Petra Belas Artes retoma Noitão com filmes de Jordan Peele

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Passaram-se exatamente um ano, cinco meses e 14 dias. O último Noitão do Petra Belas Artes, antes da pandemia, foi em 13 de março do ano passado. Pegando carona na data - sexta-feira, 13 -, a programação foi dedicada ao cinema de horror, com o então inédito Possessão - O Último Estágio, de Pearry Reginald Teo, um filme surpresa e outros dois no limite do cult e do trash, O Anticristo, do italiano Alberto De Martino e Stigmata, de Rupert Mainwaring. O primeiro Noitão pós-pandemia volta de novo sob o signo do horror, homenageando um autor que, em pouquíssimo tempo, foi ungido pela Academia e passou a colecionar indicações para o Oscar. Não apenas indicações, mas vitórias - Jordan Peele já venceu como roteirista de Corra!, que também dirigiu, e como produtor de Infiltrado na Klan - outro prêmio de roteiro, para Spike Lee.

A programação começa às 23h30 desta sexta, 27, e atravessa a madrugada, terminando no café da manhã, como de hábito. Alguns cuidados especiais estão sendo adotados para garantir a segurança do público. Na verdade, trata-se de um teste. O Noitão nunca negou fogo, e nesse período de retomada, com plateias ainda reduzidas, quem sabe não será o cinema de gênero a fazer a festa dos cinéfilos? Os ingressos estão à venda, com capacidade reduzida a 70% das salas. O Belas anuncia um filme escrito por Peele - A Maldição de Candyman, de Nia DaCosta -, os outros dois que ele dirigiu, Corra! e Nós, e um filme surpresa. Ao adquirir o ingresso, o espectador terá de escolher entre os dois longas de Peele, que será o segundo programa, mas cada filme numa sala diferente.

Rememorando, o horror tornou-se um gênero importante da produção de Hollywood nos anos 1930. Nos 40, o produtor Val Lewton fez escola com um tipo de horror baseado na sugestão. Nos 60, George A. Romero politizou o horror e fez de A Noite dos Mortos Vivos o espelho da 'América' dividida pelos movimentos sociais por direitos civis da época. Em bom português - o racismo. Décadas depois, Jordan Peele retomou o horror político para refletir a era Donald Trump. Vidas Negras Importam. Em Corra!, de 2018, garota branca convida o namorado negro para um fim de semana da família dela, sob o pretexto de apresentá-lo para papai e mamãe. Daniel Kaluuya descobre um segredo, melhor dizendo, que será cobaia de um experimento terrível, e trata de fugir.

Embora contemplado com o Oscar de roteiro original, o filme é quase um plágio de Esposas em Conflito/The Stepford Wives, que Bryan Forbes adaptou, em 1975, de Ira Levin, o mesmo autor de A Semente do Mal, que virou O Bebê de Rosemary, de Roman Polanski. Na trama de Esposas, um casal muda-se para um condomínio no subúrbio. O local é esquisitíssimo. Todas as mulheres, em todas as casas, são submissas aos maridos. O que está ocorrendo? O que vai ocorrer agora com Daniel Kaluuya, se ele ficar diante da TV, assistindo àquelas imagens?

Nós, de 2019, é sobre outro final de semana de horror. Um casal de negros viaja para a praia, mas antes disso, numa espécie de prólogo, uma menina entra numa atração de parque de diversões e descobre que tem uma réplica exata dela. A família instala-se numa casa. Lupita Nyong'O, que venceu o Oscar de coadjuvante por 12 Anos de Escravidão, de Steve McQueen, e Winston Duke são os pais. Entram em cena os duplos deles e dos filhos. Não chegam para brincar, mas para destruir a família. Elizabeth Moss, de The Handmaid Tale, está no elenco. No centro do cinema de Peele está o racismo. Tem sempre alguém complicando a vida dos negros. Nós tem mais símbolos originais, que indicam uma evolução na mise-en-scène do autor.

Coelhos, espelhos, aquela tesoura. Jordan Peele está dando seu testemunho sobre o que é ser negro nos EUA. Se representa alguma coisa, e é evidente que sim, Spike Lee não se cansa de destacar a importância do originário de Nova York. Jordan Peele nasceu em 1979 e se tornou conhecido no elenco de MADtv.

Em outra categoria

Na dinâmica do Sincerão desta segunda-feira, 7, os participantes do Big Brother Brasil 25 não trouxeram nenhuma novidade. Uma série de embates repetidos veio à tona mais uma vez. Os brothers resgataram questões antigas e já debatidas anteriormente, a maioria em outros Sincerões. Maike e Diego Hypolito e Renata e Vinícius foram os únicos que estenderam o embate para além do tempo regulamentar, mas também revivendo assuntos já debatidos anteriormente.

Na dinâmica desta semana, os brothers deveriam responder à pergunta: "Quem você quer tombar?" O participante indicado cairia em uma piscina de gosma.

Todos os participantes trouxeram justificativas rasas e questões já debatidas, o que tornou a dinâmica cansativa. Delma, ao indicar Maike, sinalizou que já não havia muito o que falar, porque já estavam "trazendo as mesmas coisas, mais do mesmo".

Maike e Diego, que já vêm se indicando em algumas dinâmicas anteriores, tiveram um embate mais acalorado. Semana passada, os dois chegaram a entrar em um grande embate, que contou com a participação de Vinícius. Do lado de fora da casa, Brandonn Almeida, primo de Maike e Arthur Nory, amigo de Diego, repercutiram em suas redes sociais o embate dos dois dentro da casa.

Renata e Vinícius também trouxeram acusações e continuaram discutindo após o tempo regulamentar da dinâmica, mas também trazendo questões antigas, como Sincerões passados e a postura da bailarina após voltar da Vitrine Seu Fifi. Os dois continuaram debatendo após o fim do programa.

Quem escolheu quem:

- Diego Hypolito escolheu Maike

- João Gabriel escolheu Diego

- Vitória Strada escolheu João Gabriel

- Maike escolheu Diego

- Guilherme escolheu João Gabriel

- João Pedro escolheu Vitória

- Delma escolheu Maike

- Renata escolheu Vinícius

- Vinícius escolheu Renata

Saíram ilesos apenas João Pedro, Delma e Guilherme.

A apresentadora Sabrina Sato entrou na casa do Big Brother Brasil 25 na tarde desta segunda-feira, 7, surpreendendo os participantes. Sabrina foi divulgar seu novo programa e conversou um pouquinho com os brothers. Minha Mãe Com Seu Pai é o novo reality do Globoplay, apresentado por Sabrina. Os brothers puderam assistir ao primeiro episódio, que estreia no streaming no dia 30 de abril.

No novo reality, os filhos inscrevem os pais para encontrar um novo amor. Sabrina brincou com Delma. "Você é casada, né? Mas quando sair daqui se não quiser mais ele… Tô brincando, seu marido vai querer me matar." Guilherme pediu para inscrever seu pai e ela perguntou: "Ele é bonito que nem você?"

Guilherme questionou se a apresentadora entraria com a sogra no reality. Sabrina fez elogios à mãe de Nicolas Prattes e revelou aos brothers que casou com o ator. Sabrina e Nicolas voltaram de lua-de-mel no final de março, após o Carnaval. E também brincou com Maike e Renata: "Aí, Maike. Hoje no Quarto do Líder eu quero só ver, hein".

Sabrina, que foi uma das integrantes do BBB 3, relembrou um pouco de sua participação no reality, falando brevemente sobre como era a decoração em sua edição. A apresentadora foi embora dando um recado final: "Hoje eu estou acompanhando o Sincerão. Eu quero briga!"

Maike e Renata conversaram sobre a sua relação dentro do Big Brother Brasil 25. Os dois se beijaram na última festa do reality show e vivem um romance desde então.

Na área externa da casa mais vigiada do Brasil, Maike mencionou a dificuldade de ficar com a bailarina diante de tantas câmeras no reality. Os dois estavam de mãos dadas e trocando beijos no momento da conversa.

O representante comercial é o atual líder do programa e colocou a sister no VIP. Na noite de domingo, 6, os dois dormiram juntos no Quarto do Líder.

Ele alegou que não pode ficar perto da dançarina, que rebateu a afirmação alegando que os dois estão juntos há horas.

"Fico me controlando. Há horas, há dias. Desde o começo do programa", afirmou o líder.

Brincando, Renata disse que irá abrir mão de seu lugar no Quarto do Líder para que Maike durma com João Pedro. Ele rebateu, dizendo que ela já levou seus itens pessoais para o cômodo.

"Seu lugar é lá. Não tem essa. Já levou até suas coisas lá para cima [...] Botou escova de dentes, já era. É, juntou as escovas de dente, já era", explicou.