HC e governo britânico fecham parceria para programa de saúde digital

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e o governo do Reino Unido fecharam uma parceria para desenvolver o Plano de Saúde Digital, parte do Better Health Programme (BHP), programa de cooperação em saúde do Reino Unido com o Brasil. O objetivo é desenvolver soluções de saúde digital que aumentem a eficiência e qualidade no atendimento e acompanhamento dos pacientes do HC, e que possam ser implantadas em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto terá duração de dois anos (entre 2021 e 2022), e tem foco em três pilares: melhorar o atendimento na atenção primária; levar a implementação das ferramentas digitais desenvolvidas a todos os níveis de atendimento na rede de saúde e capacitar profissionais do sistema público de saúde e se adaptar às realidades regionais do País.

Uma das metas é realizar 40% dos atendimentos ao paciente do HC de forma remota, desde a marcação de consultas ao acompanhamento de pacientes crônicos. Outra finalidade é implantar o piloto do programa de atenção primária remota em dez municípios. Além disso, também se pretende criar dez linhas de cuidados digitais dentro do HC e realizar telerregulação de urgência e emergência de 30 mil pacientes por ano.

"A realização do Plano de Saúde Digital resultará em avanços significativos na melhoria do atendimento prestado à sociedade brasileira, com a criação de modelos de soluções digitais replicáveis para melhorar a experiência do paciente e ter mais eficiência em toda a jornada de atendimento", diz Giovanni Guido Cerri, presidente do Conselho Diretor do Instituto de Radiologia e presidente da Comissão de Inovação do HCFMUSP.

Projetos escolhidos

O Plano de Saúde Digital teve início com a seleção das iniciativas em saúde digital dentro das instituições do complexo HC. Foram escolhidos 20 projetos (entre mais de 70) que envolvem teleconsultas, digitalização de etapas do atendimento ao paciente, visitas remotas, teleconsultoria, telemonitoramento de pacientes crônicos e formação de profissionais de saúde para telemedicina.

O programa ainda tem participação do sistema público de saúde britânico, o NHS (Serviço Nacional de Saúde, na sigla em inglês), como parceiro técnico, e apoio do Ministério da Saúde.

Em outra categoria

Após a polêmica noite de quarta-feira, 9, no Big Brother Brasil 25, em que Maike passou do ponto nas atitudes com Renata, como ela mesma disse, e Vinícius exagerou nas brincadeiras com João Pedro, Tadeu Schmidt deu um alerta aos participantes sobre limites e respeito.

Ao público, o apresentador disse: "Houve excessos. (...) A gente sempre fala aqui no BBB que temos que ter cuidado com o corpo do outro." Já na casa, Tadeu Schmidt foi direto ao ponto com os participantes: "Maike, você sabe que houve excesso, né? Na hora, a própria Renata te advertiu, a produção também. Duas vezes, inclusive. Então, tem que ficar atento, tá?"

E continuou: "Hoje mais cedo a Renata foi bem direta na conversa que vocês já tiveram. Maike já pediu desculpas várias vezes e a gente está vendo que vocês se resolveram. Mas eu estou aqui para fazer o alerta. Atitudes assim podem comprometer a jornada de vocês. Então, atenção."

Em seguida, Tadeu Schmidt se direcionou a Vinícius e João Pedro: "Eu também quero falar com Vinícius e João Pedro, que ficaram na brincadeira de um apertar o outro. Vinícius deu uns puxões ali no João, ficou claro que era uma brincadeira. Mas é sempre bom lembrar sobre o respeito sobre o corpo do outro. E cuidado com esse tipo de brincadeira de mão e tal, que pode terminar mal."

Maike foi eliminado na noite desta quinta-feira, 10, com o Paredão mais acirrado da temporada, em disputa direta com Vinícius. Após a eliminação do ex-atleta, os brothers refletiram se as atitudes de Maike podem ter interferido ou não em sua eliminação.

Maike foi o eliminado no 15º Paredão do BBB 25, na noite desta quinta-feira, 10. Ele teve 49,12% dos votos. Vinicius teve 48,02% e Renata, 2,86%. Foi a disputa mais acirrada desta edição do Big Brother Brasil.

Em seu discurso de eliminação, rápido, porque o programa ainda teria a prova do líder, o apresentador Tadeu Schmidt disse: "Os erros não definem vocês, mas têm consequências". Antes, ele tinha comentado o episódio entre Maike e Renata, mas também entre Vinicius e João Pedro.

Como foi a formação do Paredão

Com o reality no modo turbo, este Paredão foi formado na última terça-feira, 8, logo após a eliminação de João Gabriel. Em uma nova Prova do Líder do BBB 25, Guilherme foi o campeão e indicou Maike. Renata foi a mais votada pela casa e Maike puxou Vinícius em um contragolpe.

O Paredão aconteceu em meio a uma polêmica envolvendo Maike e Renata - e este assunto dominou o primeiro bloco do programa, com a Globo mostrando a cronologia dos fatos.

O que Maike fez?

Na festinha que os brothers receberam na noite de quarta, 9, o ex-atleta teve atitudes desrespeitosas com a bailarina, puxando seu cabelo e até mordendo-a. A equipe de Maike se pronunciou na tarde desta quinta-feira, 10, desculpando-se com Renata.

Ainda na noite de quarta, Vinícius falou sobre sua sexualidade pela primeira vez no programa, e isso também foi abordado no primeiro bloco do programa.

Em conversa com Vitória Strada, Delma e Guilherme, o baiano revelou ser bissexual e afirmou que apenas Aline sabia. Seu medo, ele disse, era decepcionar seus pais. Ele recebeu o apoio de Delma e Guilherme e o incentivo de Vitória, que também já assumiu sobre sua bissexualidade.

Tadeu Schmidt entrou ao vivo nesta quarta e falou sobre a questão. Ele disse que Maike foi advertido 10 vezes pela produção ao longo da noite, mas não apenas por isso. Comentou também que parecia que ele e Renata tinham se acertado. Tadeu disse que é preciso respeitar o corpo do outro.

O Instituto Moreira Salles de São Paulo inaugura neste sábado, dia 12, a exposição Arquipélago Imaginário, que faz uma retrospectiva do trabalho do fotógrafo paraense Luiz Braga. Em mais de 50 anos de carreira, ele registrou, sobretudo, paisagens, indivíduos, costumes e tradições do Pará.

São 258 fotografias, 190 delas jamais exibidas. A exposição é dividida em nove núcleos, um deles só com fotos em preto e branco, além de imagens do Círio de Nazaré, do cotidiano ribeirinho, da arquitetura das casas de palafitas e da Rodovia Transamazônica. A curadoria é de Bitu Cassundé e de Maria Luiza Meneses.

Arquipélago Imaginário

Fotografia de Luiz Braga

IMS Paulista. Av. Paulista, 2.424. Abre sáb. (12). 3ª a dom., 10h/20h. Gratuito. Até 31/8

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.