Hora das revelações

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Público terá duas semanas para relembrar a história de 'Amor de Mãe', a partir desta segunda; capítulos inéditos chegam dia 15

A pandemia obrigou o mundo cultural a se reinventar, procurando soluções para sobreviver ao distanciamento social. Passamos a presenciar momentos nunca antes imaginados, como foi o caso da teledramaturgia. País que tem as novelas como referência da televisão, em certo momento teve como única alternativa para preservar a vida e a saúde dos profissionais interromper as gravações das tramas em andamento. Quando todos estavam aflitos para que Lurdes encontrasse seu filho Domênico, veio a pausa indesejada, mas necessária, e o público teve de esperar quase um ano para que a trama tivesse o aguardado final. Pois o dia chegou.

A partir desta segunda, 1.º de março, Amor de Mãe retorna à tela da Globo. Mas, sabendo que depois de tanto tempo a história poderia estar adormecida na memória, as primeiras duas semanas serão para relembrar o que já foi exibido. Os capítulos inéditos e finais da novela chegam no dia 15.

Escrita por Manuela Dias e dirigida por José Luiz Villamarim, Amor de Mãe é centrada na trajetória de três mulheres: Lurdes (Regina Casé), Thelma (Adriana Esteves) e Vitória (Taís Araújo), que têm suas vidas entrelaçadas.

Para refrescar um pouco a memória, no último capítulo antes da parada causada pela pandemia, os enigmas começavam a ser solucionados. Durante uma homenagem a Lurdes, um vídeo é exibido e nele surge a foto de Domênico ainda criança, que fora vendido pelo pai. É assim que Thelma descobre que seu filho Danilo (Chay Suede) é esse menino que ela comprou há mais de 20 anos, mas ela não revela a verdade, pelo contrário, vai impedir quem quer que seja de revelar o segredo. Surge aí a grande vilã da trama, capaz de matar para encobrir o que fez no passado.

O trabalho para a retomada das gravações e para, enfim, terminar de contar essa história foi intenso, com toda a equipe envolvida em fazer com que tudo desse certo e com a maior segurança. Emocionada e feliz com o destino de sua personagem Vitória, Taís Araújo é firme ao dizer que os cuidados contra a covid são a prova de que, se você seguir o protocolo, ele funciona.

"A gente foi se acostumando com o próprio protocolo, conforme os dias foram passando, como tudo na vida, igual quando a gente se acostumou a andar de máscara na rua", afirma a atriz.

Ela conta que as exigências de segurança dependiam do grau de proximidade das cenas. "A gente tinha a testagem, que chegava a ser a cada 72 horas, e até o isolamento em hotel, e havia a cena com acrílico, que era mais simples do que a gente achava."

Essas medidas de prevenção, como diz Taís, tinham de ser adotadas por todos, pois o que cada um fizer vai refletir na vida e segurança do colega. "Eu estou me comprometendo e estou indo gravar. Por mais que a gente esteja testado, não dá para ficar saracoteando por aí." Atitude que ela mantinha em sua vida pessoal também. "Eu fiquei muito tempo sem sair de casa, só voltei a sair quando comecei a gravar."

Taís revela que o medo também fez parte dessa retomada, afinal a situação imposta pela pandemia era nova para todos, mas, com o passar dos dias e o avanço dos trabalhos, a equipe ia sentindo mais segurança e melhorando todo o processo. "Foram muitas reuniões sobre protocolo até que a gente entendesse bem como a coisa ia funcionar, passando da teoria para a prática", revela, enfatizando que depois foram se ajustando às regras de segurança.

Ela lembra da dificuldade na primeira cena de que participou nesse retorno e como o entrosamento da equipe foi fundamental para que a gravação fosse possível. A gravação em questão era com Regina Casé e ela conta que estava muito nervosa, pois todos os outros atores que estavam lá, já estavam entrosados, tinham começado a gravar havia algum tempo.

"Era uma cena em que eu entregava um segredo na mão dela, e eu não tinha a menor ideia de como fazê-la e o Zé (Villamarim) estava gravando havia umas duas ou três semanas, então a galera já estava no processo", conta Taís. Nesse momento, lembra, o diretor entendeu que tinha de dar um tempo para ela. "Foi muito bonito quando ele me disse assim: 'Eu entendi completamente, me desculpe, toma seu tempo'."

Claro que, depois de tantos meses distante da trama, havia a necessidade de dar uma reativada nas emoções dos personagens e Taís credita à preparadora de elenco Tati Lena o sucesso desse trabalho. "Ela preparou a gente para a novela, uma mulher incrível, mas por causa do protocolo não pôde ir ao set, então fizemos muita preparação pelo Zoom - leitura, encontros, cenas, ensaios. Toda a preparação foi feita remotamente." E foi assim que Vitória teve sua história encerrada, com um final que agradou à atriz, que afirma não saber como termina a história dos outros personagens. "Eu até tentei, vou confessar, pegar informações com as pessoas sobre como termina para cada um", o que não funcionou, pois o sigilo imperou.

Nesta segunda parte de Amor de Mãe, os personagens surgem espelhando o momento, incluindo no dia a dia de cada um os cuidados necessários para se manter seguros quanto ao coronavírus. "A história é sobre Lurdes encontrar o filho e os personagens seguindo em frente, Thelma quer proteger o filho, Vitória, seguir a vida", conta Manuela Dias.

A autora diz que tudo neste momento a inspirou na elaboração da trama nessa reta final, mas que a novela não é sobre a covid. Atores surgem usando máscara, mantendo distanciamento, da mesma forma que o público em geral. "Como roteirista, a gente vive se adaptando, se chove, se faz sol, ou mesmo com a doença de um ator", afirma Manuela, que precisou fazer ajustes na trama para essa volta. Mas ela garante que gostou do que foi feito e que todos os personagens, principais e secundários, terão suas histórias finalizadas.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em outra categoria

Um novo documentário produzido pelo diretor Martin Scorsese apresentará uma conversa inédita com o falecido papa Francisco sobre o esforço apoiado pelo pontífice para oferecer educação por meio do cinema, anunciaram os produtores do filme nesta quarta-feira, 30.

Chamado Aldeas - A New Story, o documentário está "enraizado na crença do papa na sagrada natureza da criatividade", disse um comunicado dos cineastas. Não foi anunciada uma data de lançamento.

Segundo eles, a conversa inédita com Scorsese foi a "última entrevista aprofundada do papa para o cinema".

Antes de morrer, Francisco chamou o documentário de "um projeto extremamente poético e muito construtivo porque vai às raízes do que é a vida humana, a sociabilidade humana, os conflitos humanos... a essência da jornada de uma vida", disseram os cineastas. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)

Morreu nesta quarta-feira, 30, o jornalista Luiz Antonio Mello, aos 70 anos. A informação foi publicada pelo jornal A Tribuna, do Rio de Janeiro, em que ele atuava como editor desde 2021. Mello teve uma parada cardíaca enquanto fazia um exame de ressonância, e se recuperava de uma pancreatite no Hospital Icaraí.

Nome importante para o rock nacional, Luiz Antonio Mello (conhecido como LAM) passou por veículos como Rádio Tupi, Rádio Jornal do Brasil e Última Hora. No entanto, foi na Rádio Fluminense FM que ele esteve à frente do programa Maldita, criado em 1981 e responsável por dar visibilidade a grandes nomes da música, como Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Legião Urbana. A história foi contada no longa-metragem Aumenta que é Rock'n Roll, estrelado por Johnny Massaro e dirigido por Tomás Portella.

Após a passagem pela Fluminense FM, que deixou em 1985 para participar da implantação da Globo FM, trabalhou como consultor de marketing para uma gravadora, foi diretor de TV e produtor musical. Colaborou com vários veículos, entre eles o Estadão, e é autor dos livros Nichteroy, Essa Doida Balzaka (1988), A Onda Maldita (1992), Torpedos de Itaipu (1995), Manual de Sobrevivência na Selva do Jornalismo (1996), Jornalismo na Prática (2006) e 5 e 15, Romance Atonal Beta (2006).

A prefeitura de Niterói declarou três dias de luto em homenagem ao jornalista.

"Luiz Antônio Melo era um niteroiense apaixonado por nossa cidade e que tinha uma mente, uma capacidade inventiva e criativa extraordinária. Participou diretamente de um dos momentos mais marcantes da música brasileira e do rock nacional através da rádio fluminense na década de 80. Lembro que ele ficou muito grato e feliz quando apoiamos a realização do filme Aumenta que isso aí é Rock and Roll, baseado no livro de sua autoria. Recentemente, conduzia com maestria as edições do jornal A Tribuna. Niterói, o rock e o jornalismo estão de luto com a sua partida. Mas ele deixou um legado, suas ideias", afirmou o prefeito Rodrigo Neves.

Renata Saldanha, campeã do Big Brother Brasil 25, respondeu a algumas perguntas enviadas por fãs no Instagram na madrugada desta quarta-feira, 30. Ela aproveitou o momento para tranquilizar os admiradores do casal "Reike", formado por ela e Maike na reta final do reality.

"Gente, essa pergunta é campeã! Só para avisar, nós estamos bem, está tudo bem entre nós, para quem tinha dúvidas", começou a bailarina. "É como lidamos com outros relacionamentos na vida. A gente está se conhecendo, estamos nesse momento de entender um pouco tudo isso, que é novidade para ele - e muito para mim também. Então é isso, estamos nos conhecendo", concluiu a campeã.

Maike e Renata se reencontraram em público durante o Prêmio gshow, na última quarta-feira, 23, quando receberam o troféu da categoria "Melhor Conexão" e deram um beijo no palco. Antes da cena, estiveram juntos nos bastidores.

Apesar do clima de intimidade, Renata disse que ainda era cedo para definir qualquer rótulo. "A gente não teve a oportunidade de conversar aqui fora ainda, a gente mal se encontrou. No dia que a gente resolveu ficar, acho que ele ficou uns cinco dias na casa e depois saiu. Então, é muito breve para eu dizer algo", falou ao gshow.

Maike foi eliminado no 15º Paredão do BBB. Poucos dias antes, havia sido advertido pela produção e por Tadeu Schmidt por causa de atitudes abusivas com Renata, como mordida e puxão de cabelo. Nas imagens, a bailarina aparentava desconforto e pedia para que ele parasse. A sequência de ações gerou revolta entre os internautas e pedidos de expulsão nas redes. Do lado de fora da casa, o ex-brother assistiu às cenas e pediu desculpas, dizendo estar envergonhado.

Após cumprir a agenda atribulada no Rio de Janeiro desde o fim do reality, no último dia 22, Renata voltou para Fortaleza nesta quarta junto de Eva, sua dupla no início da competição. Ela foi recebida por uma multidão no aeroporto, e comemorou o retorno para casa.