WhatsApp poderá 'dedurar' se você esteve online recentemente; saiba como desativar opção

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Uma nova ferramenta do WhatsApp pode deixar o aplicativo mais informativo para quem gosta de "stalkear" contatos. De acordo com o site especializado WaBetainfo, o mensageiro está testando uma tela para que os usuários possam visualizar quais contatos estiveram online recentemente e quais estão ativamente no app em tempo real.

O recurso, no teste, foi integrado no mesmo menu em que o usuário pode selecionar um novo contato para começar uma conversa. Abaixo da lista de seleção do chat (com opções de novo contato ou de criar um link para a conversa), a imagem obtida pelo site mostra um item identificado como "recentemente online".

Nesse rol, devem aparecer aqueles contatos que estiveram há pouco tempo usando o mensageiro ou que estão online no momento - e te ajudar a saber se desculpa do seu amigo que diz que "não olha o WhatsApp" é real. O teste não afirmou o período de tempo que o app vai considerar como "recente" para esse menu.

A ferramenta pode vir em conjunto com uma outra novidade que o WhatsApp também está testando: a sugestão de contatos para conversas. Nessa mesma aba, abaixo dos nomes de quem esteve online recentemente, o mensageiro também pode começar a sugerir algumas pessoas para conversar, sejam contatos que você não fala há algum tempo ou pessoas que você costumava trocar mais mensagens com alguma frequência.

Todas as essas mudanças ainda são testes e o WhatsApp não confirmou se alguma delas deve fazer parte de alguma atualização do app ou quando elas ficarão disponíveis.

Como desativar o recurso

Apesar da possível atualização aumentar a exposição dos usuários no aplicativo, o WhatsApp já conta com opções de privacidade que deixam de indicar se você está ou esteve online. Veja como configurar:

- Toque no ícone "três pontos";

- Acesse "Configurações";

- Em seguida, "Privacidade";

- Escolha "Visto por último e online";

- Em "Quem pode ver meu 'visto por último'", você pode escolher entre "todos", "meus contatos" (ou seja, apenas pessoas adicionadas por você), "Meus contatos, exceto…" (para criar uma lista de exceção) e "Ninguém". Marque sua opção desejada;

- Em "Quem pode ver quando estou online", escolha entre "Todos" ou "Mesmo que 'visto por último'". Se não quiser ser "dedurado" pelo app, marque a opção "Ninguém" na etapa 5.

Lembre-se que ao deixar de informar seu estado online, você também deixará de saber se outras pessoas estão online.

Em outra categoria

Uma cena impressionante ganhou destaque nas redes sociais neste final de semana. Imagens de monitoramento de uma rua em Braço do Norte, cidade do sul de Santa Catarina, flagrou uma colisão entre dois veículos, que quase atinge um mulher que andava pela via.

Conforme dados do vídeo, o caso aconteceu por volta das 8h20 do último sábado, 22. A mulher caminha por dentro da rua Nereu Ramos. Quando ela se encontra ao lado de um carro estacionado, modelo Honda HR-V, uma Montana vem em alta em velocidade, por trás, e se choca contra a traseira do veículo parado.

A Montana capota para o lado esquerdo e o Honda se desloca para o lado direito, invadindo a calçada. A mulher, que estava a centímetros do ponto da batida, exatamente entre os carros, não foi atingida.

De acordo com a Polícia Militar de Santa Catarina, que foi acionada para atender a ocorrência, o motorista da Montana não apresentava sinais de embriaguez e não ficou ferido. A identidade dele não foi informada

Para a PM, o homem informou que estava com pressa porque estava se deslocando para uma feira para representar a empresa onde trabalha - de acordo com os agentes, ele estava usando uniforme.

A Polícia informou que o boletim de ocorrência foi lavrado e os carros removidos da via pela seguradora.

O Ministério da Cultura (MinC) emitiu uma nota se solidarizando com o escritor Marcelo Rubens Paiva, que foi alvo de um ataque na tarde deste domingo, 23, durante bloco de carnaval do Baixo Augusta, no centro de São Paulo. Na ocasião, um rapaz arremessou uma lata de bebida e uma mochila na direção do escritor, que não se feriu. O agressor foi retirado do cortejo, segundo organizadores.

Rubens Paiva é o autor do livro Ainda Estou Aqui - que inspirou filme homônimo, indicado a três categorias do Oscar. Em 2025, o bloco de carnaval escolheu homenagear a obra, que retrata as dificuldades enfrentadas pela família Paiva durante o período da ditadura.

"É triste receber a notícia que Marcelo, usando uma máscara da atriz Fernanda Torres, e durante os vários motivos que temos para comemorar sua vida, resistência e obra, tenha sido alvo dessa situação. Nós, do Ministério da Cultura, repudiamos todo e qualquer ato de violência e nos solidarizamos com esse grande nome da nossa história e cultura. Seguir no festejo, só mostra sua grandeza e força", afirmou a ministra Margareth Menezes, em nota.

A musa da escola de samba Independente de Boa Vista, do Espírito Santo, morreu na tarde deste domingo, 23, aos 38 anos, horas depois de participar do desfile de carnaval capixaba do Grupo Especial durante a madrugada. Aline Bianca começou a passar mal na parte da tarde, foi encaminhada para o Hospital Meridional, no município de Serra, sofreu um enfarte e não resistiu. As informações foram confirmadas pela própria agremiação, nas redes sociais.

"É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento de nossa querida Musa, Aline Bianca, ocorrido nesta tarde. Aline, que brilhou intensamente em nosso desfile e encheu nossos corações de alegria nesta madrugada, sofreu uma parada cardíaca e nos deixou de forma inesperada", informou o perfil da escola Independente de Boa Vista no domingo.

No comunicado, a musa é descrita como um mulher inspiradora, que tinha muita dedicação e paixão pelo samba. "Sua presença marcante e sua energia contagiante deixaram uma marca indelével em todos nós. Sua luz continuará a brilhar em nossas memórias e em nossos corações".

Aline Bianca era empresária, proprietária e fundadora do Aline Bianca Company & Hair, um salão de beleza localizado na cidade de Serra. Ela nasceu no Rio de Janeiro, mas morava e tinha seus negócios no Espírito Santo.

Aline iniciou sua carreira como manicure e se tornou nail designer antes de abrir o próprio empreendimento. O salão fundado por ela possuí mais de 100 colaboradores, segundo o site do estabelecimento. A empresária informava nas redes que outro espaço, ainda mais amplo, para 120 funcionários, estava em construção.

Em nota, o Aline Bianca Company & Hair disse que lamenta a morte da sua fundadora e pediu para que, neste momento, as pessoas evitem ligar para os familiares e amigos da empresária. "Assim que possível, traremos mais informações. Agradecemos o carinho e o respeito de todos".

Aline Bianca era casada com o empresário Rafael Aquino, do setor de venda de imóveis. Na manhã deste domingo, antes da morte da esposa, Aquino postou uma foto da empresária durante o desfile da Independente de Boa Vista e fez elogios à mulher.

"Minha musa, esplendor de encanto e luz, és a personificação da beleza que os deuses invejam e que os poetas jamais conseguiriam descrever em palavras. Tua presença é um espetáculo que hipnotiza, um sopro de arte viva que ilumina tudo ao redor. Nenhuma poesia, por mais sublime que seja, alcançaria a grandeza do teu brilho", disse o empresário.