Anvisa aprova primeira vacina contra Chikungunya, do Instituto Butantan

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro da primeira vacina contra Chikungunya, conforme resolução publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 14. Trata-se do imunizante IXCHIQ, desenvolvido pelo Instituto Butantan.

A Anvisa informa que a vacina, de dose única, será indicada para a prevenção da doença em pessoas com 18 anos ou mais. A substancia, no entaNto, é contraindicada para mulheres grávidas, pessoas imunodeficientes ou imunossuprimidas, avisa o órgão regulador.

"A vacina IXCHIQ demonstrou induzir produção robusta de anticorpos neutralizantes contra o vírus Chikungunya em estudos clínicos que avaliaram adultos e adolescentes que receberam uma dose do imunizante", cita a agência.

Chikungunya é uma arbovirose transmitida pela picada de fêmeas infectadas do mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue. O imunizante do Butantan já havia sido aprovado por outras autoridades internacionais, como a Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, e a Agência Europeia de Medicamentos (European Medicines Agency - EMA).

Em outra categoria

O cantor Nick Carter, integrante do grupo Backstreet Boys, foi acusado de estupro por uma mulher chamada Laura Penly, que afirma ter contraído infecções sexualmente transmissíveis durante os abusos e desenvolvido câncer no colo do útero como consequência.

Segundo o processo, os crimes teriam ocorrido entre 2004 e 2005, quando Penly tinha cerca de 19 anos. As informações são da People.

Acusação detalha episódios de agressão sexual e ISTs

De acordo com a denúncia, Penly e Carter mantiveram uma relação íntima durante alguns meses, com encontros em Los Angeles. A jovem relata que, após três relações consensuais, o cantor teria recusado o uso de preservativo, alegando estar "limpo" de doenças.

O processo afirma que os episódios de violência sexual aconteceram no apartamento de Carter, em Hollywood, mesmo após a vítima ter recusado relações sexuais. Ela diz que foi forçada, e depois ouviu que ninguém acreditaria em sua palavra.

Penly alega que contraiu diversas ISTs, entre elas o HPV, vírus que pode causar câncer. Em julho de 2005, ela testou positivo para clamídia, gonorreia e células cancerígenas. No mês seguinte, recebeu o diagnóstico de câncer de colo do útero em estágio 2, precisando passar por uma série de tratamentos.

Carter nega acusações e diz que nunca teve relação com a vítima

Por meio de seus advogados, Carter negou todas as acusações e afirmou que sequer conhece Laura Penly. "Nick não se lembra sequer de ter conhecido Laura Penly. Ele certamente nunca teve qualquer relação romântica ou sexual com ela. Nunca", disseram os representantes do artista em nota enviada à People.

A defesa também acusou a equipe jurídica da denunciante de tentar arruinar a carreira do cantor com "alegações falsas", sempre feitas em momentos de destaque da carreira. Carter pretende contestar judicialmente as acusações.

Laura Penly é a quarta mulher a acusar o artista de abuso sexual. Antes dela, Melissa Schuman, Ashley Repp e Shannon Ruth também denunciaram Carter. Ele nega todas as acusações e moveu ações por difamação contra duas das denunciantes. A Justiça dos EUA já decidiu que ele não poderá processar Repp por difamação. Os casos de Schuman e Ruth ainda aguardam julgamento, marcado para 2026.

Pedido de indenização

A defesa de Penly afirma que ela sofreu traumas físicos, emocionais e psicológicos, além de ter sido alvo de assédio por parte de fãs de Carter após ter deposto contra ele.

A ação pede uma indenização superior a US$ 15 mil, quase R$ 90 mil, e exige que o caso seja julgado por um júri popular. "Carter usou sua fama, poder e status para abusar sexualmente de várias mulheres e escapar das consequências. Esta ação busca romper esse padrão. Esperamos que Laura receba a justiça que merece e que este processo encoraje outras sobreviventes a denunciarem seus agressores", disse a advogada Gianna N. Elliot.

Enzo Celulari completa 28 anos nesta terça-feira, 15. O empresário e influenciador digital recebeu homenagens nas redes sociais da mãe, Claudia Raia, do pai, Edson Celulari, e também do irmão caçula, Lucca, de 2 anos, fruto do relacionamento da atriz com o ator Jarbas Homem de Mello.

Claudia compartilhou um vídeo, narrado por ela, com registros da infância de Enzo e escreveu: "Hoje é dia da arte e você é a minha maior obra! Meu primogênito, foi com você que eu aprendi a ser mãe, obrigada por me escolher e me ensinar tanto... Tenho muito orgulho do homem maravilhoso que você se tornou."

Edson também usou o Instagram para parabenizar o filho, com uma seleção de fotos e uma legenda em que descreveu características marcantes de Enzo: "Meu moleque! Você é o menino carioca de braços abertos, é o garoto do coração de ouro, é o parceiro dos amigos, é o homem corajoso, gentil, o cara que enxerga em muitos milímetros, o humano família que nem você só... Te amo, meu filho, te admiro e peço a Deus que te proteja e te dê leveza, sempre. Feliz Aniversário, cria!"

O irmão caçula do influenciador digital, Lucca, também participou da comemoração. Com a ajuda da mãe, ele gravou um recado para o aniversariante: "Parabéns, Nuno. Eu te amo, você é meu irmão amado." O vídeo foi publicado por Enzo nos stories do Instagram.

Lil Nas X usou as redes sociais nesta terça-feira, 15, para contar que está internado após sofrer uma paralisia facial parcial no lado direito do rosto. O rapper, que completou 26 anos no último dia 9, compartilhou vídeos direto do hospital e, apesar do susto, manteve o bom humor.

"Então, perdi o controle do lado direito da minha cara", escreveu na legenda de um vídeo em que aparece tentando mover os músculos da face. Nos stories, voltou a comentar o assunto com leveza: "Estou tão ferrado", escreveu, junto de um emoji de carinha triste.

O artista tranquilizou os fãs e garantiu estar estável: "Galera, estou bem! Parem de ficar tristes por mim! Em vez disso, sacuda a sua bunda para mim!".

Ele ainda brincou sobre a aparência temporária, dizendo que vai "ficar engraçado por um tempo, mas é isso". A publicação rendeu mensagens de carinho e desejos de melhora nos comentários.

Lil Nas X não falou sobre a causa da paralisia, nem deu previsão de alta. A equipe do artista também não se pronunciou oficialmente.