Teatro inundado, alagamentos e situação de calamidade; veja efeitos da chuva na Grande SP

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As fortes chuvas que atingiram a capital paulista e cidades da Grande São Paulo entre a noite de domingo, 8, e madrugada desta segunda-feira, 9, têm provocado transtornos para moradores Caieiras decretou situação de calamidade pública, devido ao volume de chuvas registrado nas últimas horas, que inundou até o teatro municipal. Em Franco da Rocha, várias ruas, principalmente no centro, ficaram inundadas. Em Diadema, um carro caiu em um córrego. Duas pessoas foram encaminhadas para hospital da região.

Franco da Rocha

Segundo a prefeitura, as equipes continuam trabalhando na limpeza das ruas no entorno da Estação da Linha 7 - Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do Terminal Metropolitano Leste, que ficaram interditadas.

Na noite de domingo, durante período de chuva intensa, foram registrados pontos de alagamento na região central e em alguns bairros. Entre os locais com pontos de alagamento na região central estavam as ruas Dr. Hamilton Prado, Gentil Rocha e Coripheu de Azevedo Marques, assim como a Praça Dom Bosco, entre a Rua Benedito Fagundes Marques e a Rua Basílio Fazzi.

Nos bairros, a Avenida Washington Luiz, no Jardim Progresso, e Rua Taubaté, na Vila Bazú, também tiveram pontos de alagamento.

Em razão das chuvas, foi registrada a queda de uma parte do muro do cemitério municipal de Franco da Rocha. Na Rua Konrad Adenauer, parte de uma residência caiu em uma obra particular. Na Rua São Carlos, houve deslizamento de terra. Na Rua Lucas Vieira, uma casa foi afetada. Segundo o município, não houve vítimas. "Três pessoas desabrigadas foram atendidas na Casa de Passagem da cidade", disse a prefeitura.

As aulas na Escola Municipal de Ensino Básico Professora Jannette Tennório Assumpção, que fica no Jardim Progresso, está com as aulas suspensas nesta segunda-feira. Já na Escola Municipal de Ensino Básico Maria Lúcia de Souza Silva, localizada no Jardim dos Reis, não teve aula apenas no período da manhã.

Desde o início do ano passado, estão sendo construídos, em parceria com o governo do Estado, dois piscinões. Os reservatórios irão minimizar os problemas com enchentes no lado oeste da cidade.

"Juntos, os piscinões terão capacidade para acumular 366 mil m³ de águas pluviais. Também já está prevista a construção de um terceiro piscinão, no córrego Tapera Grande", acrescenta a prefeitura ao informar que também sendo realizados desassoreamento de córregos, limpeza das caixas de captação de caixa pluvial e manutenção da rede de drenagem urbana.

Além disso, a prefeitura afirma que está em fase de implantação um projeto piloto de monitoramento das encostas por sensores que captam a movimentação do solo e, com isso, emitem alertas para o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil.

Em Franco da Rocha, a Defesa Civil do município registrou um acumulado de mais de 119 milímetros de chuva nas últimas 72 horas. O esperado para todo o mês de outubro era de 107 milímetros.

Caieiras

O município decretou situação de calamidade pública devido ao volume de chuvas registrado nas últimas horas. A cidade recebeu cerca de 110 mm de água. A equipe da Defesa Civil está de plantão desde a tarde de domingo, atendendo às solicitações de serviços e prestando socorro a pessoas que estavam isoladas.

O teatro municipal de Caieiras foi completamente inundado pelas águas, assim como os bairros Vila Rosina, Monte Alegre, Serpa, Campo do Jardim dos Eucaliptos, Entrada da Cidade, ETEC de Caieiras, Jardim São Francisco, Miraval, Vera Tereza/Vila dos Pinheiros, Rancho Fundo, Laranjeiras, Velódromo e a Rodovia SSP 332 na altura do Km 35.

Conforme a prefeitura, por volta das 11h30 desta segunda, a Rodovia SP-332 continuava alagada em ambos os sentidos, e o Velódromo Municipal também permanecia inundado, embora a água esteja começando a baixar.

"Apenas uma faixa de tráfego na Avenida Waldemar Gomes Marino está disponível com velocidade reduzida", alertou ainda o município.

Diadema

O Corpo de Bombeiros atendeu uma ocorrência, na madrugada desta segunda-feira, envolvendo um carro que caiu em um córrego na Estrada do Alvarenga, em Pedreira, Diadema. O veículo ficou parcialmente submerso com duas pessoas dentro dele. Ambas foram encaminhadas para atendimento em hospital da região. Não há informações sobre o estado de saúde delas.

Procurada a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) ainda não se pronunciou. O espaço permanece aberto para manifestação.

Conforme a Prefeitura de Diadema, as vítimas não foram atendidas na rede municipal. "Diadema conta ainda com o Hospital Estadual de Diadema, sob responsabilidade da Secretaria do Estado da Saúde", disse em nota. Procurada, a pasta ainda não se pronunciou.

De acordo com a Defesa Civil, durante as chuvas da madrugada, houve pontos de alagamentos sem gravidade em Diadema.

Capital paulista

Em São Paulo, a chuva que atingiu a cidade nos últimos dias já superou a média histórica do mês inteiro de outubro, de acordo com a MetSul. "As fortes precipitações na capital durante as últimas horas com a chegada de uma frente fria fizeram que a chuva deste mês até agora superasse a média climatológica de outubro", afirmou a empresa de meteorologia.

De acordo com dados da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Mirante de Santana, na zona norte da cidade, o acumulado de chuva do dia 1º de outubro até as 6h desta segunda-feira atingia 216,6 mm.

"Uma vez que a média histórica de chuva de outubro na cidade de São Paulo pela estação do Mirante é de 127,2 mm e já choveu mais de 200 mm, a precipitação deste mês já está em 150% da climatologia histórica mensal", acrescentou a MetSul.

O mês de outubro já ultrapassa no nono dia do mês a precipitação registrada em janeiro deste ano no Mirante de Santana de 211 mm e, em breve, deve bater os 239,2 mm registrados em março passado

"Há um evidente sinal do El Niño interferindo na chuva com excessos nos três Estados do Sul do Brasil e em São Paulo", alertou a MetSul.

Nesta segunda-feira, o tempo ainda permanece instável na cidade de São Paulo.

Veja a previsão do tempo em São Paulo para os próximos dias:

- Segunda-feira: entre 17ºC e 23ºC.

- Terça-feira: entre 16ºC e 20ºC.

- Quarta-feira: entre 17ºC e 30ºC.

- Quinta-feira: entre 20ºC e 30ºC.

- Sexta-feira: entre 16ºC e 21ºC.

Segundo a Meteoblue, apenas não há expectativa de chuva para a quarta-feira, dia 11.

Em outra categoria

A cantora Cristina Buarque morreu neste domingo, 20, aos 74 anos. A informação foi divulgada por Zeca Ferreira, filho da artista, em uma publicação em sua página no Instagram.

Compositora e sambista, Cristina movimentava a Ilha de Paquetá, onde morava, com uma roda de samba. Filha do historiador Sérgio Buarque de Holanda e de Maria Amélia Alvim, Cristina era irmã dos cantores Chico Buarque e Miúcha, e da ex-ministra da Cultura Ana de Hollanda.

A causa da morte de Cristina não foi divulgada. Nas redes sociais, seu filho prestou uma homenagem à mãe e comentou sobre sua personalidade "avessa aos holofotes".

"Uma vida inteira de amor pelo ofício e pela boa sombra. 'Bom mesmo é o coro', ela dizia, e viveria mesmo feliz a vida escondidinha no meio das vozes não fosse esse faro tão apurado, o amor por revirar as sombras da música brasileira em busca de pequenas pérolas não tocadas pelo sucesso, porque o sucesso, naqueles e nesses tempos, tem um alcance curto", escreveu Zeca, acrescentando que a mãe foi o "ser humano mais íntegro" que já conheceu.

Cristina também foi homenageada pela sobrinha Silvia Buarque. "Minha tia Christina, meu amor. Para sempre comigo", escreveu a atriz em suas redes. A artista deixa cinco filhos.

O bar Bip Bip, tradicional reduto do samba em Copacabana, fez uma publicação lamentando a morte da artista e destacando seu legado: "Formou gerações com suas gravações e repertório, sempre generosa com o material e o conhecimento que acumulou durante anos de rodas de samba."

Carreira

Referência na pesquisa de samba, Cristina gravou seu primeiro álbum, que levou seu nome, em 1974. Na época, a artista ganhou projeção com a interpretação de "Quantas lágrimas", composição do sambista Manacéa.

Segundo o Instituto Memória Musical Brasileira (Immub), a cantora gravou 14 discos ao longo da carreira, sendo o mais recente "Terreiro Grande e Cristina Buarque cantam Candeia", de 2010. Além disso, a artista fez pelo menos 68 participações em discos.

Ao longo da carreira, Cristina foi respeitada não só por sua voz, mas também pela curadoria que fazia de sambas, valorizando artistas como Wilson Batista e Dona Ivone Lara. Portelense e conhecida por sua personalidade peculiar, a compositora recebeu o apelido de "chefia" nas rodas de samba cariocas.

Maike deixou o BBB 25 poucos dias após iniciar o romance com Renata. Mesmo com a distância, a bailarina não descarta um futuro relacionamento ao fim do programa. Neste sábado, 19, ela refletiu sobre a possibilidade em conversa com Guilherme.

"Acho que lá fora a vida é diferente, então têm outras coisas para conhecer, minhas e dele. Então acho que vai ter que existir esse momento de, lá fora, a gente se permitir outras coisas, ter uma nova conversa", pontuou Renata.

A bailarina disse que precisa conhecer o "currículo" do pretendente fora da casa. Contudo, acredita que a convivência ao longo do confinamento pode ajudar em alguns quesitos, já que eles se viram em diversas situações.

"Mas eu não deixei de viver nada aqui dentro. E não tem mais muito o que eu mostrar, ele já me viu com geleca na cabeça, com pipoca, pó na cara, caindo no molho de tomate, ele já me viu de todos os jeitos", refletiu aos risos.

Maike foi eliminado no 15º Paredão com 49,12% dos votos, no último dia 10. Na ocasião, ele disputou a berlinda com Vinicius, que teve 48,02%, e Renata, 2,86%.

Lady Gaga enfrentou problemas técnicos no início do show que fez nesta sexta-feira, 18, no Coachella. O microfone da cantora apresentou falhas durante Abracadabra, segunda música do repertório, cortando a voz da artista.

Sem interromper a apresentação, Gaga trocou discretamente o microfone de cabeça por um modelo de mão e manteve a coreografia. Depois de alguns minutos, ela voltou ao palco com um novo microfone que funcionou corretamente até o fim da performance.

Momentos depois, ao piano, a artista se desculpou com o público pelo problema técnico. "Meu microfone parou de funcionar por um segundo. Pelo menos vocês sabem que eu canto ao vivo", disse.

A artista completou afirmando que estava fazendo o possível para compensar a falha: "Acho que a única coisa que podemos fazer é dar nosso melhor, e com certeza, eu estou dando meu melhor para vocês hoje".

Lady Gaga no Brasil

Lady Gaga está preste a vir ao Brasil. O palco para o seu show em Copacabana, no dia 3 de maio, está sendo erguidona areia da praia desde o último dia 7, e envolve uma megaoperação com cerca de 4 mil pessoas na equipe de produção nacional - sem contar o efetivo de órgãos públicos que também atuam no evento, como segurança, transporte e saúde.

O palco principal terá 1.260 metros quadrados e estará a 2,20 metros do chão, altura pensada para melhorar a visibilidade do público. A produção ainda contará com 10 telões de LED distribuídos pela praia e um painel de LED de última geração no centro do palco, prometendo uma experiência grandiosa para quem estiver presente e também para aqueles que assistirem de casa.

A estrutura do evento está sob responsabilidade da Bonus Track, mesma produtora que assinou o histórico The Celebration Tour de Madonna no ano passado, também em Copacabana. Para efeito de comparação, o palco da Rainha do Pop tinha 24 metros de largura e 18 metros de altura, com três passarelas e um elevador. A expectativa é que o show de Gaga supere esses números em impacto visual e tecnológico.

A apresentação está prevista para começar às 21h, com duração de 2h30. O show será gratuito, aberto ao público e terá transmissão ao vivo na TV Globo, Multishow e Globoplay.