A Rede Nossa São Paulo lança o Mapa da Desigualdade 2023 na terça-feira (28/11), em evento presencial e gratuito no Sesc 24 de Maio. O estudo apresenta 45 indicadores dos 96 distritos da capital paulista, divididos em 11 áreas temáticas: educação, saúde, habitação, trabalho e renda, mobilidade, direitos humanos, cultura, esportes, infraestrutura digital, segurança pública e meio ambiente.
Depois da apresentação dos dados e indicadores, haverá um debate sobre desigualdade e os temas abordados pelo Mapa. A mesa será composta por Oded Grajew, fundador do Instituto Ethos e da Rede Nossa São Paulo, Antônio Pedro de Sousa, diretor da Facesp (Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo), e Carina Vitral, assessora do Ministério da Fazenda para Transformação Ecológica.
Produzido há mais de 10 anos pela Rede Nossa São Paulo, o Mapa da Desigualdade de São Paulo 2023 traz também uma novidade em relação às versões anteriores. Desenvolvido pela primeira vez em ambiente digital, conta com uma navegação simples e intuitiva, facilitando a visualização dos indicadores, a análise dos dados e a comparação entre os 96 distritos da cidade. Um ganho importante é a possibilidade de ver todos os indicadores de um único distrito na mesma página, de modo que se possa ter uma ideia abrangente do território nas diversas áreas temáticas abordadas pelo estudo.
Outra novidade é a aplicação de uma metodologia que atribui pontos para cada distrito, em cada indicador, o que permite gerar uma pontuação geral desses territórios e classificá-los de acordo com o desempenho obtido. Dessa forma, foi possível elaborar um ranking dos 96 distritos da cidade, com base nos dados de todas as áreas temáticas.
Sobre o Mapa da Desigualdade de São Paulo
O Mapa da Desigualdade de São Paulo é uma ferramenta que auxilia gestores públicos e sociedade civil a identificar prioridades e necessidades de cada distrito da capital paulista, por meio da coleta e da comparação de um conjunto pré-definido de indicadores temáticos.
A elaboração do mapa consiste no levantamento de dados em diferentes áreas de atuação da administração pública municipal, desagregados por distritos, de modo que se possa estabelecer comparações e identificar os territórios mais desprovidos de serviços e infraestrutura urbana.
O mapa também cumpre papel relevante ao preencher uma lacuna na difusão de informações e ampliar o conhecimento sobre a cidade de São Paulo, contribuindo para o engajamento da população e de gestores públicos na busca de soluções para os problemas locais.
Em novo formato, Mapa da Desigualdade de São Paulo foi lançado na última terça-feira
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura