Quem é o sérvio suspeito de ligação com o PCC absolvido pela justiça brasileira

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A Justiça Federal concedeu alvará de soltura para o sérvio Zarko Pilipovic, que havia sido preso pela Polícia Federal sob a acusação de tráfico de drogas. O estrangeiro deixou a Penitenciária Federal de Brasília, no Distrito Federal, na manhã desta terça-feira, 22.

Segundo a defesa, o alvará foi expedido pela 6.ª Vara Federal de Santos, no litoral de São Paulo, após uma sentença de absolvição por falta de provas no processo movido contra ele. "Ele saiu pela porta da frente", disse o advogado Eugenio Malavasi, defensor do sérvio.

O Ministério Público Federal (MPF) aguarda a publicação da sentença, dada na última sexta-feira, 18, para entrar com recurso. O processo tramita em segredo de justiça decretado pela Justiça Federal.

Pilipovic foi preso em 2015, em operação da Polícia Federal, acusado de ter embarcado 172 quilos de cocaína em um navio cargueiro. Ele teria levado a droga até o navio em um barco inflável. Segundo a PF, o entorpecente teria sido içado a bordo por tripulantes do navio, que tinha como destino a Espanha, na Europa. A Polícia Federal usou cães farejadores para localizar a droga no interior do navio. Outros dois sérvios foram presos com Pilipovic.

Na ocasião, a Polícia Federal estabeleceu sua conexão com o 'Clã dos Balcãs', organização criminosa sérvia que tem ligações com o Primeiro Comanda da Capital (PCC). As operações entre as duas organizações envolviam carregamentos de cocaína enviados para a Europa a partir do Porto de Santos.

Alta periculosidade

Em março de 2020, o Tribunal Regional Federal da 3.ª Região indeferiu um pedido de habeas corpus para soltar Pilipovic alegando que a grande quantidade de entorpecente apreendida revelava sua alta periculosidade e recomendava que fosse mantido segregado, "como forma de acautelar a ordem pública". Mais tarde, durante as investigações, Zarko foi beneficiado com um habeas corpus e teria fugido para a Bolívia.

Em abril deste ano, Zarko Pilipovic foi preso em San Rafael de Velasco, na Bolívia, em uma região considerada como rota de escoamento de cocaína. Na ocasião, ele tentou se passar por outra pessoa utilizando uma identidade falsa. O sérvio foi entregue à Polícia Federal brasileira na fronteira com Corumbá, em Mato Grosso do Sul.

Um mandado de prisão contra ele havia sido expedido no dia 1.º de abril pela justiça brasileira. Após a prisão, o sérvio foi transferido para a penitenciária de Brasília, considerada uma das mais seguras do País.

Sem provas

De acordo com o advogado, a sentença considerou que não foi provada qualquer ligação de Zarko Pilipovic com os 172 quilos de cocaína apreendidos no navio. "Todas as imputações feitas a ele, de ter levado a droga ao navio, tudo foi derrubado durante a instrução probatória. Não havia qualquer resquício de cocaína no barco. Ele e as outras duas pessoas estavam realmente pescando", disse.

Malavasi negou também suposta ligação do seu cliente com o PCC e a máfia sérvia. "Ele é um pai de família, casado com uma brasileira e pai de três filhos. Não tem ligação nenhuma com o PCC. Essas imputações não são verdadeiras. Ele foi absolvido por sentença", afirmou.

A reportagem entrou em contato com a Polícia Federal e aguardava retorno, o que não ocorreu até a publicação deste texto.

Em outra categoria

O filme cult alemão The Edukators (2004), terá uma sessão especial, em versão remasterizada em 4K, com a presença do diretor austríaco Hans Weingartner, que desembarca em São Paulo nessa semana.

A exibição está marcada para às 17h10, no CineSesc, no próximo dia 25 de outubro e faz parte da 48ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Em seu 20º aniversário, The Edukators teve versão remasterizada feita pela O2 Pós, e será exibida ao público pela primeira vez. Hans também participará de um bate papo sobre o filme após a sessão.

O longa-metragem conta a história de Jan (Daniel Brühl) e Peter (Stipe Erceg), os Edukadores, rebeldes contemporâneos que expressam sua indignação de forma pacífica: eles invadem mansões, trocam móveis e objetos de lugar e espalham mensagens de protesto. Os ingressos para a sessão podem ser adquiridos no site oficial.

Em 2013, o filme inspirou uma peça teatral que foi encenada em São Paulo e no Rio de Janeiro. Na ocasião, o cineasta visitou o País para acompanhar a produção.

A investigação da morte de Liam Payne passou a ser liderada pelo promotor argentino Andrés Madrea nesta semana, com atenção ao pai do cantor, Geoff Payne. O ex-integrante da banda One Direction morreu na última quarta-feira, 16, aos 31 anos, após cair do terceiro andar de um hotel em Buenos Aires, na Argentina.

O Ministério Publico da Argentina informou que se reuniu com Geoff Payne e garantiu a ele que os exames toxicológicos ainda não foram divulgados, refutando os relatos de que haviam drogas no organismo do cantor.

"O representante do Ministério Público Fiscal informou ao pai que os exames toxicológicos e histopatológicos complementares à autopsia ainda não foram concluídos, e que seus resultados são necessários para decidir sobre a liberação do corpo", diz comunicado.

A nota também diz que o pai de Payne "expressou seu desejo de que seja investigado e conhecido o que ocorreu de fato e manifestou sua disposição para testemunhar sobre tudo que sabe da vida de seu filho, que possa ajudar na investigação".

A Procuradoria-Geral da República ainda disse que seu representante informou ao pai do músico que considerava a privacidade da família Payne uma prioridade. A informação foi publicada no portal institucional, fiscal.gob.ar.

Reservado em relação à sua vida amorosa, Marco Pigossi decidiu abrir uma exceção nesta terça-feira, 22, ao compartilhar detalhes sobre sua paixão pelo cineasta italiano Marco Calvani.

Os dois se casaram em setembro deste ano na Itália, e o ator revelou à revista Variety que seu relacionamento se fortaleceu durante as filmagens do longa Maré Alta, lançado este ano.

"Eu sempre digo que há uma verdadeira história de amor por trás do romance no filme. Fomos nos apaixonando conforme ele escrevia o roteiro e me perguntava coisas como: 'Qual é o seu poema favorito no Brasil?' ou 'Qual seria uma cidade muito conservadora no interior do país?'. Naquele momento, eu não tinha ideia do que ele estava criando, nem pensava no roteiro", explicou.

Pigossi conta que percebeu seu amor por Calvani quando leu o roteiro e viu que o cineasta havia lembrado de todos os detalhes que compartilharam. "O poema que mencionei estava logo no início do texto. Comecei a chorar imediatamente, e ele me disse: 'Escrevi isso para você. Eu me apaixonei por você enquanto me apaixonava pelo personagem'. É uma loucura", revelou.

A conexão entre eles se aprofundou rapidamente, e em apenas um mês decidiram morar juntos. "Começamos a viver como um casal de lésbicas, foi divertido", brincou Pigossi.

O Noivado

A relação começou em novembro de 2021, e em novembro de 2023, eles oficializaram a união civil no apartamento de Pigossi, localizado na zona oeste de São Paulo.

Calvani pediu Pigossi em casamento durante um jantar romântico à beira-mar em Provincetown, nos Estados Unidos. "Marco disse: 'Este é o lugar onde decidimos construir uma vida juntos, onde decidimos morar juntos e onde acabamos de terminar de filmar. Portanto, este é o lugar onde vou pedir você em casamento'", finalizou.