Julgamento de Bolsonaro faz STF adiar decisão sobre política de segurança e operações no Rio

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou o julgamento da "ADPF das Favelas", ação sobre a política de segurança pública do Rio de Janeiro que seria votada nesta quarta-feira, 26. O processo deve voltar à pauta no dia 3 de abril, segundo previsão do ministro Luís Roberto Barroso, presidente da Corte.

Os ministros vêm alinhando nos bastidores um voto conjunto que acomode suas divergências. A avaliação interna é a de que o tema é sensível e merece um pronunciamento uníssono e claro do tribunal.

"Nós consideramos que essa é uma matéria que o Supremo deve falar à uma só voz. Estamos trabalhando pelo consenso interno de um tema que é especialmente árduo, porque envolve muitos interesses", explicou Barroso nesta quarta ao anunciar o adiamento da votação.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), o secretário estadual de Polícia Militar, Marcelo Nogueira, e outros representantes da prefeitura e do governo do Rio viajaram a Brasília para acompanhar a sessão.

"Nós estamos quase lá", garantiu Barroso ao se desculpar com as autoridades presentes pelo adiamento.

As conversas sobre a "ADPF das Favelas" foram interrompidas em meio ao julgamento sobre o recebimento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os outros sete acusados do "núcleo crucial" do plano de golpe. O processo sobrecarregou os ministros da Primeira Turma, que passaram os últimos dois dias em função do julgamento.

Os ministros do STF buscam aprovar uma decisão que equilibre, de um lado, a eficiência no combate ao crime e, do outro, a segurança da população fluminense.

Entre os pontos em debate estão um plano de retomada do território ocupado pelas facções e milícias, o envolvimento da Polícia Federal na investigação de crimes interestaduais, o incentivo ao trabalho de inteligência da polícia, o foco no braço financeiro das organizações criminosas, a proteção dos policiais e a transparência do trabalho das polícias.

"As nossas preocupações são de duas perspectivas muito importantes: a proteção da segurança pública da população do Rio de Janeiro, dos bairros pobres e ricos, a nossa preocupação é igualitária. E evidentemente temos uma imensa preocupação, demonstrada mais de uma vez pelo relator, com a letalidade policial e as vítimas inocentes que se produzem muitas vezes em investidas mal planejadas nas comunidades pobres", resumiu Barroso.

Os ministros reconheceram que existe um "estado de coisas inconstitucional" e determinaram providências do governador Cláudio Castro (PL). As exigências foram feitas em caráter liminar, ou seja, foram soluções provisórias. Agora, o tribunal julga o mérito do processo. A ação é movida pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Em outra categoria

Os participantes do Big Brother Brasil 25 enfrentaram a formação do 11º paredão da temporada na noite desta sexta-feira, 28, com direito a votação aberta na casa. A eliminação acontece neste domingo, 30.

Vinícius já estava no paredão, após perder uma rodada extra da Prova do Líder para João Gabriel, enquanto João Pedro garantiu a imunidade ao vencer a Prova do Anjo.

O Líder da semana, Maike, escolheu Delma para enfrentar a berlinda. A justificativa de Maike para a escolha foi baseada em atitudes de Delma que ele considerou incoerentes, como mudar de versão quando questionada sobre suas falas.

"Ela me colocou no paredão semana passada, depois disse que não faria isso tão cedo e, no dia seguinte, fez. Para mim, isso não faz sentido", explicou o líder.

Além disso, os votos da casa também definiram outro emparedado. Eva foi a participante mais votada da casa com seis votos, e se juntou a Vinícius e Delma na berlinda. No total, a votação ficou assim:

Diego Hypolito vota em Eva

Eva vota em Daniele Hypolito

Vinícius vota em Eva

João Gabriel vota em Daniele Hypolito

Renata vota em Daniele Hypolito

Guilherme vota em Eva

Daniele Hypolito vota em Eva

João Pedro vota em Daniele Hypolito

Vilma vota em Daniele Hypolito

Vitória Strada vota em Eva

Delma vota em Eva

A mãe de Vitória Strada, participante do Big Brother Brasil 25, não teve papas na língua ao falar, nas redes sociais, sobre Mateus Pires, ex-participante do reality.

Marisete Strada, em resposta a postagens de Mateus, acusou-o de traição no jogo e afirmou que ele, ao mostrar saudade de Vitória após sua eliminação, estava se contradizendo.

A mãe da atriz concordou com publicações que apontavam omissão do arquiteto quando a sister era alvo de Thamiris e Camila no Quarto Nordeste na casa.

Tudo começou quando Mateus, o sétimo eliminado da edição, publicou vídeos e imagens nas redes sociais, expressando a saudade que sente de Vitória e dos momentos que viveram juntos no confinamento. Em uma dessas postagens, ele escreveu: "Que saudade da minha amiga, eu amo tanto esse vídeo e tudo o que ele representa".

Marisete Strada, mãe da atriz, respondeu prontamente com duras críticas. "Está com saudade, por que traiu a amiga?", questionou ela em um dos comentários.

Em outra publicação, em que Mateus mostrava fotos da casa, Marisete voltou a acusá-lo de traição, destacando: "Quando estava lá, preferiu trair ela, agora está com saudades. Procure Camilla e Thamiris. Viteus acabou", fazendo referência ao relacionamento entre Mateus e Vitória, apelidado pelos fãs de Viteus.

A apresentadora Sabrina Sato e o ator Nicolas Prattes compartilharam no Instagram novas imagens da lua de mel. O casal está curtindo um passeio na Ilha Desroches, que faz parte do arquipélago Seychelles, localizado no Oceano Índico a nordeste de Madagáscar.

Nas imagens compartilhadas nas redes sociais, os dois aparecem aproveitando o mar de águas cristalinas e passeando de bicicleta. Eles estão hospedados no Four Seasons Resort Seychelles, hotel 5 estrelas com estadias privativas cujas diárias podem chegar a R$ 11 mil.

Recentemente, Sabrina falou pela primeira vez sobre a perda do bebê que esperava com o marido, durante a 11ª semana de gestação, em novembro do ano passado.

Em declaração feita durante o reality Carnaval da Sabrina, a rainha de bateria explicou que não conseguiu comparecer a alguns ensaios da Unidos de Vila Isabel, escola do Rio de Janeiro, por estar sob cuidados médicos: "Por tudo que aconteceu na minha vida, ano passado, no final do ano passado, eu acabei recebendo alta médica para voltar para o carnaval quase perto do Natal, em dezembro", mencionou.

Juntos desde o início de 2024, Sabrina e Nicolas se casaram no dia 10 de janeiro deste ano, em cerimônia realizada na Fazenda Boa Vista, em Porto Feliz, interior de São Paulo.

Devido aos compromissos profissionais de Sabrina durante o carnaval, a tradicional lua de mel só começou no último dia 20 de março. O roteiro montado pelos dois incluiu um safári na África do Sul e o passeio na ilha.