John Amos, ator de 'um Príncipe em Nova York', morre aos 84 anos

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
John Amos, ator mais conhecido pelo filme Um Príncipe em Nova York, morreu em 21 de agosto, aos 84 anos, em Los Angeles, Estados Unidos. A informação só foi divulgada pela família nesta terça-feira, 1º de outubro.

"É com profunda tristeza que compartilho com vocês que meu pai fez sua passagem", afirmou o filho Kelly Christopher Amos em uma declaração. "Ele era um homem com o coração mais gentil e de ouro… E era amado no mundo todo. Muitos fãs o consideram seu pai da TV. Ele viveu uma vida boa. Seu legado persistirá em seus excelentes trabalhos na televisão e no cinema como ator".

Amos nasceu em 1939 em Newark, New Jersey, nos Estados Unidos. Antes de investir na carreira de ator, foi jogador de futebol americano universitário na Universidade Estadual do Colorado e jogou pelo Kansas City Chiefs na offseason da NFL de 1967.

Sua carreira como ator decolou nos anos 1970, quando interpretou o meteorologista Gordon Howard na sitcom The Mary Tyler Moore Show. Em seguida, estrelou Good Times, spin off de Tudo em Família. Também fez participações recorrentes em The West Wing e outras séries populares da TV americana, sobretudo de comédia, como Tudo Sobre os Andersons, Two and a Half Men e Um Maluco no Pedaço.

Em 1977, foi indicado ao Emmy pelo papel na minissérie histórica Raízes. A trama aborda a escravidão nos Estados Unidos e recebeu diversos prêmios, após alcançar forte audiência no país. Seu último papel nas telinhas foi em Suits LA, que ainda não foi ao ar.

No cinema, ficou conhecido por atuar em Um Príncipe em Nova York (1988) e na sequência Um Príncipe em Nova York 2 (2021), ambos filmes protagonizados por Eddie Murphy. Também trabalhou em longas como Condenação Brutal (1989), Duro de Matar 2 (1990) e Pai de Folga (2022). Postumamente, será tema de um documentário sobre sua vida, America's Dad, produzido por seu filho.

Em outra categoria

Um ciclone extratropical potencialmente perigoso passará pelo Sul do Brasil esta semana, segundo a empresa de meteorologia Climatempo. São esperadas tempestades e ventos fortes na quinta-feira, 24, em todos os Estados do Sul - especialmente no Rio Grande do Sul.

A Climatempo diz que, a partir de quarta-feira, 24, já deve ocorrer "acentuada queda da pressão atmosférica" sobre o norte da Argentina, caminhando para a formação de uma frente fria e o ciclone extratropical entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul na quinta-feira.

Ainda conforme a empresa de meteorologia, o ciclone previsto tem chamado a atenção de meteorologistas por ter potencial para alcançar pressão atmosférica muito baixa no seu centro, abaixo de 1.000 hectopascais (hPa).

Os especialistas consideram que centros de pressão atmosférica com 1.000 hPa ou menos têm maior potencial para provocar tempestades com ventos muito fortes.

Nesta terça-feira, 22, os três Estados do Sul já têm aumento na tendência de pancadas de chuva. Essa precipitação deve se intensificar ao longo da semana, assim como o tempo frio. A mínima é de 18ºC e a máxima de 23ºC em Porto Alegre na sexta-feira, e de 16ºC e 20ºC no sábado.

E nas outras regiões?

No Sudeste, uma frente fria se afasta do Espírito Santo no decorrer desta segunda-feira, 21, mas muitas áreas de nuvens e chuva continuam espalhadas sobre o território capixaba, o Rio De Janeiro e Minas Gerais, podendo haver pancadas de chuva.

"São Paulo é o Estado que tem menos chuva nesta segunda-feira", afirma a Climatempo. Mas, na terça-feira, as condições para pancadas de chuva aumentam, com risco para temporais até sexta-feira. O Estado já enfrentou temporais nos últimos dois fins de semana, incluindo com transtornos causados pela falta de luz Cerca de 3,1 milhões de imóveis ficaram sem energia elétrica na região metropolitana - o blecaute durou dias para parte dos imóveis.

No Centro-Oeste, áreas de instabilidade perdem força. No entanto, o ar quente úmido continua sobre a região, mantendo as condições de formação de nuvens carregadas ao longo da semana.

Pancadas de chuva com raios devem continuar à tarde e à noite em todos os Estados da região, mas com menos frequência do que no fim de semana. Em Mato Grosso do Sul, o risco de temporais tende a aumentar na quinta-feira por influência do ciclone extratropical.

No Nordeste, uma massa de ar seco deve predominar sobre quase toda a região, inibindo a formação de grandes nuvens e a ocorrência de chuva. E no Norte, o tempo é seco e quente, mas pode haver pancadas de chuva no Pará, Amapá e Roraima, assim como em áreas do Centro-Oeste e sul do Amazonas, Acre e Rondônia.

Quais as mínimas e máximas esperadas para São Paulo?

Segundo a Meteoblue, empresa de meteorologia parceira do Estadão, são esperadas as seguintes mínimas e máximas para a cidade de São Paulo esta semana:

Segunda-feira, 21: 17ºC a 24ºC;

Terça-feira, 22: 19ºC a 28ºC;

Quarta-feira, 23: 21ºC a 26ºC;

Quinta-feira, 24: 21ºC a 27ºC;

Sexta-feira, 25: 21ºC a 25ºC;

Sábado, 26: 18ºC a 25ºC;

Domingo, 27: 14ºC a 18ºC.

Nove pessoas morreram e outras duas ficaram feridas em um acidente envolvendo três veículos na noite deste domingo, 20, na BR 376, em Guaratuba, no Paraná. A colisão, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal do Estado, foi registrada por volta das 21h40, no sentido sul, no km 665.

As vítimas tinham entre 15 e 52 anos. Entre elas, estão adolescentes do Projeto Remar para o Futuro, assim como o motorista da van que transportava a equipe e o treinador do grupo.

Conforme a PRF, uma carreta, dirigida por um homem de 30 anos, que se feriu levemente, teria perdido os freios, colidindo na traseira da van com os adolescentes. O veículo foi projetado à frente, batendo na traseira do automóvel conduzido por um homem, que estava sozinho e não se feriu.

Em seguida, no entanto, a van rodou e a carreta a arrastou para fora da pista, tombando sobre a van. Entre as dez pessoas que estavam no veículo, somente uma sobreviveu: trata-se do adolescente João Milgarejo, 17 anos.

Quem são as vítimas do acidente

Nesta segunda-feira, 21, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, decretou luto oficial de sete dias. A prefeitura informou que vai apoiar as famílias com o translado das vítimas do acidente. A gestão municipal ainda confirmou os nomes das vítimas:

Samuel Benites Lopes, 15 anos

Henri Fontoura Guimarães, 15 anos

João Pedro Kerchiner, 17 anos

Helen Belony, 20 anos

Nicole da Cruz, 15 anos

Angel Souto Vidal, 16 anos

Vitor Fernandes Camargo, 17 anos

Oguener Tissot (coordenador), 43 anos

Ricardo Leal da Cunha (motorista), 52 anos

Como mostrou o Estadão, a van saiu de São Paulo com destino a Pelotas, no Rio Grande do Sul, em viagem fretada com equipe de atletas adolescentes de remo.

Após o acidente, o adolescente resgatado com vida e o motorista da carreta foram encaminhados para o Hospital São José, em Joinville, cidade de Santa Catarina.

Na manhã desta segunda, a pista onde a batida ocorreu permanecia interditada no sentido de Santa Catarina para trabalho de içamento do caminhão, verificação do número total de vítimas e perícia.

Familiares e amigos estão desolados

Davi Perleberg Rubira, de 20 anos, ex-remador competitivo, é participante do projeto há quatro anos e membro da equipe técnica do Projeto Remar para o Futuro.

Ele esteve em São Paulo para outro evento. "Havia a possibilidade de voltar com eles de van, pois eu estava em São Paulo para um evento acadêmico", contou ao Estadão o jovem, ainda abalado pela notícia.

"Estamos todos no clube de remo onde realizávamos nossos treinos. Familiares e amigos estão desolados. A prefeitura está tomando as providências necessárias para que a parte prática seja feita toda sob custo deles", disse o jovem.

Ainda no domingo, a equipe fez uma publicação falando sobre a participação no Campeonato Brasileiro Unificado, disputado em São Paulo.

"Mais de 30 clubes de todos Brasil participaram da competição mais importante da temporada, e mesmo com uma das menores equipes, oito atletas, conquistamos o 6° lugar na classificação geral. A gratidão é imensa a todos que fazem parte da nossa família e contribuem nesse processo duro, que não medem esforços para vencer as adversidades para fazer esporte de base no nosso projeto."

Por meio das redes sociais, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), lamentou a tragédia. "Estavam no auge de suas carreiras, conquistando medalhas e levando o nome do nosso Rio Grande do Sul ao topo em uma competição de grande relevância nacional, o Campeonato Brasileiro Unificado, disputado em São Paulo", disse Leite.

O governador afirmou que entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública para que se mobilize junto às autoridades do Paraná, oferecendo todo o apoio necessário às famílias das vítimas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se pronunciou por meio das redes sociais. "Com tristeza e pesar, soube da morte de nove pessoas, sendo sete adolescentes, de uma equipe de remo de Pelotas, em um trágico acidente na BR-376, em Guaratuba, Paraná", publicou ele.

A Receita encontrou na manhã desta segunda-feira, 21, um total de 1,2 tonelada de cocaína no porto de Santos. Trata-se da maior apreensão da droga realizada este ano no porto. A Polícia Federal formalizou a apreensão e abriu investigação para identificar os donos da droga.

Segundo a Receita, novos parâmetros inseridos nos sistemas de Gestão de Riscos permitiram a seleção e o bloqueio de uma carga de sucata metálica acondicionada em cinco contêineres.

Em um deles, em meio a 24 toneladas de sucata, foram encontrados 1.201 kg de cocaína acondicionados em caixas metálicas na tentativa de dificultar os trabalhos das equipes de vigilância e repressão da Receita no porto.

Dois cães de faro da Receita e análise das imagens de escâneres dos contêineres selecionados, que tinham como destino o porto de Málaga, na Espanha, foram decisivos também na grande apreensão.

Após a confirmação da contaminação, a Polícia Federal foi acionada para os procedimentos de polícia judiciária da União.