Charlotte Gaionsbourg faz documentário pessoal sobre a mãe, Jane Birkin

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Charlotte Gainsbourg é filha de dois ícones: o cantor e compositor Serge Gainsbourg (1928-1991), autor da canção Je T'Aime... Moi Non Plus, e a cantora e atriz Jane Birkin, tão pop que foi homenageada com a famosa e caríssima bolsa Birkin pela grife Hermès. Charlotte começou sua carreira como atriz e cantora aos 12 anos, fazendo a filha de Catherine Deneuve em Paroles et Musique e gravando com seu pai a controversa Lemon Incest, com alusões a um relacionamento incestuoso entre pai e filha adolescente.

Agora, a atriz de produções como Melancolia estreia na direção com Jane by Charlotte (Jane por Charlotte, na tradução livre), um documentário íntimo e pessoal sobre sua mãe, exibido na seção Cannes Premiere, no Festival de Cannes.

A ideia, segundo Charlotte Gainsbourg, era muito simples. "Diria que é um desejo de intimidade com minha mãe, e isso é tudo", disse ela, em entrevista no material de imprensa. Em 2013, a meia-irmã mais velha de Charlotte, a fotógrafa Kate Barry, filha de Jane Birkin e do compositor John Barry, morreu ao cair do apartamento onde morava, num aparente suicídio. Logo depois, Charlotte arrumou as malas e partiu com o marido, o ator Yvan Attal, e os três filhos, Ben, Alice e Jo, para os Estados Unidos.

"Eu me refugiei em Nova York por um bom tempo, o que criou uma distância entre mim e minha mãe", disse ela. "Tínhamos vivido maus bocados com a morte de Kate. Eu percebi que claramente nos amávamos, mas nunca tínhamos conseguido dizer isso. Havia uma reticência entre nós que eu queria explorar. Eu precisava de um motivo para ficar perto dela."

Jane Birkin aceitou a proposta, e as filmagens começaram durante sua estadia no Japão para um show, em 2018. As duas filmaram uma longa entrevista no Chigasaki-Kan Hotel, o mesmo lugar onde o cineasta Yasujiro Ozu escrevia seus roteiros. Dela saem declarações como: "Você me intimidava quando era criança". E Charlotte admite que sente a mesma coisa com sua filha do meio, Alice. Elas refletem sobre serem ambas filhas do meio - Charlotte tem outra meia-irmã, a cantora, atriz e modelo Lou, do relacionamento de Birkin com o cineasta Jacques Doillon.

As duas também falam sobre beleza e envelhecimento. Propositalmente, Charlotte não usou imagens de arquivo, da juventude de Birkin. Sua ideia era falar do passado e mostrar o presente. "Ela é um exemplo para mim", disse a diretora, na entrevista. "Eu queria que ela estivesse bonita no filme no sentido de querer ver o que eu percebo dela. Mas eu não posso ser como ela. Não tenho sua graça e, por muito tempo, sofri por não ter sua beleza. Não posso dizer a mim mesma que vou envelhecer como ela, porque não começamos no mesmo nível."

Jane Birkin aparece sem maquiagem, com roupas despojadas, que Charlotte descreve como cuidadosamente desleixadas. A mãe diz no documentário que parou de se preocupar com o envelhecimento.

A filmagem não foi desprovida de percalços. Na volta do Japão, sua mãe disse que não queria continuar. No ano passado, quando Birkin foi visitá-la em Nova York, as duas reviram o que tinham gravado, e a mãe concordou em prosseguir. Pouco depois, Charlotte voltou a morar em Paris.

As duas visitam juntas o apartamento de Serge Gainsbourg na Rue de Verneuil, mantido exatamente como estava desde sua morte, 30 anos atrás - incluindo o que havia na geladeira e na despensa. Jane Birkin, que se separou do pai de Charlotte em 1980, não tinha voltado ao lugar desde então, por sentir que pertencia somente à filha. E ela tinha certa razão. Charlotte sempre viu aquela casa como o que tinha sobrado de Serge que era só seu. Agora, vai transformar o local em museu.

Elas também se encontram na casa de Jane Birkin na Bretanha, onde ela parece mais à vontade, especialmente na presença da neta Jo, que quase não viu crescer. De modo velado, Birkin fala sobre o câncer, que combate há alguns anos.

Em dado momento, conversam sobre Kate. Charlotte projeta na parede imagens da infância da irmã mais velha, mas Jane Birkin não consegue olhar. A diretora contou na entrevista que sua atitude em relação à morte da irmã foi completamente diferente da que teve na perda do pai. "No caso dele, rejeitei tudo, não quis olhar nada de arquivo. Estranhamente, no caso de Kate, eu procurei fotos, eu queria falar sobre ela em todas as chances que tinha. Porque, no caso do meu pai, todo o mundo falava sobre ele. Enquanto Kate não era tão conhecida, e eu claramente precisava falar dela."

Para Jane Birkin, fazer o documentário foi importante para a relação das duas. "Charlotte precisava da reafirmação, e eu também, porque em todas as suas entrevistas eu tinha impressão de que seu pai era o único que importava", disse Birkin na entrevista para o material de imprensa. No fundo, Jane por Charlotte é uma grande declaração de amor de uma filha à sua mãe.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em outra categoria

A Rede Globo anunciou, na manhã desta segunda-feira, 21, mudanças na programação para dedicar uma cobertura especial à morte do papa Francisco. A emissora informou que o noticiário sobre o esporte será incorporado aos telejornais locais, enquanto o programa Globo Esporte foi cancelado excepcionalmente neste dia.

A edição do Jornal Hoje será estendida, ocupando o espaço da Edição Especial com a novela História de Amor, que não será exibida.

Atualizações sobre o tema também entrarão nos intervalos comerciais.

Na GloboNews, o jornalismo dedicará a programação ao longo do dia para trazer informações e desdobramentos sobre a morte do pontífice.

A morte do papa Francisco

O papa Francisco morreu nesta segunda-feira, 21, conforme divulgou o Vaticano ainda durante a madrugada. A causa da morte teria sido um derrame, segundo noticiou o jornal italiano Corriere Della Sera.

"Um derrame seria a causa da morte do papa Francisco. Nas próximas horas, a Santa Sé emitirá comunicado oficial indicando a causa da morte", indicou o periódico.

Outro jornal italiano, o la Repubblica, também aponta a mesma causa para o falecimento do pontífice, que tinha 88 anos.

O argentino morreu menos de um mês após deixar o hospital, onde ficou internado para tratar de uma pneumonia bilateral. Um dia antes da morte, ele apareceu em público no Vaticano em uma missa de Páscoa, quando fez a última saudação aos fiéis.

Bruna Biancardi, que está grávida de Neymar, compartilhou com seus seguidores que preparou uma decoração especial para a Páscoa com a família, mas recebeu críticas nas redes sociais. No domingo, 20, ela rebateu uma internauta que detonou suas escolhas para a celebração.

"Mas a Páscoa não tem nada a ver com coelhos, amiga", escreveu a internauta nos comentários da publicação.

No vídeo divulgado pela influenciadora, é possível ver que pelúcias do animal enfeitavam as mesas, além de ele ser exibido em uma grande estátua na porta do evento.

"Entendo que cada um tenha sua visão, mas aqui em casa celebramos a Páscoa com leveza e alegria, especialmente pensando na minha filha pequena, que ama coelhinhos e essa magia toda", argumentou Bruna na resposta.

Ela continuou: "A decoração foi pensada com carinho para criar boas memórias para ela e para as crianças que estavam aqui, sem qualquer intenção negativa. Espero que, mesmo com opiniões diferentes, a gente consiga respeitar o espaço e o momento do outro. Na sua casa você pode fazer como quiser."

A modelo é mãe de Mavie, de 1 ano, fruto do relacionamento com Neymar, e está grávida de Mel, sua segunda filha com o atleta.

Vitória Strada foi eliminada na noite do domingo, 20, no 19º Paredão do Big Brother Brasil 25, o último antes da grande final, com 54,52% dos votos. João Pedro ficou com 38,92%, enquanto Renata levou apenas 6,56% dos votos.

No discurso de eliminação, o apresentador Tadeu Schmidt fez uma retrospectiva da jornada dos três emparedados.

Ele destacou que Vitória foi a participante que mais enfrentou o Paredão, disputando a berlinda sete vezes.

Além disso, disse que o destaque de Vitória é "fazer tudo com a maior vontade, esbanjando carisma". "É celebrar com pureza, comemorar dando cambalhota. Ser infantil no melhor sentido na palavra. Levar a vida com leveza", completou sobre a Sister.

Como foi formado o Paredão?

O último Paredão do BBB 25 foi formado após a Prova do Finalista, disputada após a eliminação de Diego Hypolito na última quinta-feira, 17.

Guilherme saiu como vencedor após uma prova de resistência de quase 12 horas e garantiu a vaga direta na final.

Com isso, Renata, João Pedro e Vitória foram direto para a berlinda. A votação foi aberta na noite de sexta-feira, 18.

A grande final

Com a eliminação de Vitória, Renata, João Pedro e Guilherme disputam a grande final do programa.

O anúncio do vencedor ocorre no programa ao vivo na terça-feira, 22 de abril.

Após a última edição da dinâmica Pegar ou Guardar, o valor do prêmio do BBB 25 ficou em R$ 2.720.000.