Governo do DF edita novo decreto e lockdown irá vigorar até 15 de março

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O governo do Distrito Federal editou novo decreto em que define prazo para o lockdown que terá início a zero hora deste domingo, 28, como medida para conter o avanço do novo coronavírus. Segundo o texto, todas as atividades de estabelecimentos comerciais deverão ser suspensos até o dia 15 de março. O decreto anterior, publicado nesta sexta-feira, 26, não definia o prazo para término das restrições.

Mais cedo, em entrevista após reunião com seu secretariado, o governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que "esse lockdown não é como foi no passado". Segundo ele, agora, havia um horizonte. "A gente precisa de um prazo de 15 dias para atender a população. Depois disso vamos para a segunda fase, que é a do fechamento das 20h às 5h, e aí até o mês de junho, julho, a gente deve sair de qualquer tipo de restrição", disse o governador.

Depois das críticas recebidas de diversos setores do DF, o governador também flexibilizou as medidas de restrição e ampliou a lista de exceção, incluindo novos setores que poderão funcionar normalmente.

Estão também liberados a abrir para atendimento, por exemplo, toda a cadeia do segmento de veículos automotores, agências bancárias, lotéricas, correspondentes bancários, call centers bancários, bancas de jornal e revistas, empresas de manutenção de equipamentos médicos e hospitalares, escritórios e profissionais autônomos, como de advocacia, contabilidade, lavanderias, cartórios, hotéis, óticas, papelarias, zoológico, parques ecológicos, recreativos, urbanos, vivenciais; órgãos públicos do DF que prestem atendimento à população, atividades industriais, sem atendimento ao público, atividades administrativas do Sistema S, cursos de formação de policiais e bombeiros.

Já estavam excluídos das restrições supermercados, hortifrutigranjeiros, mercearias, padarias, açougues, peixarias, postos de combustíveis, farmácias, hospitais, clínicas e consultórios médicos e odontológicos, de fisioterapia, clínicas veterinárias, funerárias, lojas de conveniência e minimercados em postos de combustíveis exclusivamente para a venda de produtos; serviços de fornecimento de energia, água, esgoto, telefonia e coleta de lixo; toda a cadeia do segmento de construção civil; cultos, missas e rituais de qualquer credo ou religião.

Ficarão suspensos todos os serviços não essenciais, como cinema e teatro; escolas, universidades e faculdades das redes de ensino pública e privada; academias de esporte; museus; boates e casas noturnas; atendimento ao público em shoppings centers, feiras populares e clubes recreativos; estabelecimentos comerciais, de qualquer natureza, inclusive bares e restaurantes; salões de beleza, barbearias, esmalterias e centros estéticos; quiosques, foodtrucks e trailers de venda de refeições; comércio ambulante em geral. Nos shoppings centers ficam autorizados apenas o funcionamento de laboratórios, clínicas de saúde e farmácias e o serviço de delivery.

A medida no DF foi tomada após a ocupação dos leitos de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) específicos para pacientes com a covid-19 atingir 98% no fim da tarde desta sexta-feira. O governador Ibaneis informou neste sábado que já foram feitas tratativas com o Ministério da Saúde para que haja uma ampliação na oferta de UTIs no DF. "Até sexta-feira (5), temos condições de abrir mais 100 unidades de UTIs, o que vai nos dar um determinado conforto. Vamos baixar para 85% de ocupação", afirmou o governador.

Em outra categoria

Wagner Moura falou sobre retornar ao cinema brasileiro depois de alguns anos afastado das produções. Ele atuou em O Agente Secreto, que irá estrear no Festival de Cannes 2025, que começa nesta terça-feira, 13, e acaba dia 24 de maio.

"Significou muito para mim atuar e falar em português de novo, me reconectar com a minha cultura. Eu não consigo nem descrever o quanto isso foi importante para mim", disse em entrevista à Variety.

O ator tem uma grande carreira no cinema internacional. Entre seus trabalhos internacionais mais conhecidos estão os filmes Guerra Civil e Sergio e as séries Ladrões de Drogas e Narcos, na qual interpretou Pablo Escobar.

O Agente Secreto é um filme ambientado nos anos 1970 e acompanha Marcelo, um especialista em tecnologia, que foge de um passado misterioso e volta a Recife em busca de paz, algo que ele rapidamente percebe que não irá encontrar.

Ainda que fãs do Oasis estejam celebrando a turnê de reunião dos irmãos Liam e Noel Gallagher, a equipe da banda está fazendo de tudo para conter as expectativas do público. Alex McKinlay, chefe da gravadora fundada pelos Gallagher e agente dos músicos, afirmou que não há planos para o lançamento de novas músicas do grupo.

Em entrevista ao Music Week, McKinlay classificou a turnê de reunião como "uma última volta" do Oasis. "Noel já deixou isso claro para a imprensa. [A turnê] é uma chance para fãs que nunca viram a banda vê-los, ou, pelo menos para alguns deles. Mas não, não existem planos para nenhuma nova música."

McKinlay revelou ainda uma satisfação da gravadora com a repercussão da turnê, que começa em 4 de julho, na cidade de Cardiff, no Reino Unido. "Provavelmente a maior e mais prazerosa surpresa do anúncio da reunião foi o quão grande [a repercussão] foi internacionalmente. Honestamente, nós sabíamos que seria grande [no Reino Unido] e isso não requer muita intuição. Mas olhando para fora do Reino Unido, nós sabemos que eles têm uma base de fãs forte, fizemos todas as estatísticas. Tomamos muito cuidado com como isso afetaria a venda de ingressos, mas estamos embasbacados com a grandeza."

O agente continuou dizendo que o Oasis poderia ter esgotado apresentações em lugares emblemáticos dos Estados Unidos, como o Rose Bowl, na Califórnia, e o estádio MetLife, em Nova York em apenas um dia. "Vimos os números de ingressos, assistimos ao que estava acontecendo e a demanda foi muito além das nossas expectativas."

A nova turnê do Oasis marca uma reunião dos irmãos Gallagher, que passaram anos trocando farpas nas redes sociais e na imprensa. Juntos novamente, os músicos se apresentarão em dois shows em São Paulo, marcados para os dias 22 e 23 de novembro no Morumbis.

O American Music Awards 2025 irá homenagear a cantora Janet Jackson. Ela receberá o Icon Award (Troféu de Ícone, em tradução livre) e se apresentará na cerimônia. Esse será seu primeiro show na televisão em sete anos.

A edição deste ano irá acontecer no dia 26 de maio, em Las Vegas, nos Estados Unidos, e contará com Jennifer Lopez como anfitriã.

Até agora, só duas pessoas receberam o Icon Award desde que o prêmio foi criado. Rihanna, em 2013, e Lionel Richie, em 2022. Os premiados são escolhidos pela curadoria da apresentação, que avalia a influência global da indústria da música.

Desde 1987, Janet Jackson recebeu 20 troféus no American Music Awards. Ela quebrou o recorde de maior número de indicações com o mesmo álbum, Control, quando ele foi indicado em 13 categorias.