Burro que serviu de inspiração para 'Shrek' está doente e precisa da ajuda de fãs

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O burro Perry, que serviu de modelo para o melhor amigo de Shrek na animação de sucesso da Dreamworks, enfrenta problemas de saúde, devido ao avanço de sua idade. Ele vive em Palo Alto, na Califórnia, em uma fazenda para burros no parque Barron, a Park Barron Donkeys. A organização pede doações para custear as despesas de Perry, Buddy e April, que atualmente residem no local.

Entre os tratamentos de Perry para a artrite, a síndrome de Cushing equina, doença endócrina que causa distúrbios hormonais, e os custos de vida dos animais, a organização gasta cerca de 40 mil dólares anuais, segundo a cuidadora Jenny Kiratli disse para o Washington Post. Os burros em miniatura, espécie de April, Buddy e Perry, vivem uma média de 30 a 35 anos.

75 dólares

Perry, de 30 anos, modelou para o amado personagem Burro, de Shrek, em 1999, quando a equipe da Pacific Data Images visitou o pasto para tirar fotos e compreender como a espécie é e como os animais se movem. Segundo o site da organização, "eles doaram apenas 75 dólares para o pasto, e Perry não foi mencionado nos créditos".

A Câmara Municipal de Palo Alto aprovou, no mês de maio, a proposta de ajudar os burros, combinando as doações comunitárias de até 10 mil dólares, desde que sejam arrecadadas até o prazo proposto, em 23 de junho. Atualmente, a Park Barron Donkeys possui, com a ajuda de moradores e fãs que doaram, cerca de 5 mil dólares.

"As crianças da vizinhança adoram ver os burros no pasto e estão ansiosas para vê-los em nossos eventos comunitários", disse Gwen Luce, uma das vizinhas do local, também para o Washington Post. A comunidade de Palo Alto possui a tradição de acariciar e cuidar dos animais desde 1934, quando a família Bol, vinda da Holanda, trouxe uma pequena manada para a cidade.

Sobre o carinho de Palo Alto e do parque Barron com Perry, April e Buddy, a cuidadora Kiratli completa que os animais "trazem muita alegria às pessoas". Há algo em olhar nos olhos de um burro que é realmente terapêutico", finaliza.

Confira o Perry aqui

Em outra categoria

A rede de fast food Burger King anunciou que dará o novo lanche BK Taste de graça para advogados, em uma campanha de marketing. A promoção será válida entre esta segunda-feira, 13, e a quarta-feira, 15.

Para participar, os advogados devem ir até o drive-thru de uma das lojas participantes e apresentar a carteirinha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Será permitida apenas uma retirada por CPF e não será possível utilizar a carteirinha de outro advogado nem cópia da carteira.

A marca vem realizando ações do tipo no último ano, tendo oferecido itens do cardápio de forma gratuita para calvos, estudantes que fizeram o Enem, pessoas que votaram nas eleições e pessoas de até 1,55 m de altura.

O mote da campanha é "provar" que o lanche não é uma cópia, devido à semelhança do nome do hambúrguer com outros de concorrentes. Em vídeo publicado nas redes sociais, o Burger King afirma que o tal concorrente (que não tem o nome citado) teria copiado o Whooper, do próprio BK, existente desde 1957.

O Ministério da Saúde informou que enviou 100% da demanda por imunizantes apresentada pelos Estados no último mês, e que todas as vacinas do calendário básico estão com estoques abastecidos.

De acordo com a Pasta, entre 2023 e 2024, foram enviadas 604 milhões de doses a todos os Estados. O Ministério da Saúde informou, ainda, que até novembro de 2024 o Brasil registrou aumento na cobertura de 15 das 16 vacinas do calendário infantil, e que dessas, 12 ultrapassaram o porcentual de 2023.

No ano passado o Ministério havia anunciado mais de R$ 7 bilhões dentro do Plano de Vacina para 2025, sem contar eventuais novas incorporações. O orçamento permite a compra de pelo menos 260 milhões de doses, garantindo o abastecimento em todo o território nacional.

Um homem morreu após um caminhão tombar e explodir na madrugada deste sábado, 11, na zona norte de São Paulo. O caso ocorreu por volta das 3h50 na Rua General Jerônimo Furtado, na região do Jaçanã.

Conforme a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP), a Polícia Militar foi acionada para atender à ocorrência e, ao chegar ao local, constatou que um caminhão havia tombado, colidindo com o muro de uma creche e de uma residência.

O caminhão explodiu com o acidente, e a vítima, que não teve a identidade ou a idade reveladas, foi encontrada carbonizada na cabine do veículo. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o caminhão em chamas logo após a colisão.

A secretaria afirmou, em nota, que foi solicitada perícia ao Instituto de Criminalística (IC). O Corpo de Bombeiros também compareceu ao local para prestar atendimento. O caso foi registrado como incêndio, tombamento e morte suspeita no 73° Distrito Policial (Jaçanã).