Operação já deixou 9 mortos na Bahia após assassinato de policial federal

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Dois suspeitos de envolvimento no confronto que resultou na morte do policial federal Lucas Caribé Monteiro de Almeida, de 42 anos, na sexta-feira, 15, durante operação de combate ao crime organizado, no bairro Valéria, em Salvador, na Bahia, foram mortos em ações policiais realizadas na noite de domingo, 17. Desta forma, segundo a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o número de suspeitos mortos subiu para nove, além de uma prisão que foi efetuada.

Segundo a SSP-BA, em Periperi, policiais faziam patrulhamento na Rua Novos Unidos, após denúncias de que um traficante integrante da facção estava com outros criminosos. Os bandidos foram encontrados e houve confronto. "Um deles acabou atingido, foi socorrido, mas não resistiu. Um revólver calibre 38 e munições foram apreendidos", afirmou a secretaria.

O segundo suspeito foi localizado na Palestina por policiais da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil e do Comando de Operações Táticas (COT) da Polícia Federal. Ao atirar contra os policiais, ele foi atingido e não resistiu aos ferimentos.

"Uma pistola calibre 9mm, com carregador alongado e munições foram apreendidos com o indivíduo", disse a SSP-BA.

Conforme balanço divulgado, nas últimas 72 horas, ações integradas contra a facção que agiu no bairro Valéria localizaram três fuzis, uma carabina, uma submetralhadora, três pistolas, um revólver, carregadores, munições, rádios comunicadores e peças de veículo roubado.

"Um traficante, que possuía mandado de prisão por homicídio, foi preso e outros nove morreram em confrontos", afirmou o órgão.

Na sexta-feira, quatro indivíduos foram mortos por suspeita de fazerem parte do grupo de criminosos que trocou tiros com os policiais durante operação realizada no bairro Valéria. Dois morreram em tiroteio e outros dois durante tentativa de fuga.

No sábado, 16, o quinto suspeito foi morto após troca de tiros no bairro de Mirante de Periperi. No domingo, outros dois suspeitos morreram também após troca de tiros. Eles tentavam se esconder em um apartamento no Conjunto Paraguari II, no bairro de Periperi.

Ainda na noite de domingo, como citado anteriormente, foram registradas mais duas ocorrências em Periperi e na Palestina, que resultou na morte de mais dois suspeitos.

Crise na Segurança Pública

A Bahia vive uma crise na Segurança Pública e tem sofrido com altos índices de violência urbana e letalidade policial nos últimos anos. A operação Fauda tem como objetivo o combate a uma organização criminosa que atua no tráfico de drogas e armas, homicídios e roubos. A operação é realizada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), que começou a atuar no mês passado para tentar coibir as organizações criminosas que se instalaram na Bahia, principalmente ligadas ao tráfico ou à milícia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte do policial federal Lucas Caribé Monteiro de Almeida. O agente integrou a equipe de segurança de Lula quando o presidente viajava à Bahia durante a campanha eleitoral no ano passado, ainda como candidato.

Após as eleições, Lucas Caribé continuou sendo designado pela Polícia Federal a fazer a proteção do petista durante os compromissos de Lula em território baiano. O agente era policial federal desde 2013. Ele iniciou na corporação no Pará, mas se transferiu para a Bahia em 2019. Atualmente estava lotado no Grupo de Pronta Intervenção (GPI).

Na quinta-feira, a Coluna do Estadão mostrou que o presidente foi alertado de que o governo perdeu o debate da segurança pública - e muito em função dos resultados apresentados na Bahia, cujo atual ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, foi governador entre 2015 e 2022. (COLABOROU MARCIO DOLZAN)

Em outra categoria

Na tarde desta quinta-feira, 6, Diego Hypolito e Guilherme conversaram sobre o fim das duplas no BBB 25. A nova fase do jogo gerou reflexões entre os participantes, que agora precisam traçar estratégias individuais.

"Que estranho a gente não ser uma dupla", comentou Diego ao iniciar o papo. Guilherme, por sua vez, avaliou que a mudança pode trazer mais liberdade para os jogadores expressarem suas opiniões. "Na realidade, o que eu sinto é que as conversas vão continuar. Só que as opiniões agora que eu tenho, eu vou poder expor sem medo nenhum de atrapalhar ela", declarou.

Diego reflete sobre a nova fase

Para Diego, a separação das duplas traz um desafio extra. O ginasta admitiu que dependia muito de Daniele Hypolito para estruturar seus pensamentos no jogo. "Eu dependo muito da Dani, às vezes, dos meus pensamentos. A Dani, ela me dá um norte. E ela vai continuar me dando um norte. Mas, tipo, eu fico pensando, caraca, meu Deus, agora eu vou ter que pensar mais", disse ele.

O brother também mencionou que sua percepção sobre a casa mudou após voltar de dois paredões. "E essas voltas, a volta desse segundo paredão, eu senti umas coisas diferentes. Eu fiquei observando e falei assim, caramba, será que é isso? Será que é aquilo?", refletiu.

Impacto no jogo

Com a nova configuração, os brothers precisarão reavaliar alianças e estratégias. O fim das duplas se soma a outras mudanças que ocorreram nesta semana, como o retorno de Gracyanne Barbosa ao jogo, na dinâmica do Freeze, e a penalização coletiva no "Tá Com Nada".

Bruna Marquezine falou sobre o final de semana de comemorações na fazenda Talismã, onde foi comemorado o aniversário de João Guilherme, seu namorado. O influenciador digital é filho de Leonardo, dono da propriedade famosa que fica em Jussara, Goiás.

Na madrugada desta quinta-feira, 6, a atriz deixou um comentário nas redes sociais do namorado, que compartilhou registros da viagem com seus seguidores. "Foi bom demais! Você merece", escreveu.

O ator levou amigos e a namorada à fazenda da família pela primeira vez. Bruna foi discreta durante a estadia, e o fato dela não ter compartilhado partes da viagem nas redes sociais gerou uma discussão na internet.

Bruna Marquezine e João Guilherme assumiram o namoro em agosto do ano passado, após ele fazer uma homenagem para o aniversário da atriz. Eles mantêm uma relação discreta e longe dos holofotes.

Demi Moore revelou que visita seu ex-marido, Bruce Willis, semanalmente. O ator, que foi casado com a atriz por 13 anos, recebeu o diagnóstico de demência frontotemporal (DFT) em 2023.

A atriz de A Substância falou sobre o assunto em entrevista à Variety e afirmou que, mesmo que o casamento dos dois tenha acabado há mais de 20 anos, ela segue sendo uma presença constante na vida do artista. "Nós sempre seremos família, só que de maneiras diferentes. Para mim, isso nunca foi uma questão. Eu o visito porque é isso que você faz com quem você ama", afirmou.

"Eu espero que isso encoraje as pessoas a ver que existem maneiras diferentes de fazer as coisas. Existe uma vida após o divórcio. Existe como adotar a coparentalidade com amor." Para ela, as visitas semanais também ajudam as cinco filhas do ator.

Demi Moore e Bruce Willis foram casados entre 1987 e 2000, mas mantiveram uma relação amigável após a separação por conta das três filhas que tiveram juntos. Willis ainda tem duas filhas mais novas, frutos do casamento atual com Emma Heming.

O astro lida com demência frontotemporal (DFT) em 2023. Antes disso, porém, a família dele já havia comunicado que Willis se afastaria da carreira após ser diagnosticado com afasia, distúrbio de linguagem que afeta a capacidade de comunicação.