoramento de voos Flight Radar, é possível ver que o avião, um Boeing 737-8EH, chegou a sobrevoar Congonhas, mas em seguida se direcionou para Guarulhos. O voo total durou 47 minutos.

Situação parecida ocorreu no final de janeiro, em um voo operado pela Azul. Na ocasião, foi emitido o alerta de urgência "pan-pan" momentos antes de chegar ao Aeroporto Internacional do Recife, em Pernambuco.

O alerta funciona como um pedido de prioridade de pouso. Ele foi acionado depois de a aeronave, que tinha partido de Guarulhos, em São Paulo, apresentar falha no sistema de dispositivos móveis das asas, chamados de slats.