Justiça absolve italiano de manter mulher em cárcere privado, mas o condena por lesão corporal

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Justiça de São Paulo absolveu na última quarta-feira, 22, o empresário italiano Andréa da Silva Ciaccio, de 52 anos, de uma série de crimes pelos quais ele era denunciado, incluindo cárcere privado contra a ex-companheira, estupro e tráfico de drogas. Ele, no entanto, foi condenado a 2 anos e 11 meses de prisão por lesão corporal, também cometida contra a ex-namorada.

Ciaccio foi preso em flagrante no final de maio, no bairro Campo Limpo, na zona sul de São Paulo, depois que uma amiga da vítima informou às autoridades que o italiano mantinha a companheira presa em casa. A polícia montou uma operação para resgatá-la e deteve o suspeito enquanto ele tentava fugir da residência.

O italiano teve a prisão em flagrante convertida em temporária e respondia pelos crimes de cárcere privado, violência psicológica contra a mulher, lesão corporal em contexto de violência doméstica, estupro de vulnerável, estupro e tráfico de drogas - no local, foram encontradas 17 porções de cocaína.

O advogado Eduardo Maurício, que representa Andrea Ciaccio, já negava as acusações desde a época da prisão. Em nota enviada à reportagem nesta quinta, o defensor afirma que a "decisão reconhece a inconsistência das acusações" e que a justiça "foi feita".

"O réu foi absolvido de todas as acusações mais graves, sendo condenado apenas pelo crime de lesão corporal leve, à pena de 2 anos e 11 meses de reclusão em regime fechado", disse o advogado, em nota.

O caso corre em segredo de Justiça. Mas, conforme apresentado na sentença, obtida pela reportagem, o juiz Leonardo Prazeres da Silva considerou que, com exceção do crime de lesão corporal, não houve comprovação de que o italiano cometeu os demais delitos.

"Verifico que não há prova da existência dos fatos que se referem aos crimes de violência psicológica, estupro de vulnerável em continuidade delitiva, estupro em continuidade delitiva e cárcere privado, isto porque a vítima (...) negou categoricamente a existência de tais delitos, o que torna a tese acusatória destituída de lastro probatório", afirmou o magistrado.

O juiz, no entanto, afirmou que, com base nos depoimentos tanto da vítima quanto do réu, além do laudo pericial dos exames feitos após a mulher ser resgatada, ficou comprovada a lesão corporal cometida pelo italiano.

Ao levar em conta que o réu confessou o crime, mas possui outros antecedentes criminais, o juiz determinou a pena de prisão de 2 anos e 11 meses em regime fechado. O magistrado levou em consideração também o fato de Andrea Ciaccio ter cidadania italiana e a possibilidade de fuga do Brasil.

"Ressalto que o indeferimento quanto ao direito de recorrer em liberdade está fundamentado na reincidência e nos maus antecedentes do acusado, não se olvidando de outros expedientes criminais em andamento, bem como da possibilidade concreta de fuga do distrito da culpa, uma vez que o acusado tem cidadania italiana e recursos financeiros para empreender fuga do país", afirmou da Silva na sentença.

A defesa do italiano, no entanto, discorda dessa decisão e afirma que vai impetrar habeas corpus para que Ciaccio responda ao processo em liberdade.

"No que tange à condenação exclusiva pela lesão corporal leve, agora o Escritório Eduardo Maurício Advocacia irá recorrer ao Tribunal de Justiça, já que a pena aplicada foi alta, e também irá impetrar habeas corpus para que o empresário italiano possa responder ao processo em liberdade, já que está sofrendo constrangimento ilegal com a detenção ilegal e abusiva", afirmou o advogado de defesa em comunicado.

Em outra categoria

O ator Daniel Radcliffe participou do programa Good Morning America e revelou que escreveu uma carta a Dominic McLaughlin, ator escalado para viver Harry Potter na nova série prevista para chegar à HBO em 2027. Entre 2001 e 2011, Radcliffe viveu o personagem nos oito filmes da franquia do bruxinho criado pela escritora J.K. Rowling.

"Escrevi para Dominic e enviei uma carta a ele, e ele me respondeu com uma mensagem muito gentil", revelou o veterano. "Não quero ser um fantasma na vida dessas crianças, mas só queria escrever para ele e dizer: 'Espero que você se divirta muito, e até mais do que eu. Eu me diverti bastante, mas espero que você se divirta ainda mais'", continuou Radcliffe.

"E eu me diverti mesmo. Vejo essas fotos dele com as outras crianças e dá vontade de abraçá-las. Elas parecem tão jovens. Eu olho para elas e penso: 'Nossa, é incrível como eu fazia isso nessa idade'. Mas também é incrivelmente doce, e espero que estejam se divertindo muito", finalizou.

Na nova série, que tem roteiro de Francesca Gardiner e direção de Mark Mylod, Dominic McLaughlin vai contracenar com Arabella Stanton, como Hermione, e Alastair Stout, como Ron.

Maíra Cardi se submeteu à aplicação de toxina botulínica, o botox, e não teve o resultado esperado. Em um vídeo publicado em seu perfil no TikTok na última segunda-feira, 18, ela mostrou a diferença entre as sobrancelhas, que ficaram visivelmente assimétricas.

"Olha que coisa ridícula", disse, explicando que estava há um ano e meio sem realizar o procedimento por causa das gestações - primeiro, uma gravidez que ela perdeu e, três meses depois, a gestação de Eloah, que nasceu no fim de outubro. "Agora eu fiz, mas não ficou simétrico", lamentou.

Ela contou que entrou em contato com a profissional responsável para refazer o procedimento. "Um [lado] pegou e o outro não. Aqui está levantando essa sobrancelha, só o diabinho, e aqui levanta curvada. Olha que palhaçada", afirmou.

Até a filha, Sophia, de 7 anos, comentou o resultado. "Ela falou: 'Mãe, você está ridícula! Por que sua sobrancelha é assim?'. Eu falei: 'Não é, minha filha, ficou'", relatou Maíra.

A influenciadora disse estar preocupada porque será madrinha de casamento no próximo sábado, 22. "Estou com a cara endemoniada, como vou assim no casamento? A mulher tem que vir aqui arrumar isso. A gente faz o negócio para ficar bonito e ficou feio", desabafou.

O SBT anunciou, nesta terça-feira, 18, a saída de Rinaldi Faria da emissora através de um comunicado oficial para a imprensa. Na mesma noite, Danilo Gentili, apresentador do The Noite, ironizou a demissão de Rinaldi da Superintendência Artística e de Programação, em seu perfil no X, enquanto Ratinho agradeceu de joelhos por "permanecer na emissora".

"O SBT e o empresário Rinaldi Faria comunicam, em comum acordo, o encerramento do contrato de prestação de serviços de consultoria. Rinaldi Faria integrou a emissora há um ano como consultor e, desde julho, acumulava interinamente as responsabilidades da Superintendência Artística e de Programação", começou o comunicado, enviado ao Estadão. Rinaldi é conhecido por ter criado os palhaços Patati e Patatá, sucesso do público infantil.

A empresa explicou que Rinaldi coordenou e realizou estratégias para o desenvolvimento do conteúdo de programas: "O SBT agradece a parceria, a dedicação e as contribuições de Rinaldi Faria e deseja sucesso nos seus próximos desafios profissionais e de seus próprios negócios. A reestruturação da área será conduzida diretamente pela Presidência do SBT, que reforça seu compromisso em manter o avanço na jornada de transformação e inovação da emissora."

Durante o Programa do Ratinho dessa terça-feira, 18, o apresentador, junto de Liminha e de parte do elenco, agradeceu de joelhos pela permanência na casa, ironizando a saída de Faria. Após a veiculação da notícia nas redes sociais, Danilo Gentili respondeu ao comunicado: "Se você quer sumir, fale com o Patati. Se você quer chorar, fale com o Patatá."