Torcida do Boi Caprichoso debocha de ex-BBB Isabelle Nogueira

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O tradicional Festival de Parintins terminou neste domingo, 30, com a vitória do Boi Caprichoso, o de cor azul, que garantiu o tricampeonato. Mas nem tudo foi calmaria na competição que ocorreu no Bumbódromo, em Parintins, no Amazonas.

Parte da torcida do Caprichoso resolveu provocar Isabelle Nogueira, ex-participante do 'BBB 24', que ocupa o cargo de cunhã poranga do Boi Garantido, o vermelho, que saiu derrotado neste ano.

"Marciele, mãe da Isabelle", gritou a torcida, em vídeo que foi publicado nas redes sociais. Marciele é Marciele Albuquerque. Ela ocupa o mesmo cargo de cunhã poranga no Caprichoso, personagem importante dentro do festival.

O "mãe" dito pela torcida refere-se a uma posição superior, ou seja, dá a entender de que Isabelle está em posição de inferioridade perante Marciele.

O comportamento da torcida refletiu a disputa acirrada entre o Caprichoso e Garantido neste ano. O boi azul superou o vermelho por apenas 0,1 ponto, o que tornou tudo mais emocionante.

Em outra categoria

As chuvas que caem em São Paulo nesta terça-feira, 25, deixam as zonas norte e oeste da capital em estado de atenção para alagamentos, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergência Climáticas da Prefeitura. A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta severo informando que "uma chuva forte" se espalha pelas duas regiões . "Tenha cuidado nas próximas horas. Abrigue-se", destaca o órgão.

De acordo com o CGE, as regiões mais atingidas são Pirituba, Freguesia do Ó e Lapa. Há o risco também para queda de granizo, informa o órgão. As marginais Tietê e Pinheiros também entraram, às 18h10, em estado de atenção por conta dos temporais.

"Áreas de chuva formadas pelo calor e a atuação da brisa marítima começam a atuar na cidade", diz o CGE. "Chove forte e isolado entre as zonas norte e oeste, principalmente nas subprefeituras de Pirituba/Jaraguá, Freguesia do Ó e Lapa. Há potencial para queda de granizo e formação de alagamentos", informou a Prefeitura.

Para os próximos dias, a tendência é de um cenário parecido: manhãs com altas temperaturas e pancadas de chuvas fortes no período da tarde. A previsão para quarta-feira, 26, é máxima de 32°C e precipitações entre o meio da tarde e início da noite, resultado de uma combinação de calor com brisa marítima.

Conforme o CGE, os sistemas meteorológicos não indicam a chegada de uma frente fria que possa alterar este cenário nos próximos dias.

"Desta forma, diante de temperaturas elevadas e com baixos índices de umidade do ar, a recomendação é beber água à vontade, manter-se hidratado, evitar exercícios físicos ao ar livre nas horas mais quentes do dia, principalmente entre 11h e 16h", recomenda o centro. "Sempre que possível, utilizar umidificadores nos ambientes internos das residências, como toalhas molhadas e recipientes com água."

Um dos alvos da Operação Hydra, que mira fintechs suspeitas de ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC), é o policial civil Cyllas Salerno Elia Júnior. Ele teve a prisão preventiva decretada pela Justiça.

Não é a primeira vez que o policial entra na mira da PF. Ele já havia sido preso preventivamente em novembro, na Operação Dólar Tai-pan, mas conseguiu um habeas corpus no mês seguinte.

O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, afirmou em entrevista coletiva nesta terça-feira, 25, que a soltura dele demonstra uma falta de compreensão sobre o patamar alcançado pelo crime organizado.

"Nas estruturas do sistema de justiça, em tribunais superiores, às vezes se tem uma interpretação onde tratam alguém ligado a um crime organizado, a organização criminosa, como um crime comum, sendo que não é", afirmou o procurador-geral. "Eu não estou falando aqui de endurecimento (da legislação), mas de aplicação."

Salerno foi citado na delação premiada do corretor de imóveis Antônio Vinicius Lopes Gritzbach, executado a tiros no aeroporto de Guarulhos em novembro de 2024.

Em depoimento na Corregedoria da Polícia Civil, uma semana antes de ser assassinado, Gritzbach afirmou que o policial é sócio fintech 2Go Instituição de Pagamento Ltda, que teria lavado R$ 6 bilhões. Também declarou que o agente teria negócios com Rafael Maeda, o Japa, e Anselmo Santa Fausta, o Cara Preta, ambos integrantes do PCC e já mortos.

O promotor de Justiça Lincoln Gakiya, um dos responsáveis pela operação, disse que a delação revelou um "braço corrupto do Estado".

"Sem essa infiltração nas estruturas do Estado certamente o PCC não teria atingido o nível que atinge hoje. A gente espera, sinceramente, que com as investigações, com os processos, que o Estado promova as medidas necessárias para extirpar esses servidores ou policiais do serviço público", declarou a jornalistas.

O papa Francisco, de 88 anos, permanece em estado crítico, mas estável, com seus parâmetros sanguíneos estáveis e sem novas crises respiratórias, segundo boletim divulgado nesta terça-feira, 25, pelo Vaticano na tarde desta terça-feira, 25.

O Vaticano informou que o pontífice passou por uma tomografia computadorizada de acompanhamento no início da noite desta terça para verificar a infecção pulmonar, mas não forneceu detalhes. Os médicos disseram que, independentemente disso, ele não teve mais nenhuma crise respiratória e que seu prognóstico permaneceu reservado. De manhã, após receber a Eucaristia, ele retomou as atividades de trabalho, disse o comunicado.

Mais cedo, o Vaticano informou que o papa teve uma boa noite de descanso. "O papa descansou bem a noite toda", disse a Santa Sé no 12º dia de hospitalização em Roma, a mais longa desde que foi eleito pontífice em 2013.

Na noite de segunda-feira, 24, centenas de pessoas, incluindo cardeais, bispos e membros da Cúria Romana, se reuniram na Praça de São Pedro para rezar o Rosário pelo papa Francisco. (Com AP)