Ricardo Castilho, fundador da revista Prazeres da Mesa, morre aos 59 anos

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A gastronomia brasileira está em luto. Morreu na manhã desta terça-feira, 18, em São Paulo, o jornalista gastronômico Ricardo Castilho. Diretor editorial e um dos fundadores da revista Prazeres da Mesa, publicação de grande importância para o segmento de gastronomia no País, ele tinha 59 anos e sofreu um enfarte agudo do miocárdio.

Castilho iniciou a sua carreira profissional em 1985, como assessor de imprensa do Fundo Social de Solidariedade. Depois, ingressou na Editora Abril, onde atuou como repórter e editor da revista Playboy. Foi neste período que ele começou a produzir reportagens sobre gastronomia e mergulhou no mundo dos vinhos, que eram a sua grande paixão (ao lado do Palmeiras, diga-se de passagem). O jornalista era membro das confrarias de vinhos do Alentejo, Dão e Vinho do Porto, em Portugal, além de cavalheiro da confraria de Champagne, na França.

Em 2003, ele criou o projeto da Prazeres da Mesa, da qual era sócio ao lado de sua esposa, Claudia Esquilante, e do casal Mariella Lazaretti e Georges Schnyder. Também foi um dos idealizadores da plataforma Mundo Mesa, com a qual realizou diversos eventos gastronômicos, entre congressos e aulas de culinária, de norte a sul do Brasil. O maior deles, a Semana Mesa São Paulo, trouxe ao Brasil alguns dos chefs mais importantes do mundo, como os espanhóis Ferran Adrià e Quique Dacosta, o francês Michel Bras, além dos peruanos Gastón Acurio, Virgilio Martínez e Pia León.

Conhecido por sua competência, por sua ética profissional e pela generosidade, revelou inúmeros talentos da gastronomia nacional, além de trazer aos holofotes diversos produtores artesanais. Querido pelos colegas do meio, tinha um senso de humor afiado e era um grande contador de histórias. Castilho deixa a esposa, Claudia Esquilante, e os filhos, Ricardo Júnior, Carolina e João Paulo.

Em outra categoria

A professora aposentada Diva Guimarães, que se tornou conhecida nacionalmente após emocionar presentes na Flip - Festa Literária Internacional de Paraty de 2017, morreu, aos 85 anos. A morte foi anunciada nas redes sociais neste sábado, 11, e confirmada pelo serviço funerário de Curitiba (PR). O velório e sepultamento ocorrerão amanhã, 12, na Capela Luto Curitiba, na capital paranaense.

Diva Guimarães viralizou nas redes sociais após fazer um relato comovente durante uma sessão da Flip que contava com a presença do ator Lázaro Ramos. Ela contou ser neta de escravos e falou sobre como superou obstáculos para virar professora, profissão à qual dedicou 40 anos.

"Aos 6 anos, eu amadureci", disse em sua fala. "As freiras do meu colégio contavam a seguinte história: Deus criou um rio e mandou todos tomarem banho. As pessoas que são brancas (que eram trabalhadoras, inteligentes) chegaram nesse rio, tomaram banho e ficaram brancos. Nós chegamos no final, quando todos tinham tomado banho, e o rio só tinha lama. Nós só conseguíamos tocar as mãos e os pés no rio. E era por isso que só tínhamos as palmas das mãos e as solas dos pés claras. Era isso que ela contava para os brancos para dizer que nós éramos preguiçosos."

Foi aplaudida de pé pela plateia e deixou até Ramos emocionado, conforme relato publicado pelo Estadão na época. Em apenas um dia, os vídeos com a fala de Dona Diva haviam acumulado mais de 12 milhões de visualizações nas redes sociais.

Anos depois, Diva foi convidada por Ramos para uma participação especial no filme Medida Provisória, lançado em 2022 e dirigido por ele. "Dona Diva é mais uma das janelas de inspiração que o Medida Provisória tenta abrir. Agradeço todos os dias por tê-la encontrado e por aprender com ela cada vez que a gente se fala", escreveu Ramos nas redes sociais, pouco após o lançamento do filme.

Um avião de pequeno porte caiu na tarde deste sábado, 11, em Montenegro, interior do Rio Grande do Sul. Havia dois homens a bordo, de 49 e 54 anos. Eles foram socorridos, ambos conscientes, e encaminhados para um hospital da região, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Estado.

A corporação informou ainda que o avião, do tipo planador, caiu logo após decolar do aeroclube de Montenegro, cidade a cerca de 60 quilômetros de Porto Alegre.

O piloto e o outro homem que estava na aeronave foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos dois.

A rede de fast food Burger King anunciou que dará o novo lanche BK Taste de graça para advogados, em uma campanha de marketing. A promoção será válida entre esta segunda-feira, 13, e a quarta-feira, 15.

Para participar, os advogados devem ir até o drive-thru de uma das lojas participantes e apresentar a carteirinha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Será permitida apenas uma retirada por CPF e não será possível utilizar a carteirinha de outro advogado nem cópia da carteira.

A marca vem realizando ações do tipo no último ano, tendo oferecido itens do cardápio de forma gratuita para calvos, estudantes que fizeram o Enem, pessoas que votaram nas eleições e pessoas de até 1,55 m de altura.

O mote da campanha é "provar" que o lanche não é uma cópia, devido à semelhança do nome do hambúrguer com outros de concorrentes. Em vídeo publicado nas redes sociais, o Burger King afirma que o tal concorrente (que não tem o nome citado) teria copiado o Whooper, do próprio BK, existente desde 1957.