Após morte de turista, Cristo Redentor passa a ter ambulância com médico

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Três dias depois da morte de um turista que sofreu enfarte enquanto subia as escadas para chegar ao monumento do Cristo Redentor, na zona sul do Rio, o Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal responsável pelo Parque Nacional da Tijuca, onde fica o ponto turístico, mantém desde quarta-feira, 19, uma ambulância do tipo UTI móvel posicionada perto do monumento para atender os visitantes.

A medida foi anunciada nesta quinta-feira, 20, pelo presidente do ICMBio, Mauro Pires, durante entrevista coletiva concedida no centro de visitantes Paineiras.

Na manhã de domingo, 16, o vigilante gaúcho Jorge Alex Duarte, de 54 anos, que morava em Canoas-RS e visitava o Rio de Janeiro pela primeira vez, foi conhecer o Cristo Redentor acompanhado do filho, Alex Magalhães Duarte, de 28 anos, e da nora, Melissa Schiwe.

Às 7h39, enquanto subia a escadaria rumo ao monumento, ele começou a passar mal. Segundo a família, o posto médico estava fechado e os funcionários que se dispuseram a prestar socorro não tinham conhecimento médico. Melissa é enfermeira especialista em atenção cardiovascular e tentou socorrer o sogro, auxiliada por um padre que atua nas capelas existentes no monumento. Quando os socorristas do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) chegaram, às 8h13, Duarte já estava morto.

A responsabilidade pelo funcionamento do posto médico é da empresa Trem do Corcovado, que opera os trens até o ponto turístico. Ao firmar contrato com o ICMBio tornando-se concessionária desse serviço de transporte, foi obrigada a manter o posto médico, além de outras contrapartidas.

Na segunda-feira, 17, a Trem do Corcovado afirmou que o posto estava funcionando no momento em que o visitante passou mal e que a equipe médica agiu imediatamente, inclusive com uso de desfibrilador. "Apesar da rapidez da ação, o visitante teve um enfarte fulminante, impossibilitando o salvamento", afirmou nota da concessionária.

Investigação sobre funcionamento do posto médico

O ICMBio instaurou uma investigação, simultânea à da Polícia Civil, para apurar as circunstâncias da morte do turista e se a Trem do Corcovado está cumprindo o contrato. Nesta quinta-feira, o presidente do órgão afirmou que ainda não há nenhuma conclusão.

"É a investigação que vai dizer (se o posto estava funcionando ou não)", afirmou Mauro Pires. Como é obrigação da concessionária mantê-lo aberto durante todo o período de visitação, se for constatado que estava fechado a empresa pode ser multada.

Por conta da morte do turista, o ICMBio contratou a ambulância que desde quinta-feira está disponível das 7h às 19h, todos os dias (mesmo aos domingos e feriados), perto da catraca dos visitantes do Alto Corcovado. Junto da ambulância sempre haverá um médico, um enfermeiro e um motorista (que também é socorrista).

A manutenção de uma ambulância de plantão para eventual atendimento aos visitantes foi um dos itens do acordo que permitiu a reabertura da visitação ao monumento, interditado na manhã de segunda-feira, 17, pela secretaria estadual de Defesa do Consumidor. Na noite da segunda-feira o Santuário Cristo Redentor, que administra o monumento e as capelas existentes no complexo, anunciou que disponibilizaria uma ambulância durante as atividades religiosas. A visitação foi liberada a partir de terça-feira.

Elevadores serão trocados

Pires apresentou também obras que estão previstas para os próximos meses e anos no complexo turístico. Daqui a seis meses um dos três elevadores que levam ao monumento será substituído - o segundo deve ser trocado dois meses depois, e o terceiro em mais dois meses após o segundo. O contrato com a empresa que vai substituir os aparelhos foi assinado nesta quinta-feira.

Ainda neste ano, segundo o ICMBio, também serão construídos dois banheiros acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida. Em outra etapa de obras, está prevista ainda a substituição das escadas rolantes.

Em outra categoria

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, divulgou nota de pesar pelo falecimento da cantora Cristina Buarque, que morreu neste domingo, 20, aos 74 anos. Segundo Lula, a compositora teve "papel extraordinário" na música brasileira.

"Quero expressar meus profundos sentimentos pelo falecimento de Cristina Buarque. Cantora e compositora talentosa, teve um papel extraordinário na música brasileira ao interpretar as canções de alguns dos mais importantes compositores do samba carioca, ajudando a poesia e o ritmo dos morros do Rio a conquistarem os corações dos brasileiros", escreveu o chefe do Executivo no período da tarde. "Aos seus familiares e ao meu amigo Chico Buarque, deixo minha solidariedade e um forte abraço."

Filha do historiador Sérgio Buarque de Holanda e de Maria Amélia Alvim, Cristina era irmã dos cantores Chico Buarque e Miúcha, e da ex-ministra da Cultura Ana de Hollanda.

A causa da morte de Cristina não foi divulgada.

A cantora Cristina Buarque morreu neste domingo, 20, aos 74 anos. A informação foi divulgada por Zeca Ferreira, filho da artista, em uma publicação em sua página no Instagram.

Compositora e sambista, Cristina movimentava a Ilha de Paquetá, onde morava, com uma roda de samba. Filha do historiador Sérgio Buarque de Holanda e de Maria Amélia Alvim, Cristina era irmã dos cantores Chico Buarque e Miúcha, e da ex-ministra da Cultura Ana de Hollanda.

A causa da morte de Cristina não foi divulgada. Nas redes sociais, seu filho prestou uma homenagem à mãe e comentou sobre sua personalidade "avessa aos holofotes".

"Uma vida inteira de amor pelo ofício e pela boa sombra. 'Bom mesmo é o coro', ela dizia, e viveria mesmo feliz a vida escondidinha no meio das vozes não fosse esse faro tão apurado, o amor por revirar as sombras da música brasileira em busca de pequenas pérolas não tocadas pelo sucesso, porque o sucesso, naqueles e nesses tempos, tem um alcance curto", escreveu Zeca, acrescentando que a mãe foi o "ser humano mais íntegro" que já conheceu.

Cristina também foi homenageada pela sobrinha Silvia Buarque. "Minha tia Christina, meu amor. Para sempre comigo", escreveu a atriz em suas redes. A artista deixa cinco filhos.

O bar Bip Bip, tradicional reduto do samba em Copacabana, fez uma publicação lamentando a morte da artista e destacando seu legado: "Formou gerações com suas gravações e repertório, sempre generosa com o material e o conhecimento que acumulou durante anos de rodas de samba."

Carreira

Referência na pesquisa de samba, Cristina gravou seu primeiro álbum, que levou seu nome, em 1974. Na época, a artista ganhou projeção com a interpretação de "Quantas lágrimas", composição do sambista Manacéa.

Segundo o Instituto Memória Musical Brasileira (Immub), a cantora gravou 14 discos ao longo da carreira, sendo o mais recente "Terreiro Grande e Cristina Buarque cantam Candeia", de 2010. Além disso, a artista fez pelo menos 68 participações em discos.

Ao longo da carreira, Cristina foi respeitada não só por sua voz, mas também pela curadoria que fazia de sambas, valorizando artistas como Wilson Batista e Dona Ivone Lara. Portelense e conhecida por sua personalidade peculiar, a compositora recebeu o apelido de "chefia" nas rodas de samba cariocas.

Maike deixou o BBB 25 poucos dias após iniciar o romance com Renata. Mesmo com a distância, a bailarina não descarta um futuro relacionamento ao fim do programa. Neste sábado, 19, ela refletiu sobre a possibilidade em conversa com Guilherme.

"Acho que lá fora a vida é diferente, então têm outras coisas para conhecer, minhas e dele. Então acho que vai ter que existir esse momento de, lá fora, a gente se permitir outras coisas, ter uma nova conversa", pontuou Renata.

A bailarina disse que precisa conhecer o "currículo" do pretendente fora da casa. Contudo, acredita que a convivência ao longo do confinamento pode ajudar em alguns quesitos, já que eles se viram em diversas situações.

"Mas eu não deixei de viver nada aqui dentro. E não tem mais muito o que eu mostrar, ele já me viu com geleca na cabeça, com pipoca, pó na cara, caindo no molho de tomate, ele já me viu de todos os jeitos", refletiu aos risos.

Maike foi eliminado no 15º Paredão com 49,12% dos votos, no último dia 10. Na ocasião, ele disputou a berlinda com Vinicius, que teve 48,02%, e Renata, 2,86%.