Jovem morre eletrocutado durante temporal em festival no Rio

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Um jovem de 25 anos morreu eletrocutado na noite deste sábado, 9, durante temporal em um festival de música na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio. Segundo testemunhas, João Vinícius Ferreira Simões recebeu uma descarga elétrica quando estava próximo a um trailer de sanduíche na área de alimentação do evento.

O caso ocorreu em edição do I Wanna Be Tour, festival organizado pela produtora 30e, no Riocentro. A informação da morte do jovem foi divulgada pela rádio CBN e confirmada pelo Estadão. A direção do Hospital Municipal Lourenço Jorge disse que João chegou na unidade ainda em parada cardiorrespiratória, mas não resistiu.

A descarga elétrica que resultou na morte do jovem ocorreu pouco após as 22h, segundo testemunhas ouvidas pelo Estadão. Uma delas afirmou que, após a vítima ser eletrocutada, uma equipe do festival foi rapidamente até o local, mas aparentou não saber como lidar com a situação.

"Eles não estavam sabendo como agir, tanto que quem tentou realizar a manobra de ressuscitação no rapaz foi um garoto que estava no show", disse ao Estadão o estudante de Arquitetura e Urbanismo Vinicius de Oliveira Bragança, de 33 anos.

Ele afirma que o jovem foi levado para uma ambulância após cerca de cinco minutos. Depois do episódio, a preocupação era de que outras pessoas também fossem eletrocutadas, uma vez que a área não foi prontamente isolada pela organização.

"O food truck estava numa calçada, e a fiação que alimentava todos os food trucks passava pelo meio-fio. Com a chuva, a água submergiu todos esses fios", disse. "Fiquei preocupado, porque se uma pessoa já tinha tomado uma descarga elétrica, com certeza outras pessoas que estavam ali, pedindo lanche, comprando e se alimentando, também poderiam sofrer a descarga."

Sem saber o que fazer, ele afirma ter começado a gritar para o público se afastar dos food trucks, mas disse que era difícil se fazer entender na multidão. Vinicius disse que, depois de um tempo, a área onde a descarga ocorreu foi isolada de forma improvisada, com uso de lixeiras.

Head de Growth Marketing, Raphaela Rangel, de 30 anos, estava em um food truck bem próximo quando João foi eletrocutado. "Chovia muito, já era no final do penúltimo show da noite", disse. "Então fomos nos abrigar nos food trucks porque a única tenda do evento não dava vazão."

Segundo ela, houve correria após o episódio e a organização do festival demorou a tomar a atitude de cercar o local. Ao se ver no meio daquela sitação, Raphaela afirma que decidiu ir embora, por segurança, sem esperar a última atração. "Foi imprudência da produção do festival ter optado por continuar mesmo após a fatalidade."

Nas redes sociais, muitos usuários reclamaram da infraestrutura do evento. A noite de shows foi marcada por forte chuva no Rio. A última apresentação, da banda Simple Plan, chegou a ser atrasada por conta das condições climáticas. Entre as atrações do evento estavam também bandas nacionais, como Fresno e NX Zero, além da cantora Pitty.

Em sua primeira edição, o festival I Wanna Be Tour encerra a temporada de shows neste domingo, 10, em Belo Horizonte. Além do Rio de Janeiro, os artistas já passaram por São Paulo, Curitiba e Recife.

Questionada pelo Estadão sobre o ocorrido, a 30e, empresa que produz o festival, não se manifestou até a publicação desta reportagem. Até o momento, também não houve pronunciamento nas redes sociais ou nos canais oficiais da empresa e do I Wanna Be Tour.

Em nota, o Riocentro afirmou que "lamenta profundamente o ocorrido e informa que o jovem foi imediatamente socorrido pela equipe de socorro contratada pela organizadora do evento e responsável pela infraestrutura, que o encaminhou ao hospital". "A administração do centro de convenções está acompanhando o caso de perto junto à organização, para que a família receba toda assistência necessária", afirmou.

Em novembro do ano passado, a estudante Ana Clara Benevides, de 23 anos, morreu após passar mal durante show da cantora Taylor Swift no Estádio Nilton Santos, o Engenhão, também no Rio. Na época, a Tickets for Fun, responsável pela organização do show no Brasil, foi alvo de críticas por problemas de organização e pela proibição de que os fãs levassem sua própria água ao estádio, medida posteriormente revista pela empresa.

Em outra categoria

O remake de Vale Tudo estreou na noite desta segunda-feira, 31, com um misto de saudosismo para quem assistiu à versão original e curiosidade de quem vai acompanhar a história pela primeira vez.

O primeiro capítulo mostrou que a autora Manuela Dias se manteve bastante fiel à história original, criada pelos autores Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Basséres, sobretudo no que diz respeito aos personagens principais: Raquel (Taís Araújo), Maria de Fátima (Bella Campos), Ivan (Renato Góes) e César Ribeiro (Cauã Reymond).

Quase 37 anos separam a versão original, um grande sucesso da teledramaturgia brasileira, e o remake. Por isso, nada mais natural de que algumas tramas e situações da novela sejam alteradas ou sofram atualizações.

O Estadão lista abaixo as principais delas:

Romance entre Maria de Fátima e César antecipado

Quem assistiu ao primeiro capítulo de Vale Tudo viu que ambiciosa Maria de Fátima e o cafajeste César Ribeiro já foram para a cama.

Isso não ocorreu na primeira versão. Embora a história deles se encontrarem em Foz do Iguaçu e cruzarem seus interesses seja a mesma, os dois só se envolveram de fato quando Fátima vai para o Rio de Janeiro. E só depois de levar um gelo de César, que só cede quando ela finge ser rica.

Solange com nova profissão

Solange Duprat, que no passado foi interpretada por Lídia Brondi, foi uma das personagens de maior sucesso da versão original, na qual era uma jornalista de moda, que trabalhava na revista Tomorrow.

Em 2025, a Tomorrow será um agência de conteúdo e Solange (Alice Wegmann) ocupará o cargo de diretora. Ela terá mais uma drama, além de perder o amado Afonso (Humberto Carrão) para Fátima. Ela sofrerá de diabetes e dependerá do uso de medicamentos.

Romance entre Cecília e Laís

Na primeira versão, em 1988, o público rejeitou o romance entre duas mulheres, Cecília e Laís. A solução encontrada pelos autores na época foi matar uma delas, Laís, em um acidente de carro.

Nesta nova versão, porém, Cecília (Maeve Jinkings) e Laís (Lorena Lima) poderão viver livremente o amor - um avanço no debate sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Gildo vira Gilda

No passado, Gildo (Fernando Almeida) era uma garoto de rua pelo qual Raquel (Taís Araújo) se afeiçoa a passa a ajudar. Ela dá oportunidade para que ele possa trabalhar, primeiramente, vendendo sanduíches na praia e, posteriormente, em sua empresa da catering.

Agora, Letícia Vieira será Gilda, uma menina maior de idade que será igualmente ajudada por Raquel.

Consuelo e Jarbas

No remake de Vale Tudo, Consuelo (Belize Pombal), a eficiente secretária do temido Marco Aurélio (Alexandre Nero), será casada com Jarbas (Leandro Firmino). Eles serão pais de Daniela (Jéssica Marques) e André (Breno Ferreira).

Na primeira versão, era tudo diferente: Consuelo e Jarbas eram irmãos e criavam seus sobrinhos, Daniela e André, que eram órfãos.

Mudança de bairro

Quando Raquel chega ao Rio de Janeiro, ela é acolhida pelos irmãos Poliana (Matheus Nachtergaele) e Aldeíde (Karine Teles). Na versão original, eles moravam no bairro do Catete, na zona sul do Rio de Janeiro.

Porém, de 1988 para cá, o bairro, próximo à Praia do Flamengo, se valorizou bastante e ficaria inverossímil contar a história de superação de Raquel nesse lugar. O novo bairro escolhido para a trama se desenrolar é Vila Isabel, no subúrbio carioca.

Ausência da Zezé

Na versão original, Zezé, interpretada pela atriz Zeni Pereira (1924-2002) era a empregada doméstica do casal Bartolomeu (Claudio Correia e Castro) e Eunice (Íris Bruzzi) e vivia à disposição de todos na casa, sem folga.

Manuela Dias, nessa nova versão, eliminou a personagem, diante do absurdo que ela representava, sem respeito às leis trabalhistas, mais fracas à época.

Os participantes do BBB 25 entraram no clima do Dia da Mentira nesta terça-feira, 1º. Vitória Strada e João Gabriel armaram uma briga falsa para pregar uma pegadinha nos colegas de confinamento.

A encenação começou com a atriz demonstrando irritação e disparando: "Não fala comigo, cara. Não dá. Já te falei 20 vezes a mesma coisa. Você está me zoando". João Gabriel, por sua vez, respondeu: "Você não entende. Você não quer entender".

Para deixar a discussão ainda mais convincente, Vitória acrescentou um comentário inusitado: "Mas e aí? Eu tenho uma ursa. Qual o problema?" Em seguida, ela saiu em direção ao banheiro, afirmando que não queria continuar a conversa.

Pouco depois, João Gabriel revelou que tudo não passava de uma brincadeira. Vitória comemorou a pegadinha ao perceber que os colegas haviam caído na encenação: "Eles estavam todos acreditando!"

A cantora Dua Lipa anunciou nesta terça-feira, 1º, que retornará ao Brasil em 2025 com sua turnê Radical Optimism Tour. A artista, que marcou presença no Rock in Rio em 2022, se apresentará em São Paulo, no dia 15 de novembro, e no Rio de Janeiro, em 22 de novembro.

O primeiro concerto será na Estádio Morumbis, na capital paulista, e o segundo no Estádio Nilton Santos, na capital fluminense. A venda geral de ingressos tem início no próximo dia 10, às 10h, no site da Ticketmaster.

É, no entanto, possível conseguir os ingressos antes. Uma pré-venda do artista será realizada no dia 7, às 10h, também no site da Ticketmaster. Para participar dessa modalidade, é necessário se cadastrar no site da Dua Lipa.

Uma nova pré-venda ocorre no dia 8, às 10h, no site da Ticketmaster. Para participar dessa modalidade, é necessário ter um cartão Visa. Os valores dos ingressos variam entre R$ 230 e R$ 940.

Dua Lipa em São Paulo

Data: 15/11/2025 (Sábado)

Abertura dos Portões: 16h

Horário do Show: 21h

Local: Estádio do Morumbis

Endereço: Praça Roberto Gomes Pedrosa, 1 - Morumbi, São Paulo - SP, 05653-070

Classificação: 16 anos. Menores de 05 a 15 anos, apenas acompanhados dos pais ou responsáveis legais. *Sujeito a alteração por Decisão Judicial

Preços: Pista Premium A/B - R$ 890 (inteira), R$ 445 (meia-entrada); Pista - R$ 590 (inteira), R$ 295 (meia-entrada); Cadeira Inferior - R$ 720 (inteira), R$ 360 (meia-entrada); Cadeira Superior - R$ 780 (inteira), R$ 390 (meia-entrada); Arquibancada - R$ 460 (inteira), R$ 230 (meia-entrada)

Dua Lipa no Rio de Janeiro

Data: 22/11/2025 (Sábado)

Abertura dos Portões: 16h

Horário do Show: 21h

Local: Estádio Nilton Santos

Endereço: R. José dos Reis, 425 - Engenho de Dentro, Rio de Janeiro - RJ, 20770-001

Classificação: 16 anos. Menores de 05 a 15 anos, apenas acompanhados dos pais ou responsáveis legais. *Sujeito a alteração por Decisão Judicial

Preços: Pista Premium A/B - R$ 940 (inteira), R$ 470 (meia-entrada); Pista - R$ 590 (inteira), R$ 295 (meia-entrada); Cadeira Sul - R$ 640 (inteira), R$ 320 (meia-entrada); Cadeira Inferior Leste e Oeste - R$ 780 (inteira), R$ 390 (meia-entrada); Cadeira Superior Leste e Oeste A e B - R$ 460 (inteira) | R$ 230 (meia-entrada)