Cabelo afro tem sua história resgatada depois de virar polêmica nas mídias

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Em sua 21ª edição, o reality show Big Brother Brasil chegou quebrando recordes de audiência e causando furor nas redes sociais. Entre polêmicas, paixões e brigas, um assunto de grande importância social ligado a causas antirracistas ganhou força nesta última semana e foi motivo para uma quebra de protocolo do apresentador Tiago Leifert, que interrompeu o programa para fazer um discurso para os participantes falando sobre o tema. Um comentário do cantor sertanejo Rodolffo sobre o cabelo de outro participante, o professor de geografia João Luiz Pedrosa, deu início a essa série de conversas sobre o Black Power e sua importância identitária para pessoas negras.

O estilo, também conhecido como afro, surgiu, como conhecemos hoje, nos Estados Unidos, no final da década de 1950, início dos 1960, como uma forma de expressar orgulho da beleza negra. Com o tempo, o penteado que exalta as características naturais do cabelo crespo e cacheado se tornou uma mensagem política de força e resistência. "Muito além da estética ou de apenas um penteado, o black resgata a nossa ancestralidade. Ele me conecta às minhas raízes e celebra a cultura, a luta e a resistência do nosso povo. Pra mim, tem um significado muito grande. Sempre que coloco meu black pra jogo, tenho em mente que estou mantendo a minha identidade", comenta a atriz e influenciadora Lucy Ramos, que exibe com orgulho toda a beleza do seu cabelo nas telas da TV, revistas e redes sociais. "Durante minha vida, fui entendendo que o meu cabelo dizia muito sobre quem eu era. Ao ter acesso à informação, compreendi que o meu crespo é uma característica minha que muito me orgulha. Não tenho motivos para escondê-lo. Hoje temos uma representatividade maior do que eu tinha na minha época de criança e torço para que desde a infância os pequenos e pequenas já possam nutrir esse sentimento de orgulho pela sua coroa", complementa.

Além de sua conta pessoal no Instagram, Lucy também comanda o perfil Segundas Cacheadas, no qual compartilha imagens inspiradoras e dicas de cuidado com o cabelo afro. "Carinhosamente sempre fui apontada como alguém que inspira muitas mulheres no seu processo de transição capilar e aceitação do afro. Pensando nelas, decidi criar um espaço específico para que pudéssemos trocar diretamente cuidados, dicas e experiências sobre o nosso cabelo. E assim nasceu o Segundas Cacheadas, com o propósito de fortalecer cada vez mais a nossa autoestima e também provocar reflexões e debates sobre as nossas vivências", explica. O perfil é um dos destaques entre as inúmeras fontes de informação que encontramos na internet, em livros, jornais e programas de televisão.

A pesquisa e a busca de conhecimento são fatores de extrema importância para que situações em que falas ofensivas - feitas com intenção ou não - que machucam pessoas e desvalorizam uma cultura deixem de acontecer.

Segundo Luiza Brasil, profissional de moda e comunicação com mais de 12 anos de experiência, a autonomia para aprender é primordial. "Quando entrei[NO MERCADO], o cenário era bem diferente. Havia ainda menos pessoas pretas. Eram espaços quase solitários. Essa pauta era trabalhada de um jeito diferente. Então sei do meu lugar articulista com o outro e não me incomodo de ser uma pessoa que produz essa informação. Mas acredito sim que o outro precisa ter a boa vontade de entender que hoje em dia existem materiais de todos os tipos, tamanhos e acessos para usufruir e ter conhecimento. Isso não é mais desculpa. Obras da Djamila, falas da Joice Berth, Carla Akotirene. Enfim, muita gente que fala sobre negritude e questões raciais com maestria. Acredito também que a gente não pode fazer com que o negro seja servil à pauta. Como se o negro só falasse de racismo e questões raciais. Precisamos cada vez mais nos tornar autônomos na nossa busca por conhecimento, nesse caso, raciais. Para que a gente entenda que o lugar do negro hoje em dia, mais do que buscar representatividade por conta do seu tom de pele, é gerar pertencimento em suas vivências. Isso que nos dá humanidade para seguirmos e ocuparmos espaços. Para sermos quem sempre sonhamos ser", comenta. "Atualmente, minha relação com meu cabelo é pautada em liberdade. Em fazer e usar do jeito que eu quero. Se eu quiser usar trança, vou usar. Se quiser natural, vou usar. Se eu quiser uma lace lisa, vou usar. Porque tem um lugar identitário, de entender que nosso crespo é um cabelo bonito, é lindo. Mas agora acredito muito nesse lugar do poder da nossa escolha." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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O cantor e compositor Gilberto Gil traz para São Paulo Tempo Rei, sua turnê de despedida das grandes apresentações. O primeiro show ocorre nesta sexta-feira, 11, no Allianz Parque. Gil também se apresentará no sábado, 12, e nos dias 25 e 26 de abril. A previsão é que Gil leve 150 mil pessoas nos quatro dias de apresentações. Ainda há ingressos para alguns setores e camarotes (veja informações mais abaixo).

Nessa turnê, Gil se concentra em músicas que lançou entre os anos 1960 e 1980. A lista inclui seus grandes hits de carreira, como Palco, Tempo Rei, Vamos Fugir, Não Chores Mais e Andar Com Fé.

O cantor também abre espaço para músicas que há tempos estavam fora de suas apresentações, entre elas, Rock do Segurança, Se Eu Quiser Falar com Deus e A Gente Precisa Ver o Luar.

A surpresa fica por conta dos convidados especiais que Gil tem chamado a cada apresentação. Em Salvador, onde a tour estreou, o cantor recebeu Margareth Menezes e BaianaSystem. No Rio de Janeiro, os eleitos foram Caetano Veloso, Marisa Monte, Lulu Santos e Anitta. Em São Paulo, a expectativa é que a cantora Maria Rita apareça no palco para cantar com Gil.

Confira o setlist, com base nas apresentações em Salvador e Rio de Janeiro:

Palco

Banda Um

Tempo Rei

Eu só quero um xodó

Em vim da Bahia

Procissão

Domingo no parque

Cálice

Bate macumba

Back in Bahia

Refazenda

Refavela

Não chore mais

Extra

Vamos fugir

A novidade

Realce

A gente precisa ver o luar

Punk da periferia

Rock do segurança

Se eu quiser falar com Deus

Drão

Estrela

Esotérico

Expresso 2222

Andar com fé

Emoriô

Toda menina baiana

Bis

Esperando na janela

Aquele abraço

Gilberto Gil - Tempo Rei

11 e 12, 25 e 26/4, 20h

Onde: Allianz Parque. Av. Francisco Matarazzo, 1705, Água Branca.

Quanto: R$ 280/R$ 530 (baixa disponibilidade; camarotes oficiais vão de R$ 900 a R$ 2.200).

Ted Kotcheff, cineasta conhecido por Rambo: Programado Para Matar (1982) e Um Morto Muito Louco (1989), morreu na última quinta-feira, 10, aos 94 anos. A carreira do diretor inclui títulos de diferentes gêneros, tendo comandado filmes como Troca de Maridos (1988), estrelado por Burt Reynolds, Um Homem à Beira de Um Ataque de Nervos (1992), com Tom Selleck, e À Queima Roupa (1995), com Charles Bronson.

Nascido em 1931 em Toronto, no Canadá, Kotcheff chegou a ser preso nos Estados Unidos nos anos 1950, acusado de ser comunista. Exilado, o diretor se mudou para Londres, na Inglaterra, onde dirigiu peças de teatro e programas para a televisão por mais de uma década.

Kotcheff venceu um BAFTA, prêmio dedicado a produções britânicas para o cinema e para a TV, em 1972, por Edna, the Inebriate Woman, da BBC. Em 1974, ele voltou ao Canadá, onde dirigiu o filme O Grande Vigarista, estrelado por Richard Dreyfuss.

Nos anos 1990, ele foi procurado pelo produtor Dick Wolf, com ele criou Lei & Ordem: Unidade de Vítimas Especiais, série da NBC que ele produziu por 13 temporadas, tendo escalado Christopher Meloni e Mariska Hargitay para interpretar os protagonistas após testar mais de 27 mil atores. Kotcheff dirigiu sete episódios da produção, inclusive o 100º capítulo, que foi ao ar originalmente em 2003.

A esposa de Kotcheff, Sylvia Kay, que ele dirigiu em Pelos Caminhos do Inferno (1971), morreu em 2019, aos 82 anos.

Um documentário sobre a vida e a carreira do diretor, intitulado The Apprenticeship of Ted Kotcheff, está atualmente em produção.

Um mural feito em 1969 por Emiliano Di Cavalcanti foi vendido por cerca de R$ 8 milhões durante a SP-Arte 2025. A obra foi um dos destaques do evento, a maior feira de arte moderna e contemporânea da América Latina, e passou 56 anos como decoração do hall de entrada de um edifício na orla da praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro.

A pintura, que tem mais de 2 metros de altura, estava na feira por intermédio da galeria Galatea, que negociou a sua venda logo no primeiro dia do evento. O comprador foi um colecionador de arte, mas sua identidade não foi divulgada.

"É uma tela que mostra um pouco da vida carioca, mas tem uma mistura ali com Bahia que você não sabe exatamente onde você está, mas tem todo esse gingado do Di Cavalcanti, e foi arrematada no primeiro dia de feira, nas primeiras horas, na verdade, por um colecionador que não quis perder tempo", contou Tamara Perlman, diretora da SP-Arte, em entrevista ao Jornal Hoje, da TV Globo.

A pintura, sem título, é considerada uma das maiores do artista modernista, com cerca de 277x231cm de medida emoldurada, e foi feita sob encomenda de uma construtora, para ser instalada no Edifício Machado de Assis, um condomínio de luxo localizado na Avenida Atlântica, onde ficou por mais de 5 décadas.

É justamente o nome do prédio que levou Di Cavalcanti a se inspirar em Capitu e em outras obras do escritor brasileiro para criar a composição, cujos destaques são as cores fortes e a riqueza em detalhes que remetem a elementos de brasilidade, como a Mata Atlântica. O mural foi exposto para visitação pela primeira vez durante a SP-Arte.