Dino determina que cemitérios de SP retomem preços anteriores à concessão

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste domingo, 24, que o município de São Paulo restabeleça a comercialização e a cobrança de serviços cemiteriais e funerários nos valores anteriores à concessão dessas atividades. Na decisão tomada a partir de uma ação apresentada pelo PCdoB, o ministro diz ter enxergado práticas mercantis adotadas pelas concessionárias que atentam contra preceitos constitucionais.

"Defiro em parte a cautelar, para determinar, até o exame de mérito, que o município de São Paulo restabeleça a comercialização e cobrança de serviços funerários, cemiteriais e de cremação tendo como teto os valores praticados imediatamente antes das concessões ("privatização"), atualizados pelo IPCA - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo até esta data", decidiu.

O caso será analisado pelo plenário virtual do STF, em sessão agendada de 6 a 13 de dezembro. Por ora, o ministro decidiu apenas liminarmente sobre o ponto da cobrança, deixando a análise sobre a privatização deste serviço público para o julgamento de mérito pelo plenário da Corte. "Outrossim, caberá à Administração Municipal as providências que considerar cabíveis para o cumprimento da liminar, mantendo, ou não, os contratos de concessão, e em que termos", apontou Dino.

Ao STF, o partido afirmou que a privatização desses serviços tem levado à "exploração comercial desenfreada" pelas empresas concessionárias "nos piores momentos da vida das pessoas que perdem seus entes queridos". "Preços extorsivos dão a tônica do que tem sido o calvário de quem precisa sepultar um familiar, um amigo, sobretudo para os mais pobres, que na prática não têm acesso aos serviços destinados a pessoas de baixa renda", alegou.

Na decisão, Dino argumentou que a exploração dessa atividade precisa se conformar com os parâmetros constitucionais do regime jurídico do serviço público no que diz respeito a relação aos direitos dos usuários, à política tarifária e à obrigação de manter serviço público adequado.

"A despeito de o serviço funerário, cemiterial e de cremação estar sendo prestado atualmente por meio de concessões à iniciativa privada, ainda mantém seu caráter público e, por isso, vincula-se aos preceitos fundamentais acima delineados", escreveu o ministro, para quem a morte de um brasileiro não pode ser acompanhada de "exploração comercial de índole aparentemente abusiva".

A concessão das funerárias para a iniciativa privada foi motivo de acusações de outros candidatos ao prefeito Ricardo Nunes (MDB), que alega que o serviço foi melhorado.

Em nota, a Prefeitura de São Paulo disse entender que a medida deferida pelo ministro do STF é um retrocesso às ações adotadas pela administração para atender os mais pobres. "A decisão do STF elimina, por exemplo, o desconto de 25% do funeral social garantido pela nova modelagem", disse. "Vimos, portanto, com preocupação uma decisão que, na realidade, provoca a perda de benefícios. Vale ressaltar ainda que a ação foi baseada em reportagens já contestadas pela Prefeitura após publicação de valores equivocados ou incomparáveis", acrescenta.

A prefeitura diz lamentar, por fim, "o uso político por partidos (Partido Comunista do Brasil) que tentam provocar um retrocesso numa concessão que tem beneficiado diretamente a população, especialmente as famílias mais vulneráveis".

Em outra categoria

Na tarde desta quinta-feira, 6, Diogo Almeida e Vilma conversaram sobre a volta de Gracyanne Barbosa ao jogo e o impacto de sua presença na dinâmica da casa. Durante o bate-papo, Vilma demonstrou preocupação com a aproximação de outros participantes com Aline após a volta da empresária.

"Agora aumentou ali a rodinha para fazer cabeça dela [Aline]. Elas só fazem isso", comentou Vilma.

Diogo afirmou que não pretende influenciar as decisões de Aline. "Aline é uma menina madura [...] eu não vou forçar qualquer tipo de situação. No dia que eu conversei com ela ali na piscina, quando a gente terminou o papo [...] vi vários olhares das pessoas incomodadas porque a gente estava tendo uma troca genuína", disse o psicólogo.

Vilma, então, rebateu com um comentário direto sobre a situação. "Eles querem tirar a gente, eles não querem ver a gente bem. Então, viram que ela te faz bem e aí agora querem tirar também, pra gente ficar sozinho mesmo. Não tem problema não, porque agora a gente vai ser um por um. Cada um por si", declarou a Sister.

Diogo comenta fala de Gracyanne

Em outro momento, Diogo relatou uma conversa que teve com Gracyanne Barbosa. Segundo ele, a sister deixou claro que Aline deveria repensar seu envolvimento com ele. "A Gracy estava aqui falando com o pessoal e eu fiquei ali na beira da piscina justamente para ver o que era. E olhei para ela, aí ela falou 'pode vir, Diogo'. Eu acho que a fala dela, resumindo, é 'não fica com esse cara que ele não te merece'", afirmou.

Vilma argumentou que Gracyanne só teve acesso a imagens da casa e reforçou que eles não desrespeitaram a sister. "Vamos ficar tranquilos porque em nenhum momento a gente desrespeitou ela, foi comentado o que ela falou. A gente não esperava aquilo dela", justificou.

Retorno de Gracyanne ao jogo

Gracyanne Barbosa retornou ao BBB 25 após dois dias no Quarto Secreto, trazendo informações que obteve enquanto acompanhava os participantes. Além disso, sua volta marcou uma reviravolta na competição, com a aplicação da dinâmica do Freeze, que resultou na punição coletiva do "Tá Com Nada" e no fim das duplas, tornando o jogo individual a partir de agora.

Gracyanne Barbosa e Diogo Almeida tiveram uma discussão acalorada após a volta da ex-dupla de Giovanna do Quarto Secreto do BBB 25, nesta quinta-feira, 6. A musa fitness desaprovou o comportamento do ator com Aline, com quem ele estava se relacionando, e foi confrontada pelo brother.

Enquanto falavam sobre os seus posicionamentos, os dois integrantes do Camarote do BBB 25 se desentenderam. "Posso completar [minha fala]?", pediu Diogo. "Eu não quero, completa aí pro pessoal", devolveu Gracyanne, que disse que não vai mudar de opinião sobre o que pensa do colega de confinamento.

As faíscas entre os dois começaram há quatro dias, ainda no domingo, quando as duplas Gracyanne e Giovanna e Vilma e Diogo tiveram que escolher em consenso que outra dupla enviariam para o paredão. Diogo aceitou enviar Aline e Vinícius sem ao menos tentar defender a sister que estava ficando com ele, o que despertou a ira de Gracyanne.

"Você não defender a mulher eu achei um b..., atitude de m...", disse Gracyanne, cara a cara com Diogo na volta dela do Quarto Secreto, onde teve acesso às conversas da casa enquanto ficou ausente. O ator diz que se sentiu enganado por ter sido abraçado pela sister após vencer a prova bate e volta.

"Eu não deixei de te admirar, Diogo. Você é inteligente, só não te admiro como homem. Como homem eu te achei um m... E continuo achando", tentou explicar Gracyanne, enquanto o ator não parava de falar por cima dela.

Com ambos se aproximando e aumentando o tom de voz, a sister Thamiris conteve Gracyanne, que negou a intenção de partir para a violência: "Não precisa me segurar não, eu não vou bater nele, gente."

Gracyanne Barbosa voltou para a casa do Big Brother Brasil 25 na manhã desta quinta-feira, 6. Desde antes de sua falsa eliminação, a influenciadora digital já havia criticado o comportamento de Diogo Almeida no reality show.

Após o dia no Quarto Secreto, onde ela teve acesso às câmeras da casa e de cenas antigas do confinamento, parece que o atrito entre os dois aumentou. Em uma conversa com Camilla, Thamiris, Mateus e Vitória Strada, ela comentou as atitudes do ator com Aline e insinuou que o brother manipula situações a seu favor.

"Ele não fala para a câmera, mas ele cria muitas situações", explicou. Em seguida, a musa fitness imitou Diogo.

A relação entre Diogo e Aline se tornou um assunto frequente dentro e fora da casa. Os dois protagonizaram o primeiro beijo da edição, mas se desentenderam após o ator usar um contragolpe para emparedar a policial militar.

Entenda o que rolou entre Aline e Diogo

Gracyanne e Giovanna, junto de Diogo e Vilma, foram os mais votados pela casa no último domingo, 2. Como parte da formação da berlinda, os quatro tiveram que puxar outra dupla para a eliminação para disputar o Bate e Volta. Puxaram Aline e Vinícius.

Aline ficou chateada com a indicação e teve uma DR com o brother, por não ter sua permanência no jogo defendida por ele. Os participantes discutiram sobre o assunto na piscina.

Na segunda, 3, Diogo foi um dos principais alvos do Sincerão, por causa de sua atitude com Aline. Criticado pro Gracyanne, ele se defendeu. Outros embates entre a mãe de Diogo, Vilma, com Giovanna e Delma, causaram tensão na casa.

Decepcionada, Aline afirmou que "seguirá em frente", ao mencionar Diogo.