A Ashé Ventures, empresa da atriz norte-americana Viola Davis, se uniu à produtora brasileira Maria Farinha Filmes para coproduzir o filme A Menina Que Voa, inspirado na trajetória da ginasta Daiane dos Santos. A informação foi publicada pela revista Variety.
O projeto marca mais um passo da expansão internacional da Maria Farinha, que em 2024 lançou a MFF & Co, sediada em Los Angeles. Desde então, a produtora adquiriu participação na britânica Violet Films, quatro vezes indicada ao Oscar, e tem apostado em produções globais.
Inspirado na vida e nas conquistas de Daiane - a primeira brasileira e a primeira mulher negra a conquistar ouro no Mundial de Ginástica Artística - o filme de ficção vai retratar sua trajetória como uma jovem negra que rompeu barreiras raciais e sociais para se tornar ícone do esporte. Daiane também foi pioneira na execução de movimentos inéditos e tem dois elementos no solo batizados com seu nome: o "Dos Santos I" e o "Dos Santos II", feito igualado apenas por Simone Biles.
Com roteiro de Flávia Vieira (São as Regras) e Janaína Tokitaka (Mila no Multiverso, De Volta aos 15), o filme está em fase avançada de desenvolvimento.
"Sempre enxergamos que esse projeto tinha o potencial de encantar o mundo, e é um feliz encontro ver a Ashé Ventures compartilhando essa visão com a gente, em uma coprodução histórica para o Brasil", afirmou Luana Lobo, copresidente da Maria Farinha Filmes.
"Vivemos um momento muito especial no Brasil, em que o público busca novos heróis. Temos a chance de fazer desse filme um grande case local - e, acima de tudo, global", disse Maurício Mota, coprodutor e sócio da Ashé Ventures, empresa cofundada por Viola Davis.
Nas redes sociais, a Maria Farinha Filmes confirmou a notícia e celebrou a futura produção: "Uma parceria histórica para contar a história de quem sempre voou mais alto."