Troca de etiquetas em Cumbica: PF aponta nova prisão indevida após mala ser achada com cocaína

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O líbio Ahmed Hasan, de 37 anos, que tem nacionalidade brasileira, foi detido na Turquia sob acusação de tráfico de drogas. As etiquetas de duas das bagagens de Hasan, embarcadas no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, foram usadas para transportar 43 quilos de droga do Brasil para a Turquia, segundo revelou reportagem do Fantástico, exibida na noite deste domingo, 29.

Imagens obtidas pelo programa dominical da TV Globo mostram a apreensão de duas bagagens com 43 quilos de cocaína. Ambas foram embarcadas em Guarulhos, em nome de Malak Hasan, mulher de Ahmed, que está sendo acusado de tráfico de drogas injustamente, segundo aponta a Polícia Federal do Brasil.

Ahmed Hasan e sua família embarcaram em São Paulo no dia 22 de outubro do ano passado com destino a Istambul. Ao desembarcarem na Turquia, seguiram normalmente para a casa, sem serem interceptados pela polícia.

"Nos pegamos toda a nossa bagagem, nossos passaportes foram carimbados e entramos normalmente no País", contou Hasan em entrevista ao Fantástico. "Nada aconteceu."

A família ficou apenas alguns dias na Turquia e seguiu para a Líbia, onde acabou se estabelecendo. Em maio deste ano, ao retornar sozinho à Turquia em uma viagem de trabalho, Ahmed Hasan foi preso no aeroporto. Ele chegou a ficar preso, mas agora responde ao processo em liberdade, mas sem ter autorização para deixar a Turquia.

"Ela (uma advogada turca) disse que eu estava sendo acusado de tráfico internacional de drogas", contou Hasan na entrevista. "Eu me assustei, quase morri. Foi um choque enorme para mim."

Na verdade, as malas com as drogas etiquetadas com o nome da mulher de Hasan só saíram de Guarulhos em direção a Turquia em 26 de outubro de 2022, quatro dias depois da partida da família.

"Alguém retirou essa etiqueta, mas, em vez de usar no próprio dia, guardou para usar alguns dias depois, no voo onde foi a droga efetivamente", afirmou o delegado Felipe Lavareda, da Polícia Federal.

De acordo com o Fantástico, a concessionária que administra o aeroporto de Guarulhos disse que as companhias aéreas são as responsáveis pelo manuseio da bagagem. A empresa não se manifestou.

A família de Hasan procurou no Brasil a advogada Luna Provázio, que defendeu as brasileiras Jeanne Paollini e Katyna Baía, que planejaram férias na Alemanha, mas acabaram detidas por quase quarenta dias no país depois de terem suas bagagens trocadas por malas com cocaína.

Elas finalmente foram libertadas em abril deste ano, depois que ficou comprovado por imagens de câmeras de segurança, que as etiquetas de suas bagagens foram usadas em outras malas para transportar drogas.

Em outra categoria

Milton Nascimento é uma das figuras brasileiras mais reconhecidas internacionalmente. O cantor colecionou amigos famosos em seus mais de 80 anos de vida, dentre eles o ator River Phoenix, ator americano e irmão de Joaquin Phoenix, que morreu de forma precoce aos 23 anos.

A amizade de Bituca com a estrela de filmes como Conta Comigo e Garotos de Programa despertou a surpresa dos brasileiros no final da década de 1980.

Em uma passagem para shows em Nova York, Milton assistiu a alguns filmes do ator e, impressionado, decidiu escrever uma carta e uma música para ele: River Phoenix (Carta a Um Jovem Ator).

Bituca decidiu fazer a gravação da faixa para o disco Miltons. Em busca de autorização, ligou para a família Phoenix e descobriu que River também era seu fã.

Anos depois, os dois se conheceram no Rio de Janeiro e se encontraram várias vezes nos Estados Unidos, formando uma grande amizade.

River Phoenix morreu de overdose de drogas em 1993, nessa que é considerada uma das maiores tragédias da história de Hollywood.

Para ouvir a música que Milton Nascimento dedicou à River Phoenix, basta clicar aqui.

A novela Cobras & Lagartos, de 2006, foi a escolhida para suceder a exibição de Sinhá Moça (2006) no canal Viva. A emissora anunciou a reprise da produção para o dia 5 de agosto.

Escrita por João Emanuel Carneiro e dirigida por Wolf Maya, a novela narra a história de Omar, interpretado por Francisco Cuoco, o proprietário de uma rede de loja de departamento que precisa decidir qual membro da família herdará a fortuna da empresa.

O plano sai dos trilhos quando o personagem de Cuoco morre antes da hora e a fortuna vai para Foguinho, um camelô trambiqueiro interpretado por Lázaro Ramos, que tem o mesmo nome do herdeiro oficial do império.

Na briga pela linha de sucessão estão Milu (Marília Pêra), Leona (Carolina Dieckmann), Tomás (Leonardo Miggiorin) e a sobrinha Bel, interpretada por Mariana Ximenes. Todos interessados em impedir que Foguinho desfrute do patrimônio de Omar. O elenco também conta com a atriz Taís Araújo.

Data de lançamento

Cobras & Lagartos estreia no Viva no dia 5 de agosto e será exibida de segunda a sábado, a partir das 15h30 e das 23h45, com maratona aos domingos, a partir das 14h15.

O Rotten Tomatoes é um site de críticas de filmes e séries de TV que compila opiniões de críticos profissionais e fãs de cinema comuns. A avaliação é resumida em uma porcentagem chamada "Tomatometer", que indica a proporção de críticas positivas em relação ao total. Filmes e séries com alta porcentagem de críticas positivas recebem um selo de "Fresh" (fresco), enquanto aqueles com menos de 60% de críticas positivas são considerados "Rotten" (podre). Por isso, essa pontuação é uma boa referencia na hora de escolher o que assistir.

Confira 3 opções de novas séries de TV que chegaram à Netflix com pontuação de 100% no Rotten Tomatoes:

O Sabotador

O Sabotador é um reality show de competição que retorna para sua segunda temporada na Netflix, 14 anos após a versão original ter ido ao ar. Neste programa, 12 novos participantes enfrentam uma série de desafios para acumular dinheiro em um pote de prêmio que apenas um deles ganhará. O diferencial? Entre os jogadores, há um 'Mole' (sabotador) designado secretamente, cuja missão é sabotar os esforços do grupo para aumentar o prêmio, mantendo os ganhos o mais baixo possível. No final, o último competidor deve identificar o intruso para ganhar o dinheiro acumulado.

Uma das participantes desta temporada é Deanna Thompson, conhecida por seu papel no documentário de crime real da Netflix, Don't F**k with Cats: Hunting an Internet Killer. Este reality é repleto de segredos, mentiras e traições.

Supacell (2024)

Supacell é um drama de ficção científica sobre um grupo de londrinos negros do sul que, de repente, desenvolvem superpoderes. Enquanto tentam entender e lidar com o impacto desses poderes no dia a dia, um homem tenta uni-los. Com uma nova abordagem ao gênero de super-heróis, com uma história e personagens com profundidade, a série apresenta uma premissa com reviravoltas e uma trilha sonora interessante, abordando temas sociais.

Beleza Impiedosa (2022)

Um drama sul-africano intenso e cativante. A série segue a jornada de uma mulher misteriosa que, em busca de vingança por seu passado trágico, se infiltra em uma poderosa família que controla um império global de beleza cheio de segredos. A trama combinada aos personagens complexos oferece uma narrativa intrigante.