Tratamento reverte cegueira em pessoas com danos graves nos olhos; entenda

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Pela primeira vez, cientistas conseguiram fazer com que pacientes com danos severos na córnea - parte transparente do olho que cobre a pupila - tivessem a visão restaurada graças a um transplante de células-tronco. O procedimento foi realizado em quatro pessoas, das quais três apresentaram melhora significativa e duradoura, enquanto o paciente com o quadro mais grave teve uma leve reversão após um ano. Os resultados foram divulgados na revista científica The Lancet no início de novembro. Mas como esse tratamento é realizado?

Os pacientes tratados conviviam com deficiência de células-tronco limbares (LSCD, na sigla em inglês). Quando há falta dessas células, a córnea começa a ser coberta por tecido de cicatrização, perdendo a transparência e levando à cegueira. As razões para o quadro são traumas no olho, infecções como herpes ocular, doenças autoimunes ou problemas genéticos

Os tratamentos para essa condição geralmente incluem o transplante de células da córnea obtidas a partir de um olho saudável do próprio paciente. Já quando os dois olhos estão comprometidos, pode-se recorrer a transplantes de córnea de doadores falecidos.

O problema é que, no primeiro caso, os resultados podem ser incertos e é preciso fazer biópsia do tecido do olho saudável, o que é invasivo. No segundo, como explica o oftalmologista Flávio MacCord, diretor da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), há o risco de rejeição pelo sistema imunológico do paciente.

Os cientistas, então, usaram uma fonte alternativa de células para o transplante: as células-tronco pluripotentes induzidas. A técnica baseia-se nas pesquisas de Shinya Yamanaka e John Gurdon, ganhadores do Nobel de 2012, que mostraram ser possível induzir células maduras de adultos para um estado semelhante ao das células-tronco embrionárias, que podem se transformar em qualquer tipo de célula do corpo.

Técnica 'revolucionária'

Os cientistas usaram células do sangue de um doador saudável, reprogramaram-nas para um estado embrionário e as transformaram em uma camada fina e transparente de células do revestimento da córnea, que foi transplantada nos pacientes.

Além disso, durante a cirurgia, o tecido cicatricial que recobria a córnea danificada foi removido, deixando a superfície pronta para o transplante. "Em seguida, uma camada de células epiteliais (que revestem a superfície) da córnea, cultivadas em laboratório a partir de células-tronco, foi posicionada sobre a área e fixada com costuras finas. Para proteger o enxerto e auxiliar na cicatrização, uma lente de contato terapêutica foi colocada sobre a córnea", detalha MacCord.

O estudo incluiu dois homens e duas mulheres, com idades entre 39 e 72 anos. Dois anos depois dos transplantes, nenhum teve efeitos colaterais graves, e os enxertos não formaram tumores nem foram rejeitados.

"O diferencial desse tratamento é que ele evita a necessidade de doadores compatíveis de acordo, então reduz o risco de rejeição imunológica", explica MacCord.

Segundo o médico, a expectativa é que esse avanço possibilite novos tratamentos para casos complexos, reduza a dependência de doadores e revolucione o manejo da deficiência de células-tronco do limbo.

Em outra categoria

A influenciadora Gracyanne Barbosa participará da dinâmica do Quarto Secreto a partir desta terça-feira, 4, no BBB 25. Sua irmã, Giovanna, foi a mais votada do primeiro Paredão individual da edição, com 52,61%, o que deu à influenciadora uma segunda chance na casa.

Gracyanne se despediu de Giovanna e, em seguida, entrou no quarto. Ao descobrir a dinâmica, ela e a irmã demonstraram surpresa - apenas depois o apresentador Tadeu Schmidt anunciou quem foi a eliminada da semana.

Ao chegar no cômodo, Gracyanne se ajoelhou no chão e começou a chorar. Logo em seguida, ela começou a pedir desculpas a Giovanna.

No Quarto Secreto, a influenciadora poderá assistir a vídeos e acompanhar o que é falado na casa. Depois de alguns dias, ela voltará ao reality imune.

Giovanna disputou o paredão com Gracyanne e os ex-ginastas Daniele e Diego Hypolito, que receberam 25,86%, 17,07% e 4,46%% dos votos, respectivamente.

Giovanna foi a terceira eliminada do BBB 25 na noite desta terça-feira, 4, com 52,61% dos votos. O Paredão foi o primeiro da edição a ser disputado de maneira individual, mas os participantes ainda não sabem da novidade. Sua dupla no jogo, Gracyanne Barbosa, participa da dinâmica do Quarto Secreto e retornará ao programa nos próximos dias.

Após deixar a casa, Giovanna participou do quadro "Cesincerão", comandado por Ceci Ribeiro, e fez revelações sobre seus colegas de confinamento. Durante a entrevista, a ex-BBB comentou sobre Maike, com quem se envolveu no reality. Questionada se considerava o irmão dele um belo cunhado, ela inicialmente concordou, mas depois voltou atrás.

"Não seria, não, agora já não quero mais, depois desse negócio da Renata". A mudança de opinião ocorreu após assistir a imagens da aproximação entre Maike e Renata durante o programa.

Ao ser perguntada se teria ficado com João Pedro caso não tivesse se envolvido com Maike, Giovanna descartou a possibilidade e explicou que enxerga o brother apenas como um "irmãozinho".

A entrevista também contou com uma brincadeira relacionada à profissão da eliminada, que é médica veterinária. Ceci pediu que Giovanna comparasse os participantes a animais, e as respostas foram diretas: Vilma foi classificada como "cobra", Renata como "pavão", Eva como "lobo em pele de cordeiro" e Maike recebeu o título de "cachorro sem vergonha".

Giovanna também opinou sobre o futuro do jogo, afirmando que acredita que a amizade entre Eva e Renata pode não durar e resultar em uma traição entre as amigas no jogo. A médica veterinária ainda afirmou que Vilma não tem chances de vencer o reality.

Gracyanne Barbosa não poupou críticas a Diogo Almeida no BBB 25. Isolada no Quarto Secreto após a eliminação de sua irmã, Giovanna Jacobina, a musa fitness acompanhou uma conversa entre o ator e Vilma e fez duras observações sobre o brother.

Na ocasião, Diogo discutia com Vilma sobre o Contragolpe do último Paredão. Sua decisão de indicar Aline e Vinícius gerou controvérsias dentro da casa, especialmente porque ele e a baiana viviam um romance no reality.

"Foi até o que eu falei pra Aline, eu errei na régua, eu usei a régua que eu uso lá fora de achar que não é justo, que tá muito pesado para um. Pensei também na questão do Vinícius, que eu fico em dúvida. Por mais que a gente tenha conversado, não tive tempo de elaborar isso", justificou Diogo.

Do Quarto Secreto, Gracyanne reagiu à fala do ator e chegou a mencionar o cantor Belo, seu ex-marido. "[Régua que usa] Lá fora, não protege a mulher que ele tá? Que homem de b....! Eu tô muito acostumada a ser bem tratada, né, Marcelo Pires?", disparou a musa fitness.

Após a fala de Gracyanne no BBB 25, Belo demonstrou apoio e negou traição.