Viatura da CET é roubada durante protesto na zona sul de SP; manifestantes fazem barricadas

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um protesto realizado em Paraisópolis, zona sul de São Paulo, teve confronto com policiais militares na noite desta segunda-feira, 12. Uma viatura da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) chegou a ser roubada e levada para o meio do protesto. Outra viatura blindada da Polícia Militar foi atingida por disparos.

Os manifestantes atearam fogo em objetos e fizeram barricadas para bloquear o acesso de ruas na região. Conforme imagens exibidas pela TV Globo, policiais militares foram ao local para tentar desobstruir os bloqueios.

Informações preliminares apontam que as obstruções fazem parte de um protesto contra a morte de um jovem de 19 anos da região, registrada neste final de semana após confrontos com a polícia. As polícias Militar e Civil investigam o caso (veja mais abaixo).

A CET informou que a Avenida Giovanni Gronchi, sentido centro, foi bloqueada por volta das 18h30 desta segunda. As manifestações, então, teriam se espalhado por dentro da comunidade e retornado para a mesma avenida.

Uma caçamba com entulhos foi posicionada na Giovanni Gronchi com a Rua Dr. Francisco Thomaz de Carvalho, informou a CET. Agentes da companhia saíram do local após a chegada do Batalhão de Choque da Polícia Militar.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP) informou que o policiamento seguirá intensificado na região de Paraisópolis após uma manifestação ocorrida na noite desta segunda-feira. "Durante o protesto, manifestantes interditaram vias e incendiaram objetos", disse a pasta.

Uma viatura blindada da Polícia Militar foi atingida por disparos, informou também a secretaria. "Não há registro de feridos. As vias foram desobstruídas e a tropa permanece no local para garantir a manutenção da ordem", informou a SSP-SP, em nota enviada por volta das 22h10.

Uma viatura da CET chegou a ser roubada e levada para o meio do protesto. A companhia informou inicialmente que não conseguiu recuperar o veículo e que possuía informações de que o carro teria sido danificado pelos manifestantes.

Por volta das 23h15, a CET informou à reportagem que a viatura havia sido recuperada. A empresa está avaliando quais medidas serão tomadas por causa da ocorrência. O agente, informou a CET, não se feriu.

A SSP-SP diz que a Polícia Civil e a Polícia Militar investigam a morte do jovem de 19 anos no sábado, 10, na Rua Ernest Renan, em Paraisópolis.

Conforme a pasta, policiais militares faziam um patrulhamento pela região, quando flagraram um grupo traficando drogas. Os suspeitos fugiram, mas um deles "resistiu e houve intervenção policial".

"O jovem foi socorrido ao Hospital Campo Limpo, onde morreu. Com ele foram apreendidas drogas, dinheiro, celulares, faca, mochilas e cadernos de contabilidade do tráfico", informou a secretaria.

Além de todo o material, armas dos PMs também foram encaminhadas à perícia. "O caso segue sob investigação pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)."

Em outra categoria

Jamie Lee Curtis expôs a criação de um deep fake seu e pediu para que Mark Zuckerberg, proprietário do Instagram, retirasse o conteúdo da plataforma. Por meio de suas redes sociais, nessa segunda-feira, 12, ela denunciou uma conta que propagava um vídeo falso realizado por IA.

Algumas horas após a remoção do conteúdo, a atriz comemorou: "Funcionou! A vergonha tem seu valor! Obrigada a todo mundo que interveio e ajudou!", escreveu Jamie nos comentários.

"Chegou até esse ponto, Zuckerberg. Nós nunca nos conhecemos. Meu nome é Jamie Lee Curtis e eu tentei contatar você e sua equipe através de todos os canais apropriados para remover um conteúdo de um comercial falso de IA que eu não autorizei, concordei ou apoiei."

Ela explicou o motivo de postar o conteúdo publicamente, em vez de tratá-lo de maneira privada: "Eu tentei te mandar uma mensagem, mas você não me segue, então tive que trazer isso a público para que chegue até você."

"Se eu tenho 'uma marca', além de ser atriz e autora e advogar, é porque eu sou conhecida por contar a verdade como ela é e por ter integridade, e esse mau uso da minha imagem (retirado de uma entrevista que fiz com Stephanie Ruhle durante os incêndios) com novas e falsas palavras colocadas na minha boca, diminui minhas oportunidades de realmente falar a verdade. Me foi dito para direcionar isso diretamente para você, para que você pudesse encorajar sua equipe a remover [o conteúdo]. Essa é a única maneira que tenho de chegar até você. Agradeço desde já", concluiu.

Falta pouco para a chegada de Zuri, primeira filha de Ludmilla e Brunna Gonçalves. O casal está em Miami, nos Estados Unidos, onde a bebê nascerá, se preparando para o momento.

Em sua conta no Instagram, nesta terça-feira, 13, Brunna mostrou alguns detalhes da organização final do enxoval. Em cima de um sofá, toalhas de cores claras e estampas minimalistas estavam dobradas, prontas para serem guardadas. Na legenda, a bailarina colocou um emoji emocionado.

Momentos antes, Brunna mostrou que estava comendo tâmara. O consumo da fruta na gestação tem evidências de indução do parto, especialmente nas últimas semanas de gravidez.

O desejo da bailarina é ter um parto normal. O casal não revelou a data prevista para o nascimento da primogênita, mas, segundo Ludmilla, a filha deve ser taurina. Portanto, seguindo o calendário do zodíaco, a chegada de Zuri deve acontecer até o dia 20 de maio.

O rapper Tory Lanez, de 32 anos, foi esfaqueado dentro da penitenciária onde cumpre pena de 10 anos por atirar na cantora Megan Thee Stallion. O ataque aconteceu na manhã desta segunda-feira, 12, no pátio da California Correctional Institution (CCI), em Tehachapi, nos Estados Unidos.

Segundo o site TMZ, o rapper precisou ser levado de ambulância a um hospital civil em Bakersfield após sofrer ferimentos graves. No perfil dele no Instagram, a equipe confirmou a agressão. "Tory foi esfaqueado 14 vezes - incluindo sete feridas nas costas, quatro no tronco, duas na parte de trás da cabeça e uma no lado esquerdo do rosto. Ambos os pulmões colapsaram, e ele precisou de um aparelho para respirar", diz a nota.

Ainda de acordo com o comunicado, o cantor "já está respirando por conta própria". Apesar das dores, ele "está falando normalmente, de bom humor e profundamente grato a Deus por estar se recuperando". A equipe também agradeceu ao apoio dos fãs: "Ele quer agradecer a todos pelas orações e apoio contínuos".

As motivações do ataque não foram divulgadas. Autoridades da penitenciária ainda não se pronunciaram oficialmente sobre o caso.

Lanez foi condenado em dezembro de 2022 por três crimes: agressão com arma de fogo semiautomática, porte de arma carregada e não registrada em veículo e disparo com negligência. O episódio aconteceu em julho de 2020, após uma festa na casa de Kylie Jenner, quando Megan Thee Stallion foi baleada no pé.