Claudia Raia se despede da Globo após 40 anos: 'Sempre vai ser uma relação de amor'

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Claudia Raia está se despedindo da Rede Globo. A atriz já havia revelado o fim de contrato com a emissora, que termina em julho deste ano. Na segunda-feira, 6, em sua participação no programa Roda Viva da TV Cultura, ela comentou sobre o momento e reconheceu as mudanças que vêm ocorrendo na TV brasileira.

"É uma grande despedida para mim, de muita gratidão, muita alegria, por ter feito a minha história lá dentro. Muitas alianças eu construí, muitos amigos, muitas mãos estendidas eu tive", disse a atriz.

Foram 40 anos ininterruptos na emissora. Ela começou nos anos 1980, no humorístico Viva o Gordo, de Jô Soares. Logo, passou a trabalhar em novelas como Roque Santeiro, Sassaricando e TV Pirata.

"Minha formação profissional foi toda criada ali dentro, com aquelas pessoas. Sou extremamente grata aos Marinho, ao Boni, ao Daniel Filho, a todas as pessoas que me estenderam a mão, tantas coisas importantes fiz lá dentro", continuou Claudia.

Segundo ela, sua saída é um "até logo".

"Minha história com a Globo sempre vai ser uma história de amor, desde os meus 17 anos", afirmou a atriz.

Claudia avalia que o fim da parceria faz parte de um processo de mudanças pelas quais a TV brasileira vêm passando nos últimos anos. "Tive muita sorte por ter tido um salário por 40 anos. Isso é muito raro na nossa profissão", frisou, agradecendo a Globo.

E continuou: "É uma questão de momento do sistema. A TV Globo estava vivendo o que a Hollywood vivia nos anos 1940 e 1950. Não existe mais essa realidade de se ter um elenco todo contratado de 300, 400 atores. Isso é surreal. Não funciona mais assim", avaliou. "Acho importante eles se reestruturarem de novo. Eu como produtora consigo ver esse outro lado."

Perguntada sobre a relevância das novelas na atualidade, Claudia diz que teve a sorte de viver a "época ouro da televisão brasileira", quando as novelas tinham enorme influência na vida dos brasileiros. "Não voltaremos mais a isso. Essa unanimidade não existe mais em nada. Mas a TV aberta tem seu espaço muito forte ainda no Brasil."

Para ela, a novela ainda terá um longo tempo de sobrevivência, embora os números não sejam mais os mesmos.

Em outra categoria

Parte de um casarão localizado na avenida Mem de Sá, principal via da Lapa, região central do Rio, desabou na noite do sábado, 8. Não houve vítimas.

O casarão fica próximo à Cruz Vermelha, ponto de referência na região localizado a menos de um quilômetro da Praça da Apoteose, no sambódromo do Rio, onde foi realizado o desfile das escolas de samba campeãs no desfile deste ano.

Imagens feitas por moradores logo após o desabamento e que circulam nas redes sociais mostram a extensão dos danos. É possível ver o imóvel destruído e os entulhos sobre a calçada da avenida.

Os escombros tomaram parte da via e atingiram um motociclista que passava pela região. Ele sofreu escoriações.

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio informou que foi acionado no início da noite do sábado.

As causas do desabamento ainda não foram reveladas.

O desabamento parcial interditou a Avenida Mem de Sá - o bloqueio permanecia ainda na manhã deste domingo, 9.

Aos domingos, o trecho da Mem de Sá onde o desabamento ocorreu é fechado porque é usado como área de lazer. Também ocorrem ali perto eventos do Instituto de Pesquisa das Culturas Negras (IPCN).

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) realizou a limpeza da via. A Defesa Civil, CET-Rio, Guarda Municipal, Subprefeitura do Centro foram acionadas e atuaram na ocorrência.

O Papa Francisco emitiu uma mensagem neste domingo, 9, agradecendo a voluntários pelo "milagre de ternura" que eles oferecem aos doentes, enquanto o pontífice continua sua recuperação de pneumonia dupla e os médicos relatam algumas notícias positivas: depois de mais de três semanas no hospital, o papa de 88 anos está respondendo bem ao tratamento e mostrou uma "melhora gradual e leve" nos últimos dias.

Pelo quarto domingo consecutivo, o Francisco não apareceu para sua benção semanal do meio dia em Roma, mas o Vaticano distribuiu o texto que ele teria lido se estivesse bem o suficiente.

Nele, o papa argentino agradeceu a todos aqueles que estavam cuidando dele e de outros que estão doentes e passando por uma "noite de dor".

"Irmãos e irmãs, durante minha prolongada hospitalização aqui, eu também experimentei a consideração do serviço e a ternura do cuidado, em particular dos médicos e profissionais de saúde, a quem agradeço do fundo do meu coração", diz a mensagem.

"E enquanto estou aqui, penso em muitas pessoas que de várias maneiras estão próximas dos doentes, e que são para eles um sinal da presença do Senhor. Precisamos disto, do 'milagre da ternura' que acompanha aqueles que estão na adversidade, trazendo um pouco de luz à noite da dor", escreveu o papa.

Em sua ausência, as operações cotidianas do Vaticano continuaram junto com as celebrações de seu Ano Santo, o Jubileu que acontece uma vez a cada quarto de século e que traz milhões de peregrinos a Roma.

No domingo, o cardeal canadense Michael Czerny, que é próximo de Francisco, celebrou a Missa do Ano Santo para voluntários que Francisco deveria ter celebrado. Fonte: Associated Press

Um homem furtou uma viatura da Polícia Militar e fugiu em Arujá, na Grande São Paulo na madrugada deste sábado, 8.

O furto aconteceu durante o atendimento de uma ocorrência de roubo em uma empresa. Os PMs abordaram um suspeito que acabou tendo seu veículo apreendido por irregularidades administrativas - a Secretaria de Segurança Pública não detalhou o motivo da apreensão.

Durante a abordagem, o homem furtou a viatura e fugiu do local. Questionada sobre o registro das imagens pelas câmeras corporais dos agentes, a SSP afirmou que a "Polícia Militar instaurou um procedimento para apurar as circunstâncias relativas aos fatos". O furto está sendo investigado pela Delegacia da Polícia Civil de Arujá, ainda de acordo com a pasta.

O veículo foi recuperado. "As diligências estão em curso para localizar o autor, bem como esclarecer os fatos", diz a SSP.

Questionada sobre o registro das imagens pelas câmeras corporais dos agentes, a SSP afirmou que a "Polícia Militar instaurou um procedimento para apurar as circunstâncias relativas aos fatos". O furto está sendo investigado pela Delegacia da Polícia Civil de Arujá, ainda de acordo com a pasta. O veículo foi recuperado. "As diligências estão em curso para localizar o autor, bem como esclarecer os fatos", diz a SSP.