Onda de calor: CNPq e ministério lançam edital para aprimorar sistema de prevenção

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Em meio a uma onda de calor que atinge grande parte do Brasil em pleno inverno, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciaram nesta segunda-feira, 18, chamada pública no valor de quase R$ 12 milhões para aprimorar o sistema de emissão de alertas de risco de inundações e deslizamentos de terra.

O edital visa a fomentar pesquisas que contribuam para o desenvolvimento de ferramentas para emissão de alertas em duas linhas de atuação: "Pesquisa de curto prazo e eventos hidrológicos" e "Previsão de curto prazo e eventos geodinâmicos".

No início do mês, a passagem de um ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul deixou 47 mortos no Estado. Também como efeito direto das mudanças climáticas, uma massa de ar extremamente quente vai cobrir o Brasil nos próximos dias e altas temperaturas, com marcas próximas de 40ºC, devem ser registradas nos Estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão e no Distrito Federal.

Segundo o diretor do Departamento para o Clima e Sustentabilidade do MCTI, Osvaldo Moraes, um dos maiores desafios para prever a ocorrência de desastres naturais no Brasil atualmente é a curta duração dos eventos. "Estes eventos possuem baixa previsibilidade nos modelos numéricos. O Brasil ainda não possui um serviço operacional de previsão nestas escalas", explica.

Ainda de acordo com Moraes, os projetos serão desenvolvidos em rede e acompanhados por um conselho. O objetivo é que tais produtos auxiliem a atuação dos serviços de alerta de desastres e, também, a preparação para esses eventos.

"Com esse edital, vamos fomentar o desenvolvimento de produtos que possam ser aplicados, principalmente, para enxurradas e deslizamentos de encostas. Os projetos serão desenvolvidos em rede e serão acompanhados, rotineiramente, por um conselho avaliador", disse.

O prazo para submissão de propostas é 16 de outubro, e a divulgação dos resultados está prevista para dezembro.

Em outra categoria

João Gabriel foi o vencedor da primeira Prova do Líder individual do BBB 25 nesta quinta-feira, 6. Ele terá direito à primeira Festa do Líder da edição nesta sexta, 7, e também poderá escolher uma pessoa para barrar da festa.

O desafio envolveu habilidade. Os jogadores tiveram de escolher um sanduíche entre as opções expostas na prova. Eles, então, tiveram de arremessar os sanduíches em alvos com pontuações diferentes. Venceu a prova quem fez mais pontos. João Gabriel e Guilherme chegaram a empatar, mas o gêmeo venceu a rodada de desempate.

João Gabriel escolheu João Pedro, Maike, Gabriel e Delma para o VIP. Todos, porém, continuam no Tá Com Nada, inclusive o líder.

No mesmo dia, Gracyanne Barbosa fez seu retorno à casa após permanecer dois dias no Quarto Secreto. Enquanto ela voltava ao reality, os brother tiveram de enfrentar a dinâmica do Freeze.

Todos teriam de ficar congelados enquanto a influenciadora voltava à casa. João Pedro, porém, cumprimentou a sister e levou a casa, com exceção de Gracyanne, ao Tá Com Nada.

Na ocasião, os participantes foram comunicados que, a partir de agora, o jogo será individual. A mudança na dinâmica pegou os brothers de surpresa.

Após a coroação de João Gabriel como o novo Líder da Semana, a madrugada no BBB 25 foi marcada por estratégias, incertezas e mudanças de alianças. Os brothers voltaram a discutir o jogo de Diogo Almeida, e Camilla levantou a possibilidade de que os próprios aliados do brother não estejam tão fechados com ele quanto parece. Em meio ao clima de tensão, Diego Hypolito se declarou novamente para Aline.

Confira o resumo da madrugada pós-Prova do Líder no BBB 25:

Casa monotemática

Diogo voltou a ser assunto entre os brothers durante a madrugada. Camilla deu suas impressões sobre o ator para Maike, Mateus e Daniele.

Alianças quebradas

Camilla contou a Gracyanne que Delma declarou ranço a Diogo e Vilma no after do Show de Quarta. A sister também afirmou que na conversa com Maike descobriu que o grupo do brother não está 'fechado' com Diogo.

Quarto liberado

O Quarto do Líder João Gabriel foi liberado e o brother celebrou com o grupo que escolheu pro Vip: João Pedro, Maike, Gabriel e Delma.

Quitutes proibidos

Desta vez, as regalias culinárias do líder não estão disponíveis. Após a casa sofrer a punição do Tá Com Nada, apenas Gracyanne Barbosa pode comer no Vip.

Abstinência

Em um momento descontraído na cozinha, Delma brincou com a abstinência dos brothers e citou a namorada de Gabriel.

Olhos abertos

Gracyanne e Delma conversaram sobre desafetos no jogo e a dona de casa afirmou que precisa ficar de olhos abertos.

Estratégias

Gracyanne, Daniele, Camilla, Mateus e Thamiris alinham estratégias na cozinha e tentam prever a formação do próximo Paredão.

Estratégia nenhuma

Na área externa, Diogo conversa com Aline e agradece a sister por ouvir suas ponderações. A sister falou a Diogo que não vê necessidade de isolar o contato com ele. O papo seguiu com a policial militar comentando sobre manifestações de carinho como estratégia de jogo.

Declarações de amor

Diego Hypolito voltou a declarar seu amor por Aline e brincou com a sister na área externa.

Na tarde desta quinta-feira, 6, Diego Hypolito e Guilherme conversaram sobre o fim das duplas no BBB 25. A nova fase do jogo gerou reflexões entre os participantes, que agora precisam traçar estratégias individuais.

"Que estranho a gente não ser uma dupla", comentou Diego ao iniciar o papo. Guilherme, por sua vez, avaliou que a mudança pode trazer mais liberdade para os jogadores expressarem suas opiniões. "Na realidade, o que eu sinto é que as conversas vão continuar. Só que as opiniões agora que eu tenho, eu vou poder expor sem medo nenhum de atrapalhar ela", declarou.

Diego reflete sobre a nova fase

Para Diego, a separação das duplas traz um desafio extra. O ginasta admitiu que dependia muito de Daniele Hypolito para estruturar seus pensamentos no jogo. "Eu dependo muito da Dani, às vezes, dos meus pensamentos. A Dani, ela me dá um norte. E ela vai continuar me dando um norte. Mas, tipo, eu fico pensando, caraca, meu Deus, agora eu vou ter que pensar mais", disse ele.

O brother também mencionou que sua percepção sobre a casa mudou após voltar de dois paredões. "E essas voltas, a volta desse segundo paredão, eu senti umas coisas diferentes. Eu fiquei observando e falei assim, caramba, será que é isso? Será que é aquilo?", refletiu.

Impacto no jogo

Com a nova configuração, os brothers precisarão reavaliar alianças e estratégias. O fim das duplas se soma a outras mudanças que ocorreram nesta semana, como o retorno de Gracyanne Barbosa ao jogo, na dinâmica do Freeze, e a penalização coletiva no "Tá Com Nada".