'Altas Horas' de hoje é voltado às crianças com Galinha Pintadinha, Mundo Bita e Mussa

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O Altas Horas de hoje, sábado, 28, é dedicado às crianças e traz como convidados Isabelle Drummond, Aline Wirley, Igor Rickli, Antônio Carmelo, Mussa, Buzzi, Ovelha, Malu Rodrigues e grupos de artistas voltados ao público infantil, como Mundo BIta, Patati Patatá, Galinha Pintadinha e Os Kombinados.

Além de diversas músicas próprias de cada um, haverá interpretações de canções como Sítio do Picapau Amarelo (de Gilberto Gil), Fico Assim Sem Você (Claudinho e Buchecha) e O Carimbador Maluco (Raul Seixas).

O Altas Horas de hoje vai ao ar na Globo às 23h20, após o Estrela da Casa, e tem previsão de duração até 1h10, quando começa a Faixa Combate - Jungle Fight. O programa é apresentado por Serginho Groisman, que interage com plateia e convidados.

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O governo estadual quer duplicar 45 quilômetros da Rodovia Rio-Santos (SP-055), entre as cidades de Caraguatatuba e Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. A estrada turística dá acesso a mais de 100 praias da orla e das ilhas da costa norte do Estado. De acordo com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), a duplicação deve começar no fim de 2025, com previsão de 36 meses de obras. No modelo de parceria público-privada, a obra deverá custar R$ 3 bilhões.

A duplicação foi anunciada nesta segunda-feira, 18, pelo governador durante a entrega do Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios, em Caraguatatuba. Os estudos, em fase final, são realizados pela Concessionária Tamoios. O projeto divide a duplicação em três trechos, todos com o mesmo padrão de pistas duplas.

O primeiro trecho vai da orla do Massaguaçu, na zona norte de Caraguatatuba, até a divisa com Ubatuba. O segundo vai da Praia de Maranduba, na região sul de Ubatuba, até próximo da cidade, e terá travessias subterrâneas e paisagismo. O último chega às proximidades da Praia Grande, em Ubatuba, com travessias e barreiras verdes.

Na região da Praia Grande está prevista a construção de um túnel de 3,5 km para reduzir a necessidade de desapropriações e intervenções em área urbanizada. Nos trechos que cortam núcleos urbanos com praias, haverá ciclofaixas, espaço para quiosques e travessias para pedestres. O governo acredita que não haverá grandes entraves para o licenciamento da duplicação, pois a obra será realizada no eixo da rodovia atual, com baixo impacto ambiental.

Atualmente, a Rio-Santos, que em São Paulo tem o nome oficial de Rodovia Manoel Hypolito do Rego, está sob a responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Com a duplicação, a rodovia também deve ser concedida e terá cobrança de pedágio no sistema free flow.

Mobilidade e turismo

A duplicação vai melhorar a mobilidade entre o litoral norte de São Paulo e a Costa Verde, no litoral sul do Rio, incluindo cidades de grande relevância turística, como Paraty e Angra dos Reis, além da capital fluminense. Do lado paulista, as pistas duplas beneficiam também as cidades de São Sebastião e Ilhabela, que juntas somam mais de 90 praias.

Para duplicar totalmente a Rio-Santos paulista, vai faltar a construção da segunda pista em quase 100 quilômetros, desde o entroncamento com a Cônego Domênico Rangoni, no Guarujá, até Juquehy. Já foram anunciados planos de duplicação, mas não há projetos aprovados.

A Rio-Santos é considerada uma das estradas mais bonitas do Brasil, por cortar um cenário entre praias deslumbrantes e as montanhas da Serra do Mar. É também a principal rota turística do Estado de São Paulo, embora sujeita a deslizamentos e erosões. Em 2002, segundo o governo estadual, mais de 7,5 milhões de veículos passaram pelo trecho de Caraguatatuba. Procurada, a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) informou que a duplicação passa por estudo de viabilidade.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O governo do Estado de São Paulo quer duplicar 45 quilômetros da rodovia Rio-Santos (SP-055), entre as cidades de Caraguatatuba e Ubatuba, no litoral norte. A estrada turística dá acesso a mais de 100 praias da orla e das ilhas da costa norte do Estado. De acordo com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), a duplicação deve começar no final de 2025, com previsão de 36 meses de obras. No modelo de parceria público-privada (PPP), a obra deverá custar R$ 3 bilhões.

A duplicação foi anunciada pelo governador durante a entrega do Contorno Sul da rodovia dos Tamoios, nesta segunda-feira, 18, em Caraguatatuba. Os estudos, em fase final, são realizados pela Concessionária Tamoios. O projeto divide a duplicação em três trechos, todos com o mesmo padrão de pistas duplas, divididas por canteiro central.

Segundo os estudos, o primeiro trecho vai da orla do Massaguaçu, na zona norte de Caraguatatuba, até a divisa com Ubatuba. O segundo vai da Praia de Maranduba, na região sul de Ubatuba, até próximo da cidade, e terá travessias subterrâneas e paisagismo. O último chega às proximidades da Praia Grande, em Ubatuba, com travessias e barreiras verdes.

Na região da Praia Grande está prevista a construção de um túnel de 3,5 km para reduzir a necessidade de desapropriações e intervenções em área urbanizada. Nos trechos que cortam núcleos urbanos com praias, haverá ciclofaixas, espaço para quiosques e travessias para pedestres.

O governo acredita que não haverá grandes entraves para o licenciamento da duplicação, pois a obra será realizada no eixo da rodovia atual, com baixo impacto ambiental. O processo para obtenção das licenças será iniciado assim que o projeto estiver concluído.

Atualmente, a Rio-Santos, que em São Paulo tem o nome oficial de Rodovia Manoel Hypolito do Rego, está sob a responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Com a duplicação, a rodovia também deve ser concedida e terá cobrança de pedágio no sistema free flow, tecnologia adotada pelo governo paulista para todas as novas concessões.

A duplicação vai melhorar a mobilidade entre o litoral norte de São Paulo e a Costa Verde, no litoral sul do Rio de Janeiro, incluindo cidades de grande relevância turística, como Paraty e Angra dos Reis, além da capital fluminense. Do lado paulista, as pistas duplas beneficiam também as cidades de São Sebastião e Ilhabela, que juntas somam mais de 90 praias.

Para duplicar totalmente a Rio-Santos paulista, vai faltar a construção da segunda pista em quase 100 quilômetros, desde o entroncamento com a rodovia Cônego Domênico Rangoni, em Guarujá, na Baixada Santista, até Juquehy, em São Sebastião. Já foram anunciados planos de duplicação, mas ainda não há projetos aprovados.

A Rio-Santos é considerada uma das estradas mais bonitas do Brasil, por cortar um cenário entre praias deslumbrantes e as montanhas da Serra do Mar. É também a principal rota turística do Estado de São Paulo, embora sujeita a deslizamentos e erosões em períodos chuvosos. Em 2002, segundo o governo estadual, mais de 7,5 milhões de veículos passaram pelo trecho de Caraguatatuba.

A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) do governo estadual informou que a duplicação da SP-55, no trecho entre Caraguatatuba e Ubatuba, passa por estudos de viabilidade realizados pela Concessionária Tamoios. Após a conclusão, será definido o projeto para posterior início das obras, no final de 2025.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou nesta segunda-feira, 18, um projeto de lei que busca instituir a Lei Geral dos Agentes de Trânsito. Proposto pelo deputado Nicoletti (União-RR) e relatado pelo deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP), o projeto inclui os agentes de trânsito no sistema de segurança pública, o que daria o direito a porte de armas.

O texto estabelece um marco regulatório para os agentes de trânsito estaduais, distritais e municipais, definindo suas atribuições na educação, fiscalização e operação do trânsito. Além disso, o projeto reconhece a atividade como de natureza policial, mas restrita à segurança viária.

O relator destacou que o projeto respeita a autonomia dos Estados e municípios para organizar suas próprias carreiras, vinculando a definição de agente de trânsito exclusivamente aos fins da lei e às prerrogativas estabelecidas.

"É necessário proceder a um ajuste redacional que exija dos agentes de trânsito a formação funcional específica para o uso de armas, além de submeter a atividade a mecanismos de controle e fiscalização, conforme ocorre com as demais carreiras públicas que possuem a prerrogativa do porte de armas", escreveu Bilynskyj.

A regulamentação é vista como uma forma de alinhar os agentes de trânsito às demais carreiras de segurança pública, sem interferir na estrutura organizacional dos entes federados.

A proposta também detalha os critérios mínimos para ingresso na carreira de agente de trânsito, que passam a ser idade mínima de 18 anos, nacionalidade brasileira, CNH válida e sem impedimentos, ensino superior completo e "idoneidade moral".

O projeto, votado em caráter conclusivo, segue direto para o Senado, sem necessidade de votação no plenário da Câmara. Por lá, deve passar pelas comissões temáticas e, caso mantenha o caráter conclusivo e for aprovado sem modificações, segue direto para sanção presidencial.