Se os Estados Unidos implantassem o mandato E15 (mistura obrigatória mínima de 15% de etanol na gasolina), o consumo americano de etanol subiria em até 12 bilhões de litros por ano, segundo o CEO da Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana), José Guilherme Nogueira. "Hoje apenas alguns Estados adotam o E15.
A taxa média de mistura de etanol na gasolina lá é de 10,38%. Com o E15 em todos os Estados, eles consumiriam mais de 10 bilhões a 12 bilhões de litros de etanol por ano e não teriam problemas de excedente de oferta", afirmou Nogueira em evento promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) na AgriZone, durante a COP30.
Nogueira defendeu que, além do Brasil, que tem como mistura 30% de etanol na gasolina, outros países também implementem políticas públicas de incentivo ao uso de biocombustíveis na diminuição de combustíveis fósseis. "Os Estados Unidos hoje consomem metade da gasolina do mundo, têm o E15, mas não usam o E15 de forma geral. Isso precisa ganhar um alcance maior", argumentou. O consumo de etanol nos Estados Unidos atualmente é em torno de 54 bilhões de litros por ano.
Ele citou ainda a Colômbia que está começando a produção de carros flex e a Austrália que não possui produção de carro flex. "Há diversos outros países produtores de etanol que poderiam estar usando etanol e não usam como poderiam", acrescentou.
*A jornalista viaja a convite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Orplana/Guilherme Nogueira: Com E15, EUA aumenta consumo de etanol em 12 bi de litros/ano
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura