Bon Jovi ajuda a salvar mulher que tentava pular de ponte em Nashville

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Alerta: o texto abaixo trata de temas como suicídios e transtornos

mentais. Se você está passando por problemas, veja ao final dele onde buscar ajuda.

A polícia de Nashville, cidade no Estado do Tennessee (EUA), postou um reconhecimento ao cantor Jon Bon Jovi por socorrer uma mulher na ponte de pedestres John Seigenthaler na noite de terça-feira, 10. De acordo com a declaração, publicada nas redes sociais do Departamento de Polícia Metropolitana de Nashville nesta quarta-feira, 11, Bon Jovi "ajudou a persuadi-la a se afastar da borda da ponte sobre o rio Cumberland e ir para um lugar seguro".

"É preciso que todos nós ajudemos a manter uns aos outros seguros", acrescentou no comunicado o chefe de polícia de Nashville, John Drake.

O The New York Times definiu o episódio como um "inesperado caso de estar no lugar certo na hora certa". Segundo o veículo, o artista, de 62 anos, estava filmando cenas para um videoclipe de sua música The People's House no local. A ponte permaneceu aberta ao público durante as filmagens, o que levou à passagem de pedestres pelas equipes.

No vídeo do momento, divulgado pelo departamento policial, Bon Jovi caminhava pela ponte com a equipe de filmagem quando eles percebem a mulher "pendurada" no parapeito da estrutura, de frente para o rio.

Acompanhado por uma assistente de produção, ele acena e se aproxima. O rockstar parece falar com a mulher e, após alguns momentos, os dois a levantam para a parte de dentro da ponte. O cantor, que é visto dando um abraço na mulher, também a acompanha para que ela deixe a ponte John Seigenthaler. O vídeo chegou a ser removido do YouTube pelo conteúdo sensível relacionado às diretrizes da comunidade sobre "suicídio e automutilação" da plataforma.

Procurado por veículos de comunicação, um representante de Bon Jovi informou que o astro optou por não compartilhar detalhes do incidente com jornalistas "por respeito à cidadã que passou por um momento de crise".

Ainda segundo o NYT, o cantor tem experiência e teria recebido treinamento para conversar com pessoas em situações vulneráveis. A JBJ Soul Foundation que ele iniciou com a mulher, Dorotheia, apoia organizações comunitárias e atua "para quebrar o ciclo de fome, pobreza e falta de moradia" em 12 Estados americanos.

Onde buscar ajuda

Se você está passando por sofrimento psíquico ou conhece alguém nessa situação, veja abaixo onde encontrar ajuda:

Centro de Valorização da Vida (CVV) - Se estiver precisando de ajuda imediata, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV), serviço gratuito de apoio emocional que disponibiliza atendimento 24 horas por dia. O contato pode ser feito por e-mail, pelo chat no site ou pelo telefone 188.

Canal Pode Falar - Iniciativa criada pelo Unicef para oferecer escuta para adolescentes e jovens de 13 a 24 anos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

SUS - Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) voltadas para o atendimento de pacientes com transtornos mentais. Há unidades específicas para crianças e adolescentes. Na cidade de São Paulo, são 33 Caps Infantojuventis.

Mapa da Saúde Mental - O site traz mapas com unidades de saúde e iniciativas gratuitas de atendimento psicológico presencial e online. Disponibiliza ainda materiais de orientação sobre transtornos mentais.

Em outra categoria

As chuvas que caem em São Paulo nesta terça-feira, 25, deixam as zonas norte e oeste da capital em estado de atenção para alagamentos, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergência Climáticas da Prefeitura. A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta severo informando que "uma chuva forte" se espalha pelas duas regiões . "Tenha cuidado nas próximas horas. Abrigue-se", destaca o órgão.

De acordo com o CGE, as regiões mais atingidas são Pirituba, Freguesia do Ó e Lapa. Há o risco também para queda de granizo, informa o órgão. As marginais Tietê e Pinheiros também entraram, às 18h10, em estado de atenção por conta dos temporais.

"Áreas de chuva formadas pelo calor e a atuação da brisa marítima começam a atuar na cidade", diz o CGE. "Chove forte e isolado entre as zonas norte e oeste, principalmente nas subprefeituras de Pirituba/Jaraguá, Freguesia do Ó e Lapa. Há potencial para queda de granizo e formação de alagamentos", informou a Prefeitura.

Para os próximos dias, a tendência é de um cenário parecido: manhãs com altas temperaturas e pancadas de chuvas fortes no período da tarde. A previsão para quarta-feira, 26, é máxima de 32°C e precipitações entre o meio da tarde e início da noite, resultado de uma combinação de calor com brisa marítima.

Conforme o CGE, os sistemas meteorológicos não indicam a chegada de uma frente fria que possa alterar este cenário nos próximos dias.

"Desta forma, diante de temperaturas elevadas e com baixos índices de umidade do ar, a recomendação é beber água à vontade, manter-se hidratado, evitar exercícios físicos ao ar livre nas horas mais quentes do dia, principalmente entre 11h e 16h", recomenda o centro. "Sempre que possível, utilizar umidificadores nos ambientes internos das residências, como toalhas molhadas e recipientes com água."

Um dos alvos da Operação Hydra, que mira fintechs suspeitas de ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC), é o policial civil Cyllas Salerno Elia Júnior. Ele teve a prisão preventiva decretada pela Justiça.

Não é a primeira vez que o policial entra na mira da PF. Ele já havia sido preso preventivamente em novembro, na Operação Dólar Tai-pan, mas conseguiu um habeas corpus no mês seguinte.

O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, afirmou em entrevista coletiva nesta terça-feira, 25, que a soltura dele demonstra uma falta de compreensão sobre o patamar alcançado pelo crime organizado.

"Nas estruturas do sistema de justiça, em tribunais superiores, às vezes se tem uma interpretação onde tratam alguém ligado a um crime organizado, a organização criminosa, como um crime comum, sendo que não é", afirmou o procurador-geral. "Eu não estou falando aqui de endurecimento (da legislação), mas de aplicação."

Salerno foi citado na delação premiada do corretor de imóveis Antônio Vinicius Lopes Gritzbach, executado a tiros no aeroporto de Guarulhos em novembro de 2024.

Em depoimento na Corregedoria da Polícia Civil, uma semana antes de ser assassinado, Gritzbach afirmou que o policial é sócio fintech 2Go Instituição de Pagamento Ltda, que teria lavado R$ 6 bilhões. Também declarou que o agente teria negócios com Rafael Maeda, o Japa, e Anselmo Santa Fausta, o Cara Preta, ambos integrantes do PCC e já mortos.

O promotor de Justiça Lincoln Gakiya, um dos responsáveis pela operação, disse que a delação revelou um "braço corrupto do Estado".

"Sem essa infiltração nas estruturas do Estado certamente o PCC não teria atingido o nível que atinge hoje. A gente espera, sinceramente, que com as investigações, com os processos, que o Estado promova as medidas necessárias para extirpar esses servidores ou policiais do serviço público", declarou a jornalistas.

O papa Francisco, de 88 anos, permanece em estado crítico, mas estável, com seus parâmetros sanguíneos estáveis e sem novas crises respiratórias, segundo boletim divulgado nesta terça-feira, 25, pelo Vaticano na tarde desta terça-feira, 25.

O Vaticano informou que o pontífice passou por uma tomografia computadorizada de acompanhamento no início da noite desta terça para verificar a infecção pulmonar, mas não forneceu detalhes. Os médicos disseram que, independentemente disso, ele não teve mais nenhuma crise respiratória e que seu prognóstico permaneceu reservado. De manhã, após receber a Eucaristia, ele retomou as atividades de trabalho, disse o comunicado.

Mais cedo, o Vaticano informou que o papa teve uma boa noite de descanso. "O papa descansou bem a noite toda", disse a Santa Sé no 12º dia de hospitalização em Roma, a mais longa desde que foi eleito pontífice em 2013.

Na noite de segunda-feira, 24, centenas de pessoas, incluindo cardeais, bispos e membros da Cúria Romana, se reuniram na Praça de São Pedro para rezar o Rosário pelo papa Francisco. (Com AP)