Trânsito em SP: o que mudou nos horários de pico?

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Os moradores de São Paulo estão habituados aos horários de pico, pela manhã, no meio do dia e no final da tarde. Dados novos trazidos pela pesquisa Origem e Destino, do Metrô de São Paulo, apontam que o meio do dia perdeu volume, com cerca de 4 milhões de viagens. Já o pico da manhã lidera e chega a 4,5 milhões de viagens, mas num patamar menor que nos últimos anos.

Implementada desde 1967, sempre em intervalos de dez anos, a pesquisa foi antecipada de 2027 para este ano a fim de investigar os efeitos das mudanças trazidas pela pandemia da covid-19, como as restrições à mobilidade, isolamento social, além de formas novas de trabalho (home office e sistema híbrido) e estudo (a distância) na forma de se deslocar da população da região metropolitana.

Os dados apresentados nesta terça-feira, 11, sobre a flutuação horária dos grandes deslocamentos pela cidade mostram mudanças importantes em relação a 2017, o último levantamento.

A movimentação da população na capital e na região metropolitana de São Paulo continua a apresentar três grandes períodos de concentração (horários de pico):

- pela manhã, entre 5h e 8h;

- ao meio do dia, em torno das 12h,

- ao fim da tarde, entre 16h e 19h.

Para a pesquisa, viagem é o deslocamento entre o endereço de origem e o de destino por um motivo específico (trabalho ou educação, por exemplo), com um ou mais modos de transporte.

Em 2017, o pico do meio do dia superava os outros dois períodos, com 5,2 milhões de viagens, considerando todos os modos de deslocamento, coletivo e individual. O principal responsável por este pico era o transporte não motorizado (a pé e de bicicleta), relacionado aos estudantes na entrada e saída das escolas e universidades.

De manhã e à tarde, prevalecia o transporte motorizado, especialmente o coletivo. Havia ainda um pico à noite, entre 21h e 22h, principalmente devido à saída de faculdades, predominando novamente o transporte coletivo.

A pesquisa do ano passado mostrou diminuição do pico do meio do dia, que gira em torno de 4 milhões de viagens diárias. Mas as pessoas continuam a andar a pé e ou de bicicleta neste horário.

O pico da manhã passa a atingir 4,3 milhões de viagens, impulsionadas principalmente pelo transporte coletivo. O patamar, no entanto, é menor que o de 2017.

Especialistas do Metrô apontam que uma das razões para essas alterações é a preferência pelo transporte individual em relação ao coletivo (51,2% a 48,8%). Esse cenário havia acontecido pela última vez apenas no levantamento de 2002.

Em 2023, foram realizadas 35,6 milhões de viagens diárias na região metropolitana. Cerca de 70,5% dessas viagens ocorreram por modos motorizados (coletivo e individual), enquanto os restantes 29,5%, por modos não motorizados (bicicleta e a pé).

A pesquisa também destaca redução no número de viagens diárias na capital e na região metropolitana. Ou seja: as pessoas estão se deslocando menos para trabalhar, estudar, pagar contas ou ir ao supermercado.

O número de viagens diárias caiu de 42 milhões em 2017 (último levantamento) para 35,6 milhões em 2023. É uma perda de 6,3 milhões de deslocamentos, ou 15%.

Nesse cenário de retração dos deslocamentos, o transporte coletivo (ônibus, trem e metrô) é o vilão. O setor perdeu três milhões de viagens (decréscimo de 19,8% entre 2017 e 2023) enquanto o individual perdeu apenas 116 mil viagens (recuo de 0,9%).

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A 27ª Festa do Livro da USP - organizada anualmente pela Edusp, com apoio da Prefeitura do Campus e do Cepeusp (Centro de Práticas Esportivas da USP) - terminou no domingo, 30, com a participação de 220 editoras e selos editoriais oferecendo mais de 250 mil títulos com desconto mínimo de 50%.

O Estadão reuniu alguns dos livros mais vendidos no evento. Autores clássicos e contemporâneos, como Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles, Gabriel García Márquez, Aline Bei, Sérgio Vaz, Jeferson Tenório, Isabel Allende, Raphael Montes, Rebecca Yarros, se misturam na apuração.

Confira abaixo o ranking dos mais vendidos das editoras Companhia das Letras, HarperCollins Brasil, Planeta, Record, Rocco, Todavia, Global, DBA, Intrínseca, Aleph, Dublinense, Cobogó e Fósforo.

Companhia das Letras

A Cabeça de Santo, de Socorro Acioli

Oração Para Desaparecer, de Socorro Acioli

Uma Delicada Coleção de Ausências, de Aline Bei

Sátántangó, de Laszlo Krasznahorkai

O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório

Análise, de Vera Iaconelli

Jantar Secreto, de Raphael Montes

O Peso do Pássaro Morto, de Aline Bei

Pequena coreografia do adeus, Aline Bei

As Meninas, de Lygia Fagundes Telles

Editora HarperCollins Brasil

O Hobbit, de J.R.R. Tolkien

Trilogia O Senhor dos Anéis, J.R.R. Tolkien

O Silmarillon, de J.R.R. Tolkien

Sintomas, de Marcela Ceribelli

Para John, de Joan Didion

O Pequeno Príncipe, de Antoine Saint-Exupery

Cartas de um Diabo a seu Aprendiz, de C.S. Lewis

O Ano do Pensamento Mágico, de Joan Didion

A Noite das Bruxas, de Agatha Christie

Como se Tornar um Cristão Inútil, de Rodrigo Bibo

Editora Planeta

Quarta Asa (Minotauro), de Rebecca Yarros

Descolonizando Afetos (Paidós), de Geni Núñez

A Gente Mira no Amor e Acerta na Solidão (Paidós), de Ana Suy

Tecnofeudalismo (Crítica), de Yanis Varoufakis

Tempestade de Ônix (Minotauro), de Rebecca Yarros

Chama de Ferro (Minotauro), de Rebecca Yarros

Filosofia, um modo de vida (Planeta), de Marilena Chaui

Como Ser Um Educador Antirracista (Planeta), de Bárbara Carine Soares Pinheiro

Eu Só existo no Olhar do Outro? (Paidós), de Ana Suy e Christian Dunker

Tempestade de Ônix - edição especial (Minotauro), de Rebecca Yarros

Grupo Editorial Record

Pedagogia do Oprimido (Paz & Terra), de Paulo Freire

Cem Anos de Solidão (Record), de Gabriel García Márquez

O Sol é para Todos (José Olympio), de Harper Lee

O Estrangeiro (Record), de Albert Camus

Violeta (Bertrand), de Isabel Allende

Pedro Páramo (José Olympio), de Juan Rulfo

Eu, Tituba: Bruxa Negra do Salém (Rosa dos Tempos), de Maryse Condé

Mau Hábito (Amarcord), de Alana Portero

Asterix Omnibus - vol.1 (Record), de René Goscinny e Albert Uderzo

Box Roald Dahl (Galera Junior), de Roald Dahl

Editora Rocco

A Hora da Estrela (edição comemorativa), de Clarice Lispector

Água Viva, de Clarice Lispector

A Paixão Segundo G.H., de Clarice Lispector

Amanhecer na Colheita, de Suzanne Collins

Laços de Família (edição comemorativa), de Clarice Lispector

Um Sopro de Vida (edição comemorativa), de Clarice Lispector

Powerless, de Lauren Roberts

Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres (edição comemorativa), de Clarice Lispector

Reckless - Caça e Caçador. Destinados um ao Outro, de Lauren Roberts

Mulheres que Correm com os Lobos, de Clarissa Pinkola Estés

Editora Todavia

Salvar o Fogo, de Itamar Vieira Junior

Ano Todavia 2026, com textos de Mariana Salomão Carrara e ilustrações do Estúdio Arado

Mudar: Método, de Édouard Louis

Sobre os Ossos dos Mortos, de Olga Tokarczuk

Torto Arado, de Itamar Vieira Junior

A República das Milícias, de Bruno Paes Manso

A Guerra: a ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil, de Bruno Paes Manso e Camila Nunes Dias

Perifobia, de Lilia Guerra

Atos Humanos, de Han Kang

O Céu para os Bastardos, Lilia Guerra

Editora Global

O Povo Brasileiro, de Darcy Ribeiro

Ou Isto Ou Aquilo, de Cecilia Meireles

Sagarana, de João Guimarães Rosa

Coleção Comecinho, de Ruth Rocha

Flores da Batalha, de Sérgio Vaz

Coração de Criança Não Morre, de Sérgio Vaz

Casa Grande & Senzala, de Gilberto Freyre

Primeiras Estórias, de João Guimarães Rosa

Colecionador de Pedras, de Sérgio Vaz

O Gênio do Crime, de João Carlos Marinho

Editora DBA

Orbital, de Samantha Harvey

Cadelas de Aluguel, de Dahlia de la Cerda

Berg, de Ann Quin

A Canção do Profeta, de Paul Lynch

Tédio Terminal, de Izumi Suzuki

Editora Aleph

Protocolo Rebelde, de Martha Wells

Flores para Algernon, de Daniel Keyes

Condição Artificial, de Martha Wells

Box Ursula le Guin, de Ursula le Guin

Box Duna - Primeira Trilogia, de Frank Herbert

Blade Runner, de Philip K. Dick

Alerta Vermelho, de Martha Wells

Endymion, de Dan Simmons

Neuromancer, de William Gibson

Frankenstein, de Mary Shelley

Editora Intrínseca

Querida Tia, de Valérie Perrin

A Fúria de Deusa Tríplice, de Rick Riordan

Três, de Valérie Perrin

Murdle - Volume 1, de G.T Karber.

A Loja de Cartas de Seul, de Baek Seung-yeon

A Mandíbula de Caim, de Torquemada

Teto para Dois, de Beth O'Leary

Morando com um Vampiro, de Jenna Levine

Namorando com um Vampiro, de Jenna Levine

Os Gatos do Café da Lua Cheia, de Mai Mochizuki

Editora Dublinense

Eu que nunca conheci os homens, de Jacqueline Harpman

Vamos Comprar um Poeta, de Afonso Cruz

Box Trilogia dos Gêmeos, de Ágota Kristóf

Boulder, de Eva Baltasar

Vício dos Livros, de Afonso Cruz

Nem Todas as Baleias Voam, de Afonso Cruz

Cidadã de Segunda Classe, de Buchi Emecheta

Amora, de Natalia Borges Polesso

Alegrias da Maternidade, de Buchi Emecheta

A Mulher de Dois Esqueletos, de Julia Dantas

Editora Cobogó

Performances do Tempo Espiralar, de Leda Maria Martins

O Livro Africano Sem Título - Cosmologia dos Bantu-Kongo, de Bunseki Fu-Kiau

Lina por Aldo, de Isabel Diegues e Jorn Konijn

Memórias da Plantação, de Grada Kilomba

Adinkra, de Elisa Larkin Nascimento, Luiz Carlos Gá, Nei Lopes, Renata Felinto

Editora Fósforo

O Lugar, de Annie Ernaux

A Mais Recôndita Memoria dos Homens, de Mohamed Mbougar Sarr

Paixão Simples, de Annie Ernaux

Ninhonjin, de Oscar Nakasato

O Acontecimento, de Annie Ernaux

A jornalista Rita Lisauskas será a nova apresentadora do Jornal da Cultura, principal telejornal da emissora paulista. Rita, que é Gerente de Conteúdo do Estadão, fará sua estreia neste ano, em data ainda a ser anunciada.

Na Cultura, Rita já apresenta o Opinião, programa que recebe convidados para debater temas como política, economia, saúde e comportamento. A atração é exibida às sextas-feiras, às 20h30.

No Grupo Estado, Rita, além de ser Gerente de Conteúdo, também apresenta a coluna Mãe sem Manual, na Rádio Eldorado.

A obra de Mauricio de Sousa foi declarada como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de São Paulo. A lei foi sancionada nesta segunda-feira, 1º, pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB). Uma série de homenagens ao artista, que completou 90 anos em outubro, acompanhará o reconhecimento.

A iniciativa tem autoria do Executivo e foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de São Paulo no início de novembro. O objetivo é destacar a relevância cultural da Turma da Mônica e do universo de personagens criados pelo cartunista, que é natural de Santa Isabel, no interior do estado, e construiu carreira na capital.

Como parte das homenagens, a prefeitura anunciou que, em 2026, 90 esculturas do universo de Mauricio de Sousa serão distribuídas por todas as regiões da cidade. Além disso, o Viaduto do Chá, no Vale do Anhangabaú, ganhará um banco em tributo ao artista.

"A gente vai ter um personagem homenageando a cidade e outras atrações para as pessoas poderem interagir, eventos, tudo em uma grande homenagem ao Mauricio. Atividades para crianças, adultos e fãs do Mauricio de Sousa", disse Nunes no anúncio. Segundo a prefeitura, outras homenagens anda serão anunciadas.

A prefeitura também promoverá uma parceria com a MSP Estúdios. Segundo Marcos Sousa Saraiva, diretor executivo da empresa e neto de Mauricio, a organização presenteará com uma visita aos estúdios de Mauricio aquelas pessoas que tirarem fotos de ao menos 45 das esculturas espalhadas pela cidade.

90 anos de Mauricio de Sousa

Mauricio de Sousa completou 90 anos em 27 de outubro deste ano. Criador da Turma da Mônica e de uma legião de personagens que marcaram a infância de milhões de brasileiros, ele é considerado um dos grandes autores do País, responsável por aproximar muitas gerações da leitura por causa de suas histórias em quadrinhos.

Nascido em Santa Isabel e criado em Mogi das Cruzes, Mauricio veio para São Paulo em busca de viver dos desenhos. Começou como repórter policial do antigo jornal Folha da Manhã, até que finalmente emplacasse uma tirinha no papel. Criou personagens como Bidu e Cebolinha, até que desenvolvesse Monica, Magali e tantos outros com inspiração na própria família.

Com as crianças do bairro do Limoeiro, Mauricio construiu um império e tornou-se uma das figuras mais conhecidas do País. Seu personagens foram parar nos cinemas, em versões animadas e live-action, no teatro, em jogos e em milhares de produtos. A sua obra já vendeu mais de 1 bilhão de exemplares e foi traduzida para 14 idiomas.

A sede da MSP Estúdios fica no bairro da Lapa, na zona oeste de São Paulo. Atualmente, Mauricio preside o conselho da empresa, com outros membros da família compondo a diretoria. Em outubro, o Estadão conversou com filhos, neto e mulher de Mauricio para homenageá-lo em seus 90 anos.