Governo de SP anuncia novas medidas para balsas de Ilhabela e vai restringir caminhões

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Na tentativa de reduzir a demora na travessia de balsa entre São Sebastião e Ilhabela, no litoral norte do Estado de São Paulo, que chegou a 6 horas nas últimas semanas, o governo estadual vai restringir a circulação de caminhões pelo sistema. Também vai oferecer um desconto de 20% para veículos de carga que optarem pela travessia durante a madrugada. Operadores de cargas, no entanto, dizem que as medidas vão prejudicar o setor.

- Os veículos de carga com mais de quatro eixos não poderão embarcar entre 6 e 20 horas, de segunda a quinta-feira. A medida, publicada nesta sexta-feira, 6, entra em vigor em dez dias.

- Não serão afetados caminhões com cargas perecíveis e veículos de serviços essenciais, como saúde. O governo acredita que 20% do total de caminhões que hoje embarcam nas balsas terão de seguir o novo horário.

As normas estabelecem horários diferenciados para o fluxo de caminhões nos fins de semana.

- Caminhões de três eixos ou mais não poderão entrar na ilha na sexta-feira, das 10 às 23h59, no sábado, das 8 às 16 e no domingo, das 8 às 14 horas.

- Em véspera de feriado prolongado - aqueles que emendam com o fim de semana - a proibição vale das 11 às 23h59, e no primeiro dia do feriado prolongado, das 8 às 16 horas.

Como incentivo à adoção de horários alternativos, caminhões que fizeram a travessia entre 0 e 6 horas terão 20% de desconto na tarifa. A redução na tarifa não vale para Veículos Urbanos de Carga (VUC) e caminhões tipo "toco", de dois eixos, que não são atingidos pelas restrições de horário.

A resolução proíbe o embarque de caminhões que ultrapassem o limite máximo de peso bruto total de 40 toneladas. A restrição se aplica, ainda, a veículos a partir de três eixos quando a altura da maré for inferior a 0,5 metro.

Para o transporte que exija travessia não compartilhada com veículos comuns, como é o caso de cargas perigosas, inflamáveis, explosivos e caminhões de coleta de resíduos sólidos (carregados), passa a ser obrigatório o agendamento prévio, com 48 horas de antecedência do horário pretendido, por meio do site do Departamento Hidroviário.

Exceções

As restrições não se aplicam a serviços essenciais, como transporte de gêneros alimentícios perecíveis, serviços médicos e hospitalares, concessionárias de serviços públicos, serviços médicos e hospitalares, carros-fortes, Corpo de Bombeiros, polícia e Exército. Todos, no entanto, devem observar o limite de peso e, no caso de veículos a partir de três eixos, a restrição quanto à altura da maré.

A resolução faz parte de um conjunto de medidas anunciadas no último sábado, 30, para todo o sistema de travessias do litoral paulista e inclui, ainda, o controle do embarque por pesagem na travessia de São Sebastião, que já opera desde a última quarta-feira, 4.

Setor afetado

Operadores de cargas que utilizam as balsas veem com restrições as medidas. Para o empresário Danilo de Oliveira Silva, que opera com caçambas, terraplenagem e uma frota de caminhões que transportam areia e pedra, utilizando diariamente o serviço de balsas, as restrições terão impacto negativo. "Não vai funcionar, pois não há balsa suficiente. Vão segurar os caminhões e depois não vão dar conta de atravessar todos no horário reduzido", disse.

Para ele, o incentivo para a travessia de madrugada depende de ter mais balsas, que hoje não tem. "(A medida) vai afastar os caminhões que fazem entrega na cidade e haverá encarecimento de produtos. Caminhoneiro não vai esperar o dia todo para passar de madrugada. No meu caso, vou ter que trabalhar dia sim, dia não. Isso porque só consigo carregar de dia, aí atravesso de madrugada descarrego na ilha e já não consigo voltar para São Sebastião por causa do horário. Vai prejudicar muito."

Em outra categoria

A fake news do "velha sonsa" gerou uma briga no BBB 25 entre Vilma e Vinícius. Renata ouviu na Vitrine do Seu Fifi, sobre a fala do brother e, após repercussão nas redes sociais, a mulher responsável pela informação falsa, Yolanda Nascimento, apareceu.

"Estou sabendo que o Mesa Cast está me procurando. Me ajudem, para que eles me encontrem e eu possa fazer uma entrevista para vocês", disse, em vídeo postado no TikTok.

Na edição do programa, o momento foi relembrado e desmentido pelo VAR. "Velha sonsa" foi dirigido à Diogo Almeida, filho de Vilma. Os adjetivos estão no feminino porque "velha sonsa" está em concordância com "gente".

Apesar do boato ter sido desmentido, Vilma discordou da informação e afirmou que Vinícius teria dirigido o termo para ela, durante o Café com o Eliminado no Mais Você.

A mãe de Diogo completou que ele teria disfarçado: "Esse 'demora para resolver' só poderia ser comigo, não foi com o Diogo. Ele tentou dar uma disfarçada ali, porque ele é malandro", disse.

Vitória Strada ganhou a liderança do BBB 25 nesta quinta-feira, 3. Com o reality no Modo Turbo, ela terá que indicar um dos participantes que colocou na mira para o Paredão. Ela colocou João Gabriel, João Pedro e Renata na Mira do Líder.

A prova foi disputada em rodadas. A última, que concedia o colar do líder, foi disputada por Delma, Vitória e Maike. A sister apertou o botão primeiro e venceu.

Ela escolheu Daniele e Diego Hypólito para o Vip.

O Paredão será montado nesta sexta, 4. Delma e Maike terão que escolher, em consenso, uma pessoa que será emparedada durante a formação da berlinda. Se não chegarem a um consenso, os dois estarão no Paredão, que será quádruplo.

Além disso, haverá a Prova do Anjo, que é autoimune nesta semana. A eliminação ocorre neste domingo, 6.

A Prova do Líder desta quinta-feira, 3, no BBB 25, trouxe mais do que uma nova liderança. Com a conquista de Vitória Strada, a dinâmica da semana mudou. Delma e Maike, que terminaram a disputa em segundo e terceiro lugar, precisarão indicar, em consenso, um participante ao Paredão. A decisão deve acontecer nesta sexta-feira, 4, e pode alterar os rumos do jogo.

De acordo com as regras anunciadas pelo apresentador Tadeu Schmidt, se os dois não chegarem a um acordo, ambos estarão automaticamente emparedados. A berlinda, nesse caso, será quádrupla.

Como foi a prova

A 13ª Prova do Líder exigiu memória, agilidade e atenção aos detalhes. Cada jogador deveria montar um manequim com roupas, calçados e acessórios idênticos aos de uma vitrine exposta. A montagem correta, feita no menor tempo, definia os classificados para a final.

Delma venceu a primeira bateria após Guilherme e João Pedro errarem na escolha das peças. Na segunda rodada, Vitória foi a única a acertar completamente e garantiu sua vaga. Maike se classificou na terceira etapa, após os erros de Renata e Diego Hypolito.

Na final, Vitória repetiu o bom desempenho e se tornou a nova líder da semana. Delma e Maike ficaram com o segundo e terceiro lugares - e, por isso, assumiram a missão de indicar um nome ao Paredão.

O que já está definido

Vitória, como Líder, escolheu Diego e Daniele para o Vip. Ambos passaram a maior parte do jogo na Xepa. A atriz também revelou quem está em sua mira: João Pedro, João Gabriel e Renata.

A dinâmica da semana prevê ainda uma Prova do Anjo nesta sexta-feira, 4, com o vencedor sendo autoimune. À noite, acontece a formação do 13º Paredão.

A berlinda será tripla, com um indicado pela líder, um escolhido por Delma e Maike em consenso, e o mais votado pela casa.

E se não houver consenso?

Caso Delma e Maike não consigam chegar a um acordo, os dois serão automaticamente emparedados, aumentando a formação para quatro nomes. Os dois não sabem regra apresentada ao público por Tadeu Schmidt. Nesse cenário, o Paredão se tornará quádruplo, com um participante a mais na disputa pela permanência.

A eliminação será no domingo, 6, quando o 15º jogador deixará o reality. Restarão, então, nove participantes na reta final do programa.