Sidebar

14
Seg, Abr
79 Noticias Novas

51 pessoas recebem vacina da covid ao invés da gripe em Diadema e Itirapina

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Cinco crianças, com idade entre sete meses e quatro anos, receberam equivocadamente a vacina Coronavac no lugar da imunização contra a gripe na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim das Nações, em Diadema, no ABC Paulista. Caso semelhante também foi relatado em Itirapina, no interior paulista. No entanto, a quantidade de vacinados indevidamente foi maior, sendo 18 adultos (entre eles, duas gestantes) e 28 crianças. Ao todo, 51 pessoas, entre crianças e adultos, receberam a vacina da covid-19 em vez de imunizante contra gripe nos dois municípios de São Paulo.

Diadema

Na quinta-feira à noite, 15, o município de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), afirmou que foi aberto um processo administrativo para apuração dos fatos e das responsabilidades dos envolvidos, para adoção das medidas cabíveis em relação ao ocorrido. Também condenou veemente a aplicação considerada equivocada. "Além disto, a gestão determinou o afastamento imediato das duas funcionárias envolvidas no ocorrido", acrescentou.

Assim que a ocorrência foi identificada, os responsáveis das crianças vacinadas foram convocados na unidade para os devidos esclarecimentos e orientações.

"Todos eles são baseados no documento técnico, do Centro de Vigilância Epidemiológica da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que normatiza a campanha de vacinação contra a covid-19", disse, em nota.

Todas as crianças serão monitoradas por pelo menos 42 dias. Uma médica da Atenção Básica da SMS foi escalada para realizar esse acompanhamento de perto.

Ainda de acordo com a secretaria, a aplicação das vacinas da covid-19 e da gripe está sendo feita em salas separadas para que não haja mistura de fluxo dos pacientes. Conforme a pasta, a ocorrência envolvendo cinco crianças foi um caso isolado. A imunização continua sendo realizada normalmente nas 20 UBSs do município de Diadema.

Itirapina

Na última quarta-feira, 14, a Secretaria Municipal de Saúde de Itirapina, durante o controle do estoque das vacinas, percebeu a ausência dessas vacinas. "Imediatamente foi verificada a possibilidade de erro praticado por uma técnica de enfermagem ao separar a caixa contendo os frascos da vacina, o que acabou confirmado, resultando no envio ao local de vacinação, das doses da Coronavac, no lugar das vacinas da gripe (influenza)", disse, em nota.

Todas as providências na apuração de responsabilidades, na área administrativa e legal, também estão sendo tomadas.

A pasta comunicou à Vigilância Epidemiológica de Piracicaba sobre a falha e solicitou orientações sobre as medidas a serem adotadas. "Todas as providências para a segurança dessas pessoas foram tomadas e, segundo orientação dos médicos especialistas consultados, o fato não traz riscos para a saúde dos envolvidos", afirmou.

Outra medida adotada pela secretaria foi informar pessoalmente todos os vacinados sobre o ocorrido e disponibilizar uma equipe médica para avaliação e orientação, com acompanhamento por 14 dias.

Na quinta-feira, já foram atendidas 26 pessoas, dentre elas, uma gestante, que passou por consulta com clínico geral e um obstetra. No caso das crianças, a avaliação e as orientações também foram feitas por uma pediatra.

Até o momento não foi relatada nenhuma anormalidade em relação à saúde das pessoas vacinadas indevidamente.

Em outra categoria

Kelly Key, um dos principais nomes da música pop brasileira no início dos anos 2000, falou sobre sua rotina em Angola, país em que vive ao lado do marido, Mico Freitas, e do filho mais novo do casal, Artur, de oito anos.

Em entrevista ao Domingo Espetacular, da Record, exibida neste domingo, 13, ela contou que não se arrepende da decisão tomada há algum tempo, e tem trabalhado como empresária cuidando de parte dos negócios da família de seu marido - que tem empresas nas áreas de hotelaria, alimentação, banco e automóveis. Também está cursando a faculdade de educação física e nutrição e pretende ingressar num curso de biomedicina.

"Conciliar a vida pessoal com o trabalho sempre foi um desafio para mim. Sempre deixei muito claro que a minha prioridade é a minha família. Então escolhi trabalhar um pouco menos, escolhi trabalhar numa área específica", contou Kelly Key.

"Hoje posso fazer meu horário, sou dona das minhas empresas. Eu não preciso cumprir horários. Apesar de o dono da empresa trabalhar muito mais do que os seus funcionários. Às vezes a gente trabalha durante e fora do horário de trabalho, está sempre conectado de alguma forma com o trabalho", concluiu.

"O povo angolano é o mais resiliente que eu conheço. Falar de Angola para mim é como se estivesse falando do meu povo, de fato. Angola é o meu povo. Então mexe comigo. Mexe com o meu renascimento. É como se eu renascesse para um lugar que eu sempre quis estar e não sabia", prosseguiu Kelly Key, que escolheu viver no país "com casa, rotina e raízes" há cerca de quatro anos.

Rubinho (Julio Andrade), ex-marido de Raquel (Taís Araújo) em Vale Tudo, vai morrer em breve na trama da novela. As cenas sobre a morte do personagem estão previstas para ir ao ar entre segunda, 21, e terça, 22 de abril. Relembre abaixo como se deu o fato na versão original da produção, em 1988.

Como Rubinho morreu em 'Vale Tudo'

Na ocasião, Rubinho era interpretado por Daniel Filho, enquanto Raquel por Regina Duarte. De acordo com o serviço de streaming Globoplay, na versão original, Rubinho morre no 23º capítulo.

Na ocasião, ele consegue embarcar num jatinho particular de Marco Aurélio por conta de sua amizade com Renato. A aeronave tinha uma parada prevista para Belém e depois seguiria para os Estados Unidos. Ele embarca ao lado de Cláudia, namorada de Marco Aurélio.

Raquel consegue se despedir do ex-marido já na pista de pouso. Ao som de New York, New York, de Frank Sinatra, ele sobe as escadas do jato e grita: "Nova York! There i'll go!".

Já sentado, se emociona: "Nem acredito que eu estou indo para Nova York. Acho que o avião vai cair! Devo estar sonhando! [Risos]. Já, já eu estou no Village... Soho... Central Park... Broadway...".

Em seguida, sofre um enfarte e é acudido por Cláudia, que pede para o piloto Marcondes suspender o voo. Rubinho é socorrido e internado num hospital. Em contato com Raquel, já muito fraco, pede: "Meu passaporte...". Ela encontra o objeto e lhe dá em mãos. Ao tocá-lo, seu coração dispara e a máquina indica mais uma parada cardíaca. Rubinho morre.

Quando Rubinho vai morrer no remake de 'Vale Tudo'

Segundo o resumo oficial de Vale Tudo disponibilizado no site Gshow, da Globo, as últimas cenas envolvendo Rubinho devem ir ao ar entre segunda-feira, 21, e terça, 22.

"Maria de Fátima pede desculpas a Rubinho. Cláudia recebe orientações de Marco Aurélio para entregar uma mala a um contato em Porto Rico. Rubinho coloca sua etiqueta em outra mala. Raquel se despede de Rubinho. Rubinho passa mal durante o voo, e Claudia manda o piloto Marcondes retornar. Raquel e Cláudia levam Rubinho para o hospital.", consta na sinopse de 21 de abril.

Já no dia 22 de abril, consta: "Aldeíde conta a Ivan sobre Rubinho. Renato fica arrasado ao saber de Rubinho". Na versão original, a maior parte das cenas que precedem a morte de Rubinho são exibidas no 22º capítulo, mas o fato, em si, ocorre à altura de 10 minutos do capítulo 23.

Leci Brandão, cantora e deputada estadual (PC do B-SP), recebeu alta após ter um "mal súbito" por conta de um pico de pressão durante show no festival Isso É Samba no último sábado, 12.

Segundo informações de sua assessoria, a sambista foi liberada do hospital por volta das 21h e passa o domingo, 13, em sua casa, no Rio de Janeiro, "em repouso e recuperação tranquila".

Em comunicado divulgado ontem, a equipe da cantora esclareceu que, diante do episódio, a produção retirou a cantora do palco e encaminhou-a para uma ambulância com UTI em direção ao Hospital Samaritano Paulista, onde fez exames como tomografia, raio-x e de laboratório. "Todos com resultados positivos e tranquilizadores! A cantora passa bem, está lúcida", constava na nota.

Osmar Costa, empresário de Leci Brandão, comentou: "Teve um pico de pressão que acabou deixando-a tonta. E segue bem, graças a Deus. Fez uma bateria de exames e está tudo ok. Vai seguir trabalhando normal, como os médicos autorizaram".