Governo de SP anuncia novas medidas para balsas de Ilhabela e vai restringir caminhões

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Na tentativa de reduzir a demora na travessia de balsa entre São Sebastião e Ilhabela, no litoral norte do Estado de São Paulo, que chegou a 6 horas nas últimas semanas, o governo estadual vai restringir a circulação de caminhões pelo sistema. Também vai oferecer um desconto de 20% para veículos de carga que optarem pela travessia durante a madrugada. Operadores de cargas, no entanto, dizem que as medidas vão prejudicar o setor.

- Os veículos de carga com mais de quatro eixos não poderão embarcar entre 6 e 20 horas, de segunda a quinta-feira. A medida, publicada nesta sexta-feira, 6, entra em vigor em dez dias.

- Não serão afetados caminhões com cargas perecíveis e veículos de serviços essenciais, como saúde. O governo acredita que 20% do total de caminhões que hoje embarcam nas balsas terão de seguir o novo horário.

As normas estabelecem horários diferenciados para o fluxo de caminhões nos fins de semana.

- Caminhões de três eixos ou mais não poderão entrar na ilha na sexta-feira, das 10 às 23h59, no sábado, das 8 às 16 e no domingo, das 8 às 14 horas.

- Em véspera de feriado prolongado - aqueles que emendam com o fim de semana - a proibição vale das 11 às 23h59, e no primeiro dia do feriado prolongado, das 8 às 16 horas.

Como incentivo à adoção de horários alternativos, caminhões que fizeram a travessia entre 0 e 6 horas terão 20% de desconto na tarifa. A redução na tarifa não vale para Veículos Urbanos de Carga (VUC) e caminhões tipo "toco", de dois eixos, que não são atingidos pelas restrições de horário.

A resolução proíbe o embarque de caminhões que ultrapassem o limite máximo de peso bruto total de 40 toneladas. A restrição se aplica, ainda, a veículos a partir de três eixos quando a altura da maré for inferior a 0,5 metro.

Para o transporte que exija travessia não compartilhada com veículos comuns, como é o caso de cargas perigosas, inflamáveis, explosivos e caminhões de coleta de resíduos sólidos (carregados), passa a ser obrigatório o agendamento prévio, com 48 horas de antecedência do horário pretendido, por meio do site do Departamento Hidroviário.

Exceções

As restrições não se aplicam a serviços essenciais, como transporte de gêneros alimentícios perecíveis, serviços médicos e hospitalares, concessionárias de serviços públicos, serviços médicos e hospitalares, carros-fortes, Corpo de Bombeiros, polícia e Exército. Todos, no entanto, devem observar o limite de peso e, no caso de veículos a partir de três eixos, a restrição quanto à altura da maré.

A resolução faz parte de um conjunto de medidas anunciadas no último sábado, 30, para todo o sistema de travessias do litoral paulista e inclui, ainda, o controle do embarque por pesagem na travessia de São Sebastião, que já opera desde a última quarta-feira, 4.

Setor afetado

Operadores de cargas que utilizam as balsas veem com restrições as medidas. Para o empresário Danilo de Oliveira Silva, que opera com caçambas, terraplenagem e uma frota de caminhões que transportam areia e pedra, utilizando diariamente o serviço de balsas, as restrições terão impacto negativo. "Não vai funcionar, pois não há balsa suficiente. Vão segurar os caminhões e depois não vão dar conta de atravessar todos no horário reduzido", disse.

Para ele, o incentivo para a travessia de madrugada depende de ter mais balsas, que hoje não tem. "(A medida) vai afastar os caminhões que fazem entrega na cidade e haverá encarecimento de produtos. Caminhoneiro não vai esperar o dia todo para passar de madrugada. No meu caso, vou ter que trabalhar dia sim, dia não. Isso porque só consigo carregar de dia, aí atravesso de madrugada descarrego na ilha e já não consigo voltar para São Sebastião por causa do horário. Vai prejudicar muito."

Em outra categoria

Ela veio, apareceu e deu um presente: a passagem de som, que foi praticamente uma 'apresentação extra'. Nesta sexta-feira, 2, depois de quatro dias de espera, Lady Gaga surgiu aos fãs que já estão na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, aguardando o mega show da diva pop que acontece neste sábado, 3.

O ensaio não foi surpresa, ainda assim pegou os fãs desprevenidos. Uma multidão, ansiosa para reencontrar aquela que não via desde 2012, correu em direção ao palco ao ouvir a voz da cantora.

A artista dançou, tocou piano e ficou a poucos metros dos fãs. Aos gritos de "Gaga, eu te amo", a cantora se emocionou e levou a plateia ao delírio com canções como "Abracadabra", "Shallow" e "Garden of Eden".

A passagem de som, iniciada pouco depois das 20h, teve cerca de uma hora de duração, mais de dez músicas apresentadas e troca de figurino - praticamente um show completo depois da sua quase vinda ao Rock In Rio de 2017, cancelada devido a fortes dores causadas pela fibromialgia, mas que rendeu os inesquecíveis memes "Ela não vem mais!" e "Brazil, I'm devastated."

Durante o ensaio de "Vanish Into You", música de seu novo álbum intitulado "Mayhem", o público quase derrubou a barreira de contenção, mas a artista seguiu com a passagem de som sem interrupções.

Ao que tudo indica, a tão esperada apresentação terá um setlist similar ao do Coachella 2025, já que os hits 'Alejandro', 'Paparazzi' e 'Bloody Mary' também marcaram presença na passagem de som.

O show de sábado, gratuito e previsto para começar às 21h45, deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas na orla carioca.

A TV Globo irá transmitir a apresentação ao vivo, que também poderá ser assistida no Multishow e no Globoplay. A expectativa é de um espetáculo histórico, marcando o retorno de Gaga ao Brasil após doze anos.

Lady Gaga irá se apresentar gratuitamente na praia de Copacabana na noite deste sábado, 3. A previsão da prefeitura do Rio de Janeiro é que a cantora americana reúna cerca de 1,6 milhão de pessoas para assistir ao espetáculo.

O show também será exibido para aqueles que não estarão na praia. A apresentação de Lady Gaga poderá ser vista na Globo, no Globoplay e no Multishow.

A transmissão da apresentação na Globo começa após o capítulo de Vale Tudo. A cobertura do Todo Mundo No Rio com Lady Gaga será comandada por Ana Clara e Kenya Sade.

No Multishow, MC Daniel e Gominho estarão à frente do Esquenta TVZ Lady Gaga a partir das 20h15. A cobertura também irá mostrar clipes de diferentes músicas de Gaga.

Já no Globoplay, a transmissão começa às 21h15. Dedé Teicher e Laura Vicente irão comandar a atração.

O show de Lady Gaga está previsto para às 21h45 de sábado. A partir das 17h30, dois DJs estarão no palco para animar os fãs da cantora.

Morreu nesta sexta-feira, 2, em São Paulo, atriz mirim Millena Brandão, do canal SBT, aos 11 anos. A informação foi confirmada pela família nas redes sociais e pelo hospital onde estava internada.

A garota teve morte encefálica e sofreu diversas paradas cardiorrespiratórias nos últimos dias. Millena teve diagnóstico de tumor cerebral e estava internada no Hospital Geral de Grajaú, na capital, desde o dia 29.

Por conta de dores de cabeça e no corpo, a atriz precisou ser hospitalizada.

O boletim médico do hospital desta sexta-feira afirma a menina deu entrada em "estado gravíssimo" no dia 29, transferida da Unidade de Pronto Atendimento Maria Antonieta (UPA). "Desde a sua chegada, a paciente recebeu cuidados intensivos e todo o empenho da equipe médica e assistencial, que não mediu esforços para preservar sua vida", afirma a nota assinada por Thiago Rizzo, gerente médico.

Segundo o SBT, ela chegou a ser diagnosticada com dengue, mas, após uma piora no quadro, os médicos realizaram outros exames e identificaram a presença de um tumor no cérebro de cinco centímetros, informou o SBT. Ela estava entubada, sedada e sem respostas neurológicas.

A situação de Millena se agravou durante esta semana. Ela seria transferida para o Hospital das Clínicas na quarta-feira, 30, mas sofreu paradas cardíacas durante a tentativa de transferência.

A família começou uma vaquinha na internet para ajudar no tratamento da menina. No início da noite, no entanto, postou nos stories da conta de Millena do Instagram a frase "nossa menina se foi".

O caso causou comoção nas redes sociais, principalmente pela menina ter tido diversas paradas cardíacas. Depois da morte, milhares de pessoas deixaram condolências em mensagens no perfil de Millena.

Trajetória

No SBT, onde atuava desde 2023, Millena participou da novela A Infância de Romeu e Julieta, e estrelou também a série Sintonia, da Netflix. Ela registrou o início de sua carreira na TV: "E o sonho se tornou realidade", escreveu.

Além de atriz, Millena era modelo e influenciadora digital, e havia feito diversos trabalhos publicitários com marcas infantis. No Instagram, dizia também integrar a companhia de teatro musical Cia Artística En'Cena.