Nilson Klava assume programa da GloboNews em São Paulo; relembre a trajetória do jornalista

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Nilson Klava, conhecido por sua experiência em cobertura política, foi nomeado para comandar o programa Em Ponto, da GloboNews, em São Paulo, substituindo Tiago Eltz, que se tornará o novo repórter especial do Jornal Nacional na mesma cidade. As informações foram divulgadas por Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, e confirmadas pelo Estadão.

"Estou muito feliz e animado com a missão honrosa de estar no Em Ponto ao lado de Mônica Waldvogel, amiga querida que tanto admiro, uma referência do melhor jornalismo. Chego a um time talentoso e entrosado que vem cumprindo com excelência a missão de dar início à cobertura do dia, com o que há de mais importante no noticiário. Trago de Brasília, cidade que amo, tudo o que aprendi ao longo dos últimos sete anos da intensa cobertura política dos três poderes. E desembarco cheio de entusiasmo em São Paulo, cidade vibrante e desafiadora, a maior metrópole do país, com o objetivo renovado de aproximar ainda mais o nosso público da política e da economia, com muita informação, bastidor e análise", diz Nilson Klava, por meio de comunicado.

Eltz, que se destacou em coberturas memoráveis, como a tragédia com o avião da Chapecoense, e foi correspondente em Nova York, assumiu o Em Ponto em julho de 2023 ao lado de Mônica Waldvogel. Apesar de deixar o programa, ele continuará na Globo, apresentando telejornais locais em São Paulo durante os finais de semana e feriados.

"É uma felicidade em dose dupla porque reencontro duas das minhas paixões no jornalismo: o Jornal Nacional e a reportagem. A reportagem é o coração do jornalismo e é na rua que ela nasce. Nos últimos tempos minha saudade das ruas foi aumentando e é impossível encontrar um lugar melhor para retornar às ruas do que o jornal mais importante do país. É muito bom trabalhar em uma empresa que entende e sempre reafirma o valor da reportagem. E para completar a alegria ainda mantenho um pé na apresentação com os plantões nos jornais locais, que fazem um jornalismo que eu adoro", afirma Eltz.

Nilson Klava, que está na Globo desde 2015, se mudará de Brasília para São Paulo para assumir sua nova posição. Durante sua estadia na emissora, Klava participou do rodízio de apresentadores do Jornal Hoje e cobriu importantes eventos políticos, incluindo as eleições de 2022 e a licença-maternidade de Aline Midlej no Jornal das 10.

Nascido em 3 de dezembro de 1995, em Apucarana (Paraná), Klava é um dos jornalistas mais jovens a fazer parte do time do Fantástico, estreando no programa em 2018 com uma reportagem sobre a greve dos caminhoneiros. Formado em jornalismo pela PUC-Rio, começou sua carreira como estagiário na GloboNews em 2016, antes mesmo de concluir o curso.

O jornalista é casado com Gabriela Scalabrini, editora de reportagens internacionais da Globo e filha de Marcelo Matte, ex-diretor da Globo, e Isabela Scalabrini, repórter que deixou a emissora após 44 anos de serviço.

Em outra categoria

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu, por unanimidade, abrir mão da análise prévia sobre a construção do túnel Santos-Guarujá, dando sinal verde para a continuidade do processo de contratação liderado por projeto estadual aprovado em São Paulo.

O relator do processo, ministro Bruno Dantas, discorda da análise de técnicos do TCU que haviam apontado que o projeto dependia de análise, por receber aporte federal. Contudo, Dantas disse que o projeto é estadual, sem vínculos que obrigam a análise.

O Estadão/Broadcast apurou que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se envolveu pessoalmente nas tratativas com os ministros da Corte de Contas para obter a decisão nos moldes desejados pelo Estado.

Segundo interlocutores do TCU, o Palácio do Planalto também ajudou a viabilizar esse entendimento, que permite, por exemplo, que o edital de concessão do túnel seja realizado amanhã. O presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, disse que a dispensa permite ganhar até um ano de celeridade.

O ministro Bruno Dantas disse que cabe ao Tribunal deferência à solução negociada entre a União e o Estado de São Paulo. "Veja-se que o convênio não afastou a competência da União. Pelo contrário, foi exatamente o instrumento que a atraiu", disse o ministro ao destacar que, fosse apenas estadual, o projeto não seria fiscalizado pelo TCU.

A dispensa de análise prévia não se estende para o controle externo do TCU sobre a aplicação de recursos públicos da União.

O projeto do túnel imerso ligando os municípios será executado por meio de parceria público-privada (PPP), com valor de investimento estimado em R$ 5,96 bilhões. Desse valor, R$ 5,13 bilhões serão divididos entre os governos de SP e o federal. O restante será da concessionária que vencer o leilão previsto para ser realizado em agosto. A futura empresa será responsável pela construção, operação e manutenção do ativo.

Incluído no Novo PAC, o túnel será a maior obra do programa federal. Atualmente, mais de 21 mil veículos cruzam diariamente as duas margens utilizando balsas e catraias, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres. Com a nova estrutura, a travessia será feita em poucos minutos, reduzindo filas e otimizando o fluxo logístico do Porto de Santos.

Toda a estrutura terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersa. Haverá três faixas de rolamento por sentido, com uma delas para a passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O túnel também terá acesso para travessia de pedestres e ciclistas. A previsão é de que as obras sejam iniciadas ainda neste ano.

Policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Polícia Civil de São Paulo, apreenderam 28 carros e sete motos nesta terça, 25, durante uma operação nos municípios de Cotia e Vargem Grande Paulista, na Grande São Paulo.

Conforme o Deic, a frota de veículos está relacionada a apuração de associação criminosa e estelionato. "Os automóveis eram obtidos e vendidos utilizando fraude na documentação. Os levantamentos apontam a possibilidade de envolvimento de funcionário do cartório no esquema."

A operação policial foi conduzida por agentes da 2ª Delegacia da Disccpat (Investigações sobre Crimes de Intervenção Estratégica), sendo desvendada a estratégia dos participantes no crime.

"Eles simulavam as intermediações da venda de veículos dos verdadeiros proprietários. Os criminosos negociavam e recebiam o pagamento. A documentação de venda era feita utilizando a falsificação dos proprietários originais. Para autenticar a falsificação, era usado o serviço da funcionária do cartório", explicou o Deic.

Durante a ação, os policiais também recolheram notebooks, aparelhos de telefonia móveis e diversos documentos. Segundo a investigação, todo material será analisado pela polícia.

A área que concentra o maior número de pessoas com curso superior completo no Brasil é a de Negócios, Administração e Direito (8.408.722), seguida de Saúde e Bem-Estar (4.146.840) e Educação (3.601.124). Os dados fazem parte do Censo 2022 e foram divulgados na manhã desta quarta-feira, 26, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A porcentagem da população brasileira com ensino superior completo praticamente triplicou nas últimas décadas, passando de 6,8% para 18,4%, entre 2000 e 2022.

A porcentagem de pessoas com ensino superior completo aumentou entre brancos e negros (pretos e pardos), mas ainda há diferenças significativas entre as etnias. Na população preta, o aumento foi de 5,8 no período, saindo de 2,1% para 11,7%. Entre os pardos, o nível cresceu um pouco menos, 5,2 vezes, passando de 2,4% para 12,3%. O maior aumento foi entre os brancos, de 9,9% para 25,8%. No recorte por gênero, os números mostram que já há mais mulheres com superior completo do que homens: em 2022, elas eram 20,7% das graduadas contra 15,8%.

Mas há variações muito expressivas, entre as áreas de graduação escolhidas por homens e mulheres, negros e brancos. Dentre as 40 áreas de formação selecionadas pelo IBGE, a de "Serviço Social" foi a que mais registrou a participação feminina. Em 2022, 93,0% das pessoas com curso de graduação concluído nesta área eram mulheres.

As mulheres registravam também participação expressiva entre as pessoas com cursos de graduação concluídos em outras áreas, como "Enfermagem" (86,3%) e "Formação de professores sem áreas específicas" (92,8%). No polo oposto, no entanto, apenas 7,4% das pessoas com curso de graduação concluído em "Engenharia Mecânica e Metalurgia" eram mulheres.

No recorte por raça, mais uma vez as desigualdades chamam atenção. Por exemplo, em 2022, entre as pessoas formadas em Medicina, 75,5% eram brancas, 19,1% pardas e 2,8% pretas. Entre os graduados em Serviço Social, 47,2% eram brancas, 40,2% pardas e 11,8% pretas. A outra única área em que a porcentagem de negros (pretos e pardos) ultrapassa a de brancos é a de Religião e Teologia, em que 48,2% são brancos, 11,0% pretos e 39,8% pardos.

Número de pessoas com curso de graduação concluído por área geral de curso de graduação em 2022:

Negócios, Administração e Direito

8.408.722

Saúde e Bem-Estar

4.146.840

Educação

3.601.124

Engenharia, Produção e Construção

2.371.066

Artes e Humanidades

1.921.753

Ciências Sociais, Comunicação e Informação

1.754.239

Ciências Naturais, Matemática e Estatística

960.347

Computação e Tecnologias da Informação e Comunicação

817.628

Agricultura, Silvicultura, Pesca e Veterinária

536.708

Serviços

499.370

Não sabe/mal especificada

836.493