Cresce o número de internações de crianças por síndrome respiratória aguda grave, diz Fiocruz

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As hospitalizações de crianças pequenas por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) tiveram um aumento em vários Estados do País, de acordo com o Boletim InfoGripe divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta quinta-feira, 3.

O painel considera dados referentes ao período de 23 a 29 de março e indica que a alta está possivelmente associada ao vírus sincicial respiratório (VSR).

Segundo o boletim, 10 Estados e o Distrito Federal apresentaram níveis de incidência de SRAG em alerta, risco ou alto risco nas últimas duas semanas e possuem tendência de crescimento. São eles: Acre, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Norte e Roraima.

Amazonas, Mato Grosso, Tocantins e Sergipe também apresentam incidência de SRAG em níveis de alerta ou risco, mas com sinal de estabilização no longo prazo.

Com relação às capitais, 12 apresentaram níveis alarmantes de SRAG com tendência de crescimento: Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Florianópolis, Macapá, Palmas, Rio Branco, Rio de Janeiro, São Luís e Vitória.

O boletim também destaca a manutenção do crescimento de casos de hospitalizações por SRAG em crianças de até 2 anos nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

A SRAG é uma complicação respiratória causada pelo agravamento de alguma infecção viral. O quadro afeta os pulmões e causa uma série de sintomas graves, como baixa saturação, calafrios e dificuldade para respirar.

Diante do aumento de hospitalizações, o recomendado é usar máscaras N95 ou PFF2 quando sintomas de gripe ou resfriado aparecerem. Também é indicado usar o equipamento de proteção dentro de unidades de saúde, onde há uma maior exposição aos vírus.

Rinovírus e influenza

Outro vírus que tem circulado bastante, principalmente no Norte e Centro-Oeste, é o rinovírus. Os principais afetados são crianças e adolescentes com idades entre 2 e 14 anos.

O boletim não registrou um aumento no número de casos graves relacionados ao vírus influenza, causador da gripe. Mas é provável que ocorra um crescimento nas próximas semanas. A Fiocruz recomenda que todas as pessoas, principalmente aquelas que integram o grupo de risco, estejam em dia com a vacinação - em São Paulo, a campanha contra gripe já começou e as doses estão disponíveis nos postos de saúde.

Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a prevalência foi de 45,2% de casos positivos para VSR, 34,4% de rinovírus, 7,9% de influenza A, 1,9% de influenza B e 14,2% de Sars-CoV-2 (causador da covid-19). Quanto aos óbitos, a prevalência foi de 3,6% de VSR, 14% de rinovírus, 10,9% de influenza A, 2,1% de influenza B e 62,7% de Sars-CoV-2.

VSR e rinovírus

O VSR é um dos principais causadores de bronquiolite, uma infecção viral aguda que afeta os bronquíolos, pequenas ramificações nos pulmões.

No início, o vírus pode provocar sintomas semelhantes aos de um resfriado comum, como tosse, dor de cabeça e coriza. Com o tempo, ele alcança as vias aéreas inferiores e passa a causar sintomas respiratórios mais graves, como a bronquiolite.

A doença provoca inflamação e acúmulo de muco, dificultando a respiração. Conforme progride, surgem sinais como respiração acelerada, chiado no peito e agravamento da tosse. Em casos mais severos, ela pode evoluir para insuficiência respiratória e levar à morte.

Já o rinovírus é o agente viral mais comumente associado a infecções no trato respiratório. De fácil transmissão, é responsável pela maioria dos resfriados e costuma circular durante todo o ano, com maior incidência na primavera.

O vírus não costuma provocar complicações, mas em pacientes com comorbidades, especialmente crianças pequenas, pode evoluir para quadros mais graves.

Em outra categoria

Maike, que foi eliminado do BBB 25 nesta quinta-feira, 10, assistiu às cenas em que exibiu um comportamento agressivo com Renata durante o Bate-Papo BBB. Questionado por Ceci Ribeiro e Gil do Vigor, ele começou: "Só tenho que pedir desculpas [...] Estou envergonhado".

"Queria pedir desculpas para você e para todas as mulheres que se sentiram ofendidas. Assumo meu erro, não tenho problema em fazer isso, até porque está gravado e não tem como eu falar o contrário. Peço desculpas, de coração, não sou de fazer essas coisas, mas ontem eu me passei mesmo", disse também.

Ele também falou sobre ser um dos participantes que mais ganhou provas do líder no reality, com cinco colares, mas não ter conseguido eliminar nenhuma de suas indicações ao Paredão.

Sobre o último Paredão, completou: "Eu acho que seria mais estratégico [pensar em alguém que pode sair em vez de mim], mas na hora é muito rápido."

Após a polêmica noite de quarta-feira, 9, no Big Brother Brasil 25, em que Maike passou do ponto nas atitudes com Renata, como ela mesma disse, e Vinícius exagerou nas brincadeiras com João Pedro, Tadeu Schmidt deu um alerta aos participantes sobre limites e respeito.

Ao público, o apresentador disse: "Houve excessos. (...) A gente sempre fala aqui no BBB que temos que ter cuidado com o corpo do outro." Já na casa, Tadeu Schmidt foi direto ao ponto com os participantes: "Maike, você sabe que houve excesso, né? Na hora, a própria Renata te advertiu, a produção também. Duas vezes, inclusive. Então, tem que ficar atento, tá?"

E continuou: "Hoje mais cedo a Renata foi bem direta na conversa que vocês já tiveram. Maike já pediu desculpas várias vezes e a gente está vendo que vocês se resolveram. Mas eu estou aqui para fazer o alerta. Atitudes assim podem comprometer a jornada de vocês. Então, atenção."

Em seguida, Tadeu Schmidt se direcionou a Vinícius e João Pedro: "Eu também quero falar com Vinícius e João Pedro, que ficaram na brincadeira de um apertar o outro. Vinícius deu uns puxões ali no João, ficou claro que era uma brincadeira. Mas é sempre bom lembrar sobre o respeito sobre o corpo do outro. E cuidado com esse tipo de brincadeira de mão e tal, que pode terminar mal."

Maike foi eliminado na noite desta quinta-feira, 10, com o Paredão mais acirrado da temporada, em disputa direta com Vinícius. Após a eliminação do ex-atleta, os brothers refletiram se as atitudes de Maike podem ter interferido ou não em sua eliminação.

Maike foi o eliminado no 15º Paredão do BBB 25, na noite desta quinta-feira, 10. Ele teve 49,12% dos votos. Vinicius teve 48,02% e Renata, 2,86%. Foi a disputa mais acirrada desta edição do Big Brother Brasil.

Em seu discurso de eliminação, rápido, porque o programa ainda teria a prova do líder, o apresentador Tadeu Schmidt disse: "Os erros não definem vocês, mas têm consequências". Antes, ele tinha comentado o episódio entre Maike e Renata, mas também entre Vinicius e João Pedro.

Como foi a formação do Paredão

Com o reality no modo turbo, este Paredão foi formado na última terça-feira, 8, logo após a eliminação de João Gabriel. Em uma nova Prova do Líder do BBB 25, Guilherme foi o campeão e indicou Maike. Renata foi a mais votada pela casa e Maike puxou Vinícius em um contragolpe.

O Paredão aconteceu em meio a uma polêmica envolvendo Maike e Renata - e este assunto dominou o primeiro bloco do programa, com a Globo mostrando a cronologia dos fatos.

O que Maike fez?

Na festinha que os brothers receberam na noite de quarta, 9, o ex-atleta teve atitudes desrespeitosas com a bailarina, puxando seu cabelo e até mordendo-a. A equipe de Maike se pronunciou na tarde desta quinta-feira, 10, desculpando-se com Renata.

Ainda na noite de quarta, Vinícius falou sobre sua sexualidade pela primeira vez no programa, e isso também foi abordado no primeiro bloco do programa.

Em conversa com Vitória Strada, Delma e Guilherme, o baiano revelou ser bissexual e afirmou que apenas Aline sabia. Seu medo, ele disse, era decepcionar seus pais. Ele recebeu o apoio de Delma e Guilherme e o incentivo de Vitória, que também já assumiu sobre sua bissexualidade.

Tadeu Schmidt entrou ao vivo nesta quarta e falou sobre a questão. Ele disse que Maike foi advertido 10 vezes pela produção ao longo da noite, mas não apenas por isso. Comentou também que parecia que ele e Renata tinham se acertado. Tadeu disse que é preciso respeitar o corpo do outro.