Santa Catarina tem morte, feridos e 60 cidades afetadas pelas chuvas; Oktoberfest é suspensa

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
As chuvas intensas que atingem Santa Catarina desde o início da semana já causaram uma morte, ao menos dois feridos e deixaram um rastro de estragos em 60 municípios em todo o Estado. Até a manhã desta sexta-feira, 6, pelo menos 17 cidades haviam decretado situação de emergência. Com a previsão de mais chuvas, a prefeitura de Blumenau suspendeu por quatro dias a Oktoberfest,uma das festas mais tradicionais do país.

Conforme a Defesa Civil, as chuvas continuam até domingo, 8, e podem registrar acumulados de até 200 milímetros em cidades do litoral sul, região serrana e oeste catarinense. Os órgãos da defesa passaram a operar em código laranja, o segundo nível mais alto, devido às condições meteorológicas. Em 46 cidades, entre elas Balneário Camboriú, Itapema e Curitibanos, as aulas foram suspensas.

Até a manhã desta sexta, a Defesa Civil contabilizava 1,1 mil pessoas afetadas, desalojadas e desabrigadas. Ao menos 13 cidades estão com abrigos para alojar famílias flageladas. Só no município de Rio do Sul, oito abrigos já acolheram 166 pessoas. Outras 250 estão desabrigadas em São Bento do Sul. Segundo a Defesa, os números estão em constante atualização devido a novos alagamentos.

Ao menos dez rodovias tinham trechos interditados devido a alagamentos, erosões e quedas de barreiras. O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), decidiu suspender a Oktoberfest a partir desta sexta devido ao nível alto do Rio Itajaí, com risco de alagar a Vila Germânica, palco do evento. Os dias serão compensados ao final da festa, que será estendida até o próximo dia 29.

O óbito foi registrado no município de Rio do Oeste. Após tentar atravessar a correnteza em uma arrozeira de bicicleta, um homem foi arrastado pela correnteza para uma vala. Em Timbó, uma criança ficou ferida depois que sua residência foi atingida por um deslizamento. Em Chapecó, uma motociclista se feriu ao ser atingida por uma árvore que caiu durante a chuva.

Os municípios que já emitiram decretos de emergência são Papanduva, Curitibanos, Canoinhas, Brunópolis, Laurentino, Campo Alegre, São Bento do Sul, Ibiam, Jaborá, Corupá, Presidente Getúlio, Frei Rogério, Itaiópolis, Monte Carlo, Erval Velho, Aurora e Mafra.

Conforme a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), as cidades de Concórdia, Descanso, Belmonte, Água Doce, Ibiama, Erval Velho, Ipirá, Armazém, Apiúna, Dona Emma e Imbuia tiveram o sistema de abastecimento afetado e estão total ou parcialmente sem água. Equipes atuam para restabelecer os sistemas.

Em outra categoria

Deborah Secco está de volta ao Big Brother Brasil. A atriz, que já fez participações em edições anteriores do reality, voltou à casa para passar a tarde com os participantes. Entre as atividades programadas um quiz com cenas icônicas das novelas da emissora, além de um jogo da memória com bordões emblemáticos de folhetins.

A participação de Deborah aconteceu na tarde desta quinta-feira, 3. Além das gincanas, os participantes puderam tirar fotos com caricaturas de personagens icônicos da teledramaturgia brasileira e gravar vídeos falando de suas principais memórias relacionadas ao canal.

As atividades fazem parte das ações de comemoração dos 60 anos da TV Globo, que incluem ainda o retorno do Vídeo Show, que terá edição especial transmitida em 24 de abril.

A nova versão de Corra que a Polícia Vem Aí, agora estrelada por Liam Neeson, ganhou seu primeiro teaser nesta quinta-feira, 3. Na prévia, conhecemos Frank Drebin Jr. (Neeson), filho do protagonista original, que seguiu os passos do pai e se tornou um policial de Nova York.

Além de Neeson, o novo Corra que a Polícia Vem Aí conta com Paul Walter Hauser (Cruella), Pamela Anderson (The Last Showgirl), Kevin Durand (Planeta dos Macacos: O Reinado), Busta Rhymes (Halloween: Ressurreição) e Liza Koshy (Tudo em Família).

O teaser mostra Neeson deixando de lado sua persona séria que ficou famosa em filmes de ação como Busca Implacável para abraçar a comédia absurda da franquia.

A estreia de Corra que a Polícia Vem Aí está marcada para 14 de agosto.

Confira o trailer aqui

A quarta temporada de The White Lotus terá um desfalque importante. Cristóbal Tapia de Veer, compositor da trilha sonora da série, anunciou que não participará do próximo ano após desavenças com o criador, roteirista e diretor da produção, Mike White.

"Anunciei à equipe há alguns meses que não voltaria, que iria embora", disse Veer em entrevista ao The New York Times. "Eu não contei a Mike por vários motivos; queria contar a ele apenas no final, por causa do choque e tudo o mais. Só que contei para toda a equipe editorial, para o editor musical, para o produtor (musical)."

Segundo o compositor, ele e White vinham tendo inúmeras diferenças criativas, tornando a relação profissional dos dois insustentável. Para ele, as mudanças exigidas pelo criador sacrificaram elementos que contribuíam para a trama da série. "Quer dizer, naquele momento já tivemos nossa última briga para sempre, eu acho. Então ele estava apenas dizendo não para tudo", concluiu.

A terceira temporada de The White Lotus estreou em fevereiro e tem novos episódios lançados todo domingo, na HBO e na Max. O último episódio do ano vai ao ar em 6 de abril.