Em livro, Leão Serva analisa imagens bélicas à luz da teoria de Aby Warburg

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O nome do historiador de arte judeu, nascido na Alemanha, Abraham Moritz Warburg (1866-1929), ou simplesmente Aby Warburg, tem encontrado entre os leitores contemporâneos apaixonados seguidores. Um dos principais estudiosos do Renascimento, Warburg foi também colecionador de imagens de guerra. Atraído pelo conceito formulado pelo historiador em 1905 (Pathosformel) sobre a transmutação dos gestos da Antiguidade pagã na modernidade, o jornalista Leão Serva, diretor do Departamento de Jornalismo da TV Cultura, passou um tempo estudando essa coleção no Arquivo Warburg da Universidade de Londres para escrever sua tese de doutorado, apresentada na PUC em 2017 e agora transformada em livro, A Fórmula da Emoção na Fotografia de Guerra, que será lançado pela Edições Sesc nesta quarta-feira, 14.

Trata-se de um estudo original não só sobre fotografias de guerra preservadas e colecionadas por Warburg (todos os exemplares que não se perderam em sua transferência para Londres), mas, principalmente, sobre o que mudou no conceito de Pathosformel em mais de um século. Mudou o mundo, mudaram as guerras e também o jeito de olhar para a carnificina dos conflitos bélicos. E a "fórmula da emoção"?

O próprio Serva cobriu guerras como repórter, da Bósnia-Herzegovina nos anos 1990, durante a divisão da Iugoslávia, aos periódicos conflitos étnicos do continente africano, atestando essa mudança desde a época de Warburg, quando, de fato, a palavra 'pathos' podia ser traduzida como uma emoção intensa ligada a experiências existenciais extremas como a guerra. Hoje, com a falta de empatia diante de uma catástrofe como a pandemia do novo coronavírus, é possível que Warburg tivesse de inventar outro conceito além de Pathosformel.

"Warburg intuiu, já durante a Primeira Guerra, que começava a 'guerra europeia', reagindo como se estivesse diante de uma onda antissemita duas décadas antes da ascensão do nazismo", lembra Leão Serva. A exemplo de Warburg, ele atestou que as pessoas parecem necessitar cada vez mais de imagens violentas, o que explicaria o crescimento da audiência do jornalismo de guerra mesmo em países que estão longe dos conflitos bélicos.

"Cada capítulo do livro é um painel de fotos sobre temas arquetípicos", diz Serva, buscando, a exemplo de Warburg, pontos de semelhança entre imagens da Antiguidade e do Renascimento e fotografias contemporâneas de guerra. É assim que o livro abre com uma foto do brasileiro André Liohn, que mostra um combatente ferido na batalha de Misurata, noroeste da Líbia, em abril de 2011, ao lado de uma gravura de Dürer, inspirada em Mantegna, retratando Orfeu (1494) sendo trucidado por mulheres ciconianas (por ser pederasta e recusá-las, segundo a inscrição no topo da árvore). Os gestos do soldados e do combalido Orfeu são os mesmos e traduzem o estado agônico de um homem reduzido à condição animal. Se o gesto de Orfeu é uma ressonância dos vasos gregos, o do soldado líbio ecoa o gesto do mito.

"Fiquei impressionado com a teoria de Darwin sobre a similitude da expressão das emoções nos homens e nos animais e como ela foi fundamental para Warburg construir o conceito de Pathosformel", lembra Serva, justificando a justaposição de uma foto contemporânea, a de André Liohn, à imagem da gravura de Dürer que resume a mesma bestialidade humana. Outra foto icônica - desta vez não da coleção Warburg - escolhida por Serva é a do guerrilheiro argentino Che Guevara morto e jogado numa mesa como um corpo de Mantegna ou um cadáver de Rembrandt pronto para dissecação. Não é possível saber se o fotógrafo Marc Hutten, o autor da foto, tinha em mente essa associação analógica, mas a fotografia de guerra - que o diga Robert Capa - sempre esconde uma perversa intenção estética.

"A (acadêmica inglesa) Caroline Brothers diz que a foto mais famosa da Guerra Civil Espanhola é montada." Mesmo assim, a imagem do miliciano de Alcoy caindo ao ser mortalmente alvejado ainda provoca. Pode não ser verdadeira, apenas um registro da parcialidade ideológica de Capa, mas retrata o horror da guerra. "Ela é, nesse, caso, 'patética', quer mesmo provocar emoções fortes", argumenta Serva.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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A convivência na Xepa do BBB 25 voltou a gerar incômodo entre os participantes. Na manhã desta quarta-feira, 19, Vilma se queixou que Vitória Strada teria deixado vasilhas sujas na pia da cozinha. Enquanto João Gabriel terminava o café da manhã e se preparava para lavar a louça, a sister aconselhou o brother a limpar apenas o que ele utilizou.

"Essas vasilhas aí a menina, a Vitória, desocupou tudinho, mas deixou tudo para lavar. Tirou os presuntos todinhos, deixou tudo aí em cima. Deixa aí, eu não vou lavar, não", afirmou Vilma.

A postura foi apoiada por João Gabriel, que concordou: "Ela não lava nada, também não vou lavar, não". A sergipana reforçou o posicionamento: "Lava o que usou, ver se ela se manca".

João Pedro, que já estava lavando sua louça, também entrou na conversa e seguiu a mesma linha: "Lava só o que nós usamos".

O comportamento dos brothers também envolveu Diego Hypolito. Vilma comentou que o ginasta tem sido responsável por lavar grande parte da louça da casa. "Falei com ele hoje que eu lavo o que eu sujo, porque não dá para ficar lavando louça. Todo mundo fica deixando, ontem deixaram uma pilha de copos para ele lavar, cara. Um copo dentro do outro, muito copo, acho que não tem necessidade disso", desabafou.

O jornalista César Tralli emocionou a web ao gravar um recado em vídeo para o fã mirim João Felipe, de 11 anos. Maranhense, o garoto é autista e viralizou nas rede sociais ao recriar o cenário do Jornal Hoje, apresentado por Tralli, em seu quarto. Além de imitar Tralli na bancada, João ainda reproduziu elementos do telejornal, como a previsão do tempo e um correspondente internacional.

Tralli surpreendeu o menino e a família ao enviar a mensagem de agradecimento diretamente para eles. "E aí João Felipe, como você está? Tudo bem? Estou aqui no estúdio do Jornal Hoje, agradecendo todo o seu carinho. Eu vi seu vídeo, você me imitando aqui no JH. Muito legal, parabéns, viu! Um abraço grande para você e toda a sua família! Fica em paz, Deus te abençoe sempre! Com muita saúde e muito amor no coração. Você sabe, estamos sempre juntos aqui", diz Tralli no vídeo.

A reação de João Felipe ao receber o "presente" foi gravada pela família. Segundo a mãe, o menino foi não verbal até os cinco anos de idade, mas se tornou uma criança bastante comunicativa com ajuda de terapias. "Hoje a comunicação é seu hiperfoco", relatou Alianhy Souza em um comentário na publicação da TV Mirante, afiliada da Globo no Maranhão.

Assista ao vídeo aqui

Nesta sexta-feira, 21, os participantes do BBB 25 terão Michel Teló como atração principal da festa da semana. O cantor, que esteve dentro da casa pela última vez no BBB 13 e já se apresentou nas finais das edições 15 e 17, retorna para um show especial ao vivo.

A festa terá o amor como tema, tanto na decoração e no repertório. Teló promete levar sucessos como Ei, Psiu! Beijo Me Liga, Saudade da Minha Terra e Fugidinha, além de clássicos da música sertaneja.

"Estou feliz demais! Realmente é uma chance de levar alegria para a galera que está há tantos dias na casa, no meu caso, com um pouco de moda sertaneja. É sempre muito emocionante levar um olhar diferente para quem está confinado", comenta o cantor.

A ambientação da festa inclui uma pista de dança em formato de coração, balanço decorado, balões espalhados pelo gramado e lambe-lambes com frases românticas. Para interação entre os brothers, a produção preparou uma grande mesa no estilo jantar em família e uma cabine de fotos automáticas.

Teló destaca a importância do setlist para a ocasião. "A primeira vez que fui ao BBB, estava no começo da carreira solo. Depois, voltei no auge com Ai, Se Eu Te Pego e Fugidinha, músicas que impulsionaram minha carreira. Agora, quero trazer um repertório com meus grandes sucessos e um resgate da música sertaneja para eles curtirem. Tenho certeza de que vai ser uma noite muito especial para mim e para eles", afirma.