AIE vê ritmo acelerado para alcance da meta de energia renovável da COP28

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A expansão da capacidade de energia renovável tem sido intensa e abre uma oportunidade real para que a meta definida na conferência sobre mudanças climáticas COP28, no ano passado, possa se materializar. Com a dinâmica atual, será possível aumentar a capacidade em duas vezes e meia até 2030. Ainda não é suficiente para o alcance integral da meta, que é a de triplicar esse uso. Mas os governos têm ferramentas para ajudar a preencher a lacuna. A constatação é da Agência Internacional de Energia em relatório divulgado, nesta quinta-feira.

A agência avalia que os países adicionaram 50% de capacidade renovável em 2023 na comparação com 2022 e o crescimento será ainda mais rápido nos próximos 5 anos. A capacidade atingiu quase 510 gigawatts (GW), com a energia solar fotovoltaica respondendo por três quartos das adições em todo o mundo, de acordo com Renewables 2023, a última edição do relatório anual de mercado da AIE sobre o tema. O maior crescimento ocorreu na China. O país asiático implantou sozinho em 2023 a mesma quantidade de energia fotovoltaica adicionada ao sistema por todas as nações em 2022.

O aumento da capacidade de energia renovável na Europa, Brasil e Estados Unidos também marcou níveis recordes, diz a agência.

A análise mais recente é a primeira avaliação abrangente da implantação global de energia renovável. O relatório mostra que, sob as políticas e condições de mercado atualmente vigentes, espera-se agora que a capacidade global de energia renovável aumente para 7.300 GW durante o período 2023-28. A energia solar fotovoltaica e a eólica serão responsáveis por 95% da expansão, com as energias renováveis ultrapassando o carvão para se tornarem a maior fonte de energia global para geração de eletricidade até o início de 2025.

Mas apesar do crescimento sem precedentes nos últimos 12 meses, o mundo precisa ir mais longe para triplicar a capacidade até 2030, o que os países concordaram em fazer na COP28, de acordo com o documento.

"O desafio mais importante para o mundo internacional está em aumentar rapidamente o financiamento e a implantação de energias renováveis na maioria dos países emergentes e economias em desenvolvimento, sendo que muitas estão sendo deixadas para trás na nova economia energética. O sucesso em atingir a meta para triplicar o uso dependerá disso", disse o diretor executivo da agência, Fatih Birol.

Biocombustíveis

Em 2023, o papel dos biocombustíveis também ganhou destaque, observa o relatório. As economias emergentes, lideradas pelo Brasil e pela Índia, deverão impulsionar 70% da demanda global nos próximos cinco anos, à medida que os biocombustíveis começarem a mostrar o seu verdadeiro potencial em setores com dificuldade para reduzir o uso de energias altamente poluentes, como o das viagens aéreas.

Embora a implantação dos biocombustíveis esteja acelerada, o relatório mostra que isso não está acontecendo com rapidez suficiente. É necessário um aumento significativo da demanda até 2030 para se atingir os objetivos.

Em outra categoria

No Sincerão desta segunda-feira, 31, do Big Brother Brasil 25, os brothers definiram um participante para cada uma das situações: "é planta e sabe disso" "já deveria ter saído há muito tempo" e "pega carona no enredo dos outros". O brother da vez tem 90 segundos para falar sobre todos os escolhidos. Já os apontados, recebem um jato de fumaça colorida e têm 30 segundos cada para a réplica. Maike e Vinícius protagonizaram um embate em que o líder da semana se exaltou.

Como de costume, a dinâmica se iniciou com os emparedados Diego Hypolito, Vilma e Vinícius.

Diego Hypolito

"É planta e sabe disso" indicou João Pedro

"Já deveria ter saído há muito tempo" indicou Maike

"Pega carona no enredo dos outros" indicou João Gabriel

Diego chamou Maike de mentiroso e os brothers trocaram farpas.

Vilma

"É planta e sabe disso" indicou Vitória Strada

"Já deveria ter saído há muito tempo" indicou Vinícius

"Pega carona no enredo dos outros" indicou Daniele Hypolito

A estudante de nutrição acusou Vinicius de mentir e inventar histórias e retomou a história de que o baiano a teria chamado de "velha sonsa". A própria edição do programa de hoje, fez um VAR que demonstrou que Vinícius na verdade chamou Diogo Almeida, filho de Vilma, de sonso.

Vinícius

"É planta e sabe disso" indicou Maike

"Já deveria ter saído há muito tempo" indicou Renata

"Pega carona no enredo dos outros" indicou Vilma

Vinícius disse que Renata fez uma má gestão das informações que obteve na Vitrine Seu Fifi e fez um desabafo sobre Vilma: "Jamais colocaria a senhora num lugar ruim. Me dói muito." Em sua réplica, Vilma retomou que o baiano teria inventado mentiras de Diogo quando o ex-brother estava no Paredão, assunto que já foi falado em Sincerões anteriores.

Maike

"É planta e sabe disso" indicou Daniele

"Já deveria ter saído há muito tempo" indicou Diego

"Pega carona no enredo dos outros" indicou Vinícius

Maike acusou Daniele de leva e traz, retomando o fato de a ginasta ter contado a Gracyanne Barbosa sobre os votos do Quarto Anos 50, acusou Diego de não se posicionar no jogo e colocou Vinícius como sombra de Aline. Em sua réplica, Diego disse que Maike não acreditou em sua ansiedade no início do programa e os dois discutiram mais uma vez. João Pedro entrou na discussão e disse que era Gabriel quem falava sobre as questões da saúde mental de Diego e defendeu Maike. Por ter sido interrompido, Diego teve mais tempo para a sua réplica.

O apresentador Tadeu Schmidt não interrompeu os dois, que continuaram discutindo durante todo o intervalo. Vinícius também participou da treta.

João Gabriel

"É planta e sabe disso" indicou Daniele

"Já deveria ter saído há muito tempo" indicou Diego

"Pega carona no enredo dos outros" indicou Guilherme

Ao falar de Guilherme, João Gabriel relembrou a briga que teve com Vitória. Em sua réplica, o fisioterapeuta imitou e repudiou a postura do goiano ao rivalizar com a atriz.

João Pedro

"É planta e sabe disso" indicou Daniele

"Já deveria ter saído há muito tempo" indicou Diego

"Pega carona no enredo dos outros" indicou Guilherme

O goiano indicou as mesmas pessoas que o irmão e relembrou Arthur Aguiar, ao dizer que Diego estava se achando muito jogador, assim como o campeão do BBB 22.

Diego, Guilherme e os gêmeos continuaram discutindo e tiveram que ser interrompidos pelo apresentador.

Guilherme

"É planta e sabe disso" indicou Renata

"Já deveria ter saído há muito tempo" indicou João Gabriel

"Pega carona no enredo dos outros" indicou João Pedro

Antes mesmo do apontamento, Guilherme e os gêmeos já continuaram a discussão. O fisioterapeuta acredita que os goianos tenham debochado de seu tom de voz ao chamá-los para a dinâmica.

Renata

"É planta e sabe disso" indicou Joselma

"Já deveria ter saído há muito tempo" indicou Vinícius

"Pega carona no enredo dos outros" indicou Vitória

Renata retomou seu embate com Joselma e acusou a pernambucana de não se posicionar, indicou que Vinícius é incoerente e foi sombra de sua dupla. Para Vitória, a bailarina afirmou que a atriz teria apenas seguido o discurso de seu grupo ao falar dela em um sincerão anterior.

Daniele

"É planta e sabe disso" indicou João Pedro

"Já deveria ter saído há muito tempo" indicou Maike

"Pega carona no enredo dos outros" indicou João Gabriel

A ginasta indicou que João Pedro se expõe apenas no Sincerão, o que seria uma atitude de planta.

Vitória

"É planta e sabe disso" indicou Vilma

"Já deveria ter saído há muito tempo" indicou João Pedro

"Pega carona no enredo dos outros" indicou João Gabriel

A atriz disse que a estudante de nutrição não tem participação expressiva no jogo e esteve em volta de seu filho e agora faz o mesmo com o grupo. Ao falar de João Pedro, Vitória retomou a forma como o goiano a tratou ao escolhê-la para o castigo do monstro.

Joselma

"É planta e sabe disso" indicou Vilma

"Já deveria ter saído há muito tempo" indicou Renata

"Pega carona no enredo dos outros" indicou Maike

Joselma criticou a atitude de Maike ao tê-lo escolhido para permanecer no penúltimo Paredão no lugar de Eva. Na réplica de Vilma, as duas jogadoras discutiram mais uma vez.

Balanço final

Diego foi o mais indicado como "É planta e sabe disso".

Daniele foi a mais indicada como "Já deveria ter saído há muito tempo".

João Gabriel foi o mais indicado como "Pega carona no enredo dos outros".

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou outra ordem executiva nesta segunda-feira, 31, que visa coibir a revenda abusiva de ingressos e trazer reformas para a indústria de ingressos para entretenimento ao vivo no país.

A medida orienta a Comissão Federal de Comércio (FTC) a trabalhar com o Procuradoria-Geral para garantir que as leis de concorrência sejam aplicadas adequadamente na indústria de shows e entretenimento.

Um dos objetivos é garantir a transparência de preços em todas as etapas do processo de compra de ingressos, incluindo o mercado secundário. A ordem estabelece a necessidade de se avaliar e, se apropriado, tomar medidas de execução para evitar conduta injusta, enganosa e anticompetitiva no mercado secundário de ingressos.

A indústria de shows ao vivo e entretenimento norte-americana tem um impacto econômico nacional total de US$ 132,6 bilhões e sustenta 913.000 empregos, diz a ordem executiva. Mas o segmento foi prejudicado por intermediários inescrupulosos que impõem taxas exorbitantes aos fãs sem nenhum benefício aos artistas.

Uma influenciadora que foi ao festival Lollapalooza 2025, na zona sul de São Paulo, publicou um vídeo nas redes sociais mostrando o momento em que foi furtada durante um dos shows, na noite de sábado, 29.

Nas imagens, Alexia Ferreira, de 32 anos, se grava enquanto aproveita uma apresentação. Nos primeiros segundos da filmagem, um homem se aproxima dela e, no canto inferior direito, é possível ver que ele retira outro celular que ela guardava dentro de uma bolsa e vai embora.

Nesta segunda-feira, 31, Alexia disse que fez um boletim de ocorrência online e agradeceu o apoio dos seguidores. "brigada por todas as mensagens de carinho que vocês estão me mandando!", escreveu.

O caso está sendo analisado pela polícia. Procurada pelo Estadão, a equipe responsável pelo festival não se manifestou sobre o ocorrido. O espaço segue aberto.